Bomba combustível.

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Bomba combustível.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Thiago

Tem panes que só se resolvem usando equipamento adequado.
No seu caso seria um manômetro, para testar a pressão da bomba. Um vazômetro também seria útil. Na falta dele pode-se medir a vazão com um vasilha e um cronômetro.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Bomba combustível.

Mensagem não lida por dutra s a »

Thiago, só porque você esvaziou quase um tanque, não significa que a bomba esteja boa. Pode ser que sim ou que não, rsrsrs!

Já abri essas bombas e elas tinham pressão boa, porém o contato de escovas com induzido estavam ruins, praticamente cavados e nisso hora tinha contato hora não, mas nessa condição são muitos anos sendo utilizada.

Se ao tentar na partida com gasolina, você verificou se está injetando gasolina na borboleta?

Se sim, se tem faísca e não pega tem que verificar o ponto de avanço com pistola, pois não lembro se ao usar GNV mexem no avanço do distribuidor e, também a graduação de velas. Se de repente, as velas botaram não próprias para gasolina, o mínimo de gasolina que entrar no cilindro tem que ter sinal de querer funcionar.
A bomba (estando boa) com a pressão, por si já deveria dar sinal, claro que para funcionar como estava antes é provavel que esteja na pressão adequada no TBI, mas não custa nada da uma verificada.

O problema de GNV é a instalação bem feita ou não, principalmente na parte elétrica, quando quem sabe ao mudar para gasolina você deixa inoperante algo principal no carro, para não funcionar também, tipo um corte de corrente para algum sensor e etc... Mas você disse que funcionava antes, então até aqui está com cara de ser a bomba.

Já vi pré filtros piores, mas como está esse seu é bom trocar para facilitar o trabalho da bomba nova.

Como eu falei antes, se atente as esses barulhos de ar no tanque (não é comum originalmente), muitas vezes a junção do retorno dentro do tanque pode esta desencaixado no cash tank.

https://www.youtube.com/watch?v=UYbTvzPHv7k

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
thiagocps
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 70
Registrado em: 25 Out 2014, 23:40
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Bomba combustível.

Mensagem não lida por thiagocps »

Boa noite Luiz e Dutra.

Realmente, eu acredito que seja a bomba, porque ontem verifiquei a parte de fusíveis e até vi o relé e todos estavam ok!

E a bomba parou depois de ser usada no limite no laudo do GNV, tinha levado o carro na sexta feira para fazer o laudo do GNV. É lá eles aceleram bastante o carro, tanto no GNV como na gasolina! Eles tem aqueles dinamometro...


Troquei o pré filtro que estava péssimo, a junta do suporte do pescador e o filtro de combustível (pós bomba).Só me falta trocar a bomba (terça vou comprar uma para fazer a troca).

Não injeta gasolina na borboleta. Lá está seco feito deserto.

Eu sempre gosto de ter uma bomba e um módulo HEI de reserva no carro, como peguei recentemente esse Monza, ainda não tinha a bomba reserva (já tenho o módulo HEI, rs!)

Tenho um Uno também, nele eu tenho de reserva no porta mala, um sensor de rotação e uma bomba de combustível. Nunca fiquei a pé com o Uno, rs!
thiagocps
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 70
Registrado em: 25 Out 2014, 23:40
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Bomba combustível.

Mensagem não lida por thiagocps »

Sobre o ponto está certo é regulador na gasolina. Levei em uma oficina e além dele usar a pistola, usou aquele scanner automotivo que coloca no estado de regulagem de ponto. Aí vi ele regulando tudo na gasolina. A regulagem na lenta ficou a uns 900rpm.

No GNV e avanço é feito pelo regulador de avanço T34.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Bomba combustível.

Mensagem não lida por dutra s a »

Kkkk! Se tem faísca e não injeta gasolina lá no TBI, então só vai funcionar com a ajuda divina, rsrsrs!

Mesmo bem instalado o T34, tem de conferir para onde vai cada fio do variador de avanço, pois ao passar para gasolina o bico está sendo cortado ou com mal contato, tem de verificar o porquê o bico não manda combustível.

Já vi muitas chaves de mudanças darem problema ao mudar o combustível, do tipo mal contato, pois a chave não é apropriada e não sei porquê, mas vi muito esses problemas darem em S-10

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
thiagocps
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 70
Registrado em: 25 Out 2014, 23:40
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Bomba combustível.

Mensagem não lida por thiagocps »

Dutra tu não vai acreditar! Era o emulador de bico!
Hj comprei uma bomba nova Weber. Consegui por 150 reais no dinheiro! Após trocar continuou não funcionando na gasolina. Aí fiquei doído e fui olhar o emulador de bico, que estava cortando o bico, acredita? Que m..!😅
Pelo menos agora tenho uma bomba de reserva funcionando 🤣😅
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Bomba combustível.

Mensagem não lida por dutra s a »

kkk! Acredito. Que bom que achou o problema. Aproveita se der e faz uma bela revisada na elétrica dessa instalação para evitar surpresas no futuro.

Se puder bota uma foto do seu emulador aqui, pois pode ajudar outros futuramente e de fato, isto não é só contigo, rsrsrs!

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
thiagocps
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 70
Registrado em: 25 Out 2014, 23:40
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Bomba combustível.

Mensagem não lida por thiagocps »

dutra s a escreveu: 07 Set 2020, 15:13 Kkk! Acredito. Que bom que achou o problema. Aproveita se der e faz uma bela revisada na elétrica dessa instalação para evitar surpresas no futuro.

Se puder bota uma foto do seu emulador aqui, pois pode ajudar outros futuramente e de fato, isto não é só contigo, rsrsrs!

abs estamos ai
Dutra, resolvi o problema colocando uma chave liga-desliga na alimentação do bico, assim quando está no GNV eu mesmo desligo (essa era a função do emulador do bico, mas ele provavelmente estragou essa função... A marca do emulador de bico é KGM, é a única peça dessa marca, eu não gosto dessa marca para GNV prefiro tudo Tury... Quando eu puder, vou compra um emulador da Tury), já havia colocado um relê corta bomba, que desliga a bomba quando esta no GNV. Quando eu conseguir arrumar meu celular, tiro uma foto e coloco nessa msg...
Responder