BROSOL 2E álcool 2.0 Tendo que colocar gasolina para andar bem.

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Dwba
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Set 2016, 13:36
Cidade: Ribeirão Preto
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: BROSOL 2E álcool 2.0 Tendo que colocar gasolina para andar bem.

Mensagem não lida por Dwba »

Carlos...

Você tem razão, é uma boa ideia fazer ele acionar mecanicamente para fazer o teste.

Quanto aos 3,5 mil RPM, isso é quando o carro está parado, pode perceber. Pois sei que nas condições de trânsito o segundo estágio abre segundo a carga e a posição do acelerador como você disse.

Com relação a partida, quando o vácuo do avanço não está funcionando adequadamente sei que isso dá uma certa dificuldade na hora de ligar. Mas entendo também que o desempenho depende do bom funcionamento deste item. Mas creio que esteja tudo em perfeita sincronia.

Falo da questão dos 3,5 mil RPM, pois é o que está sendo mais óbvio no momento. O carro tem muita dificuldade para passar desta rotação quando está rodando normalmente. No entanto, quando está parado e se acelera, ele consegue chegar à rotação máxima normalmente. Por conta disso também fiquei grilado com a quantidade de álcool que está saindo do segundo estágio, percebi que está saindo pouco.

Veja bem, o segundo estágio abre normalmente, só que o jato de combustível é que me preocupa, está fraco e meio que gotejando, entende.

Mas vou verificar novamente os itens que você falou, afinal, tudo é possível.

Muito obrigado amigo!!!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: BROSOL 2E álcool 2.0 Tendo que colocar gasolina para andar bem.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Tire a tampa do distribuidor e gire com a mão o rotor. Se sentir a ação de mola, o avanço centrífugo deve estar com as molas no lugar. Se estiver livre, está sem as molas e podem ter quebrado danificando mais alguma coisa no distribuidor. Se confirmar que o eixo está livre, melhor remover o distribuidor e verificar como está lá dentro onde ficam os pêndulos.
Vale lembrar que esse movimento com ou sem ação de mola é pequeno.
Ainda sem a tampa, tente sugar a mangueira do avanço a vácuo e verifique se a mesa do distribuidor se movimenta e fica se prender esse vácuo.

São testes simples e fáceis de fazer. O avanço do distribuidor é muito importante em alta rotação do motor.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Dwba
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Set 2016, 13:36
Cidade: Ribeirão Preto
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: BROSOL 2E álcool 2.0 Tendo que colocar gasolina para andar bem.

Mensagem não lida por Dwba »

Vou fazer isso sim Carlos,

Assim que tiver tempo vou fazer isso que você disse, ai eu vou atualizando as informações.

Abs
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: BROSOL 2E álcool 2.0 Tendo que colocar gasolina para andar bem.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

pois a gasolina queima melhor, pois ela sim tem mais octanas, por isso que quando o carburador funciona com álcool ele precisa de uma quantidade maior de combustível, pois este, o álcool tem menas octanas.
Dwba

A octanagem do etanol é muito superior à da gasolina.
É por isso que motores à etanol possuem taxa de compressão muito maior que o à gasolina.

No Monza 1990 a taxa para motor à álcool, 1.8 ou 2.0, é de 12:1
Já no Monza 1990 à gasolina é de 8,8:1.
Como se vê, a diferença é enorme. Se colocarmos metade gasolina e metade álcool num Monza à álcool ele vai funcionar muito mal.
No Monza 1996 a diferença é um pouco menor, 12:1 álcool contra 9,2:1 para gasolina
Octanagem é a capacidade do combustível de não explodir espontaneamente na câmara de combustão no momento da compressão.

Vc está certo quando diz que é preciso uma quantidade maior de álcool do que de gasolina para o motor funcionar bem. Mas isso nada tem com a octanagem. O álcool só queima bem no motor se a proporção de álcool versus ar é de mais ou menos 9:1.
Com gasolina a proporção ideal é 15:1.
Como o ar que entra, tanto no motor à álcool como no motor à gasolina é igual (depende da cilindrada do motor, da abertura da borboleta do carburador, etc), os giclês do carburador ou o bico injetor (nos EFI) são maiores para injetarem mais etanol.

Nota: se a taxa de compressão dos motores à etanol é sempre 12:1, para qualquer Monza (2.0 e 1.8 ), as câmaras de combustão dos motores 2.0 precisam ser maiores que as dos motores 1.8 (senão a compressão final seria diferente).
Então, se o seu mecânico instalou no motor 1.8 um cabeçote de motor 2.0, eu chutaria que a taxa de compressão ficou em torno dos 10,5:1
Note, é um chute meu, baseado na teoria. Um motor assim não funcionará bem nem com etanol nem com gasolina. Talvez com uma mistura dos dois, se for alterado também o ponto de ignição.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Dwba
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Set 2016, 13:36
Cidade: Ribeirão Preto
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: BROSOL 2E álcool 2.0 Tendo que colocar gasolina para andar bem.

Mensagem não lida por Dwba »

Luiz, muito obrigado pela resposta.

Creio que estamos quase falando a mesma língua. Talvez a terminologia que eu usei sobre octanagem não expresse realmente o que eu quis dizer pela minha inexperiência (Sou da advocacia, rsrsrs). Mas você falou tudo. Creio que está correto no seu raciocínio.

O que eu quero entender é o seguinte. Se a taxa de compressão ficou diferenciada, porque o motor funciona bem até cerca de 3,5 a 4 mil RPM. Ele não deveria estar destaxado em qualquer rotação? Ou seja, deveria haver diferença ao andar com ele. Não é o que acontece, ele anda super bem no trânsito, mas para passar desta rotação tem dificuldade.

Isto não é típico de mal funcionamento do segundo estágio? Estou certo em dizer que em qualquer rotação ele deveria estar destaxado? Pois entendo que, se está destaxado, também deveria andar mal em baixas rotações já que a compressão não é a ideal.... Concorda?

abs!!!
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: BROSOL 2E álcool 2.0 Tendo que colocar gasolina para andar bem.

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

deveria tambem verificar os tubos misturadores.
tira eles fora e verifica se nao formou uma borra,que a olho nu nao e vista,e faça a limpeza deles.
carro a etanol forma na parte externa deles e nao tem como limpar corretamente sem tirar.
a nao ser que exista algum produto especifico,pois car 80 nao limpa..
tive problemas uma vez com meu carro e era exatamente isso.
ele nao desenvolvia bem em alta RPM em rodovias.

olhando por cima,o do segundo estagio e o mais no canto,mas compensa verificar o outro tambem.
para tirar eles tem que ser atraves dos furos dos gicles.
tomara que ajude amigo :ok: :ok:
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: BROSOL 2E álcool 2.0 Tendo que colocar gasolina para andar bem.

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Amigao, observe este meu video do primeiro teste depois de instalar o Roller do 2.0 (logo em seguida eu removi este coletor do EFI e adaptei o coletor original pensando que era este o problema) mesmo com o coletor original carburado, continuou fraco, observe que ele nem da conta de "arastar" o combustivel do 2º estagio pelo difusor , pena que nao posso acelerar ele agora para fazer um video e comparar para vc ver a diferença .
Ao executar este projeto, fiquei mais de 15 dias em cima do carro das 8 as 18 , na tecnica do erro e acerto, até descobrir q tava destaxado, tive muita ajuda de membros do forum.



Quando vc esgotar os testes que esta fazendo no seu bura, como seu carro é alcool, uma so vez, vai la e adianta o ponto dele, anda no carro , e me fala o resultado, c nao resolver eu te peço desculpas e calo minha boca kkkkkkkk.

Esqueci de tirar a foto do ponto do meu carro amanha eu tiro (c nao estivesse de noite eu tiraria agora) e depois vc pensa c faz isso ou nao ok ?
Tive tambem problemas no meu avanço a vacuo, e precisei solucionar este problema tambem, e quando solucionou o carro melhorou mais um pouco .

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Dwba
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Set 2016, 13:36
Cidade: Ribeirão Preto
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: BROSOL 2E álcool 2.0 Tendo que colocar gasolina para andar bem.

Mensagem não lida por Dwba »

Déco, você ajudou muito.

Parece que está igual ao seu. Porque ele não abre o segundo estágio? Falta de vácuo? O meu abre mas percebi que joga pouco combustível.

Reparei que o seu está muito parecido pois percebi que quando você deu "PISÃO" no acelerador, ele fraquejou. E quando acelera devagar ele chega até a rotação máxima. Realmente está bem parecido com o que ocorre aqui.

Mas parece que o meu está um pouco melhor que o seu ainda, digo, não está tão fraco.

Se adiantar o ponto ajuda bastante? Será que o fato do meu estar um pouco melhor fará com que ele já rode bem. Ainda assim será necessário rebaixar o cabeçote?

Muito obrigado pela disposição amigo!!!
Responder