Bomba combustível.

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Marcio alves
Mensagens: 2
Registrado em: 31 Mai 2016, 18:14
Cidade: POMPÉU
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Bomba combustivel.

Mensagem não lida por Marcio alves »

muito obrigadoa todos troquei o sensor de oleo e problema foi solucionado . infelizmente depois de ter gasto cerca de 800,00 reais com mecanico bomba e modulo rei . coisa que ficaria por 30,00 ! sugiro que aqueles que estiverem com o mesmo problema dar uma checado no sensor de oleo pois o mesmo se encontrava furado e causando curto e assim desativando a corrente de CE !
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Bomba combustivel.

Mensagem não lida por mspagiari »

Pessoal, aproveitando o tópico para não criar outro, muito cuidado ao reabastecer agora, pois a adulteração está brava.

Tanto etanol como gasolina.

Desde quinta o tuba ta na garagem, acabou de vez o combustivel. Por sorte cheguei em casa depois de fazer um exame médico (se faltassse demoraria mais um ano). Desliguei a bateria desde então.

Tive q andar a 60 km/h para poupar o máximo na estrada, pois estava na "reserva da reserva" o unico posto q tinha achado na estrada embiquei na fila mas faltando 3 carros acabou o combustivel no posto. Usei um galãozinho q estava no porta malas deveria ter 3 litros de alcool no maximo. Deu para rodar uns 40 km até chegar em casa.

Podem falar o q quiserem, mas o monza é até economico para o peso dele, bem regulado faz milagres.

Quem puder esperar um pouco até normalizar e acabar fila é melhor.

Pior é q o preço aumentou, tanto barulho por nada, ou como diz o ingles: "Much ado about nothing".

Ontem ouvi um dono de transportadora na RB dizendo q encomendou 1800 litros de diesel, mas o preço não aparecia no sistema, duvidando do desconto de 0,46.

Sei lá o q vai dar isso.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
thiagocps
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 70
Registrado em: 25 Out 2014, 23:40
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Bomba combustivel.

Mensagem não lida por thiagocps »

Resgatando o tópico...
Boa noite, hoje sai de casa na gasolina(meu carro é gnv também), e ai na linha reta foi normal, peguei a primeira ladeira e quase não subi ela, tive que entrar na primeira rua e ele morreu...ai coloquei na opção liga na gasolina e já passa para o gnv, ai após muita tentativa, o carro pegou...estava indo no açougue...então nem tive tempo de pensar nas possibilidades...tonto achei que fosse o cabo que sai da bobina e vai para a caixa do distribuidor(quem nunca tirou aquele cabo quando deixou o carro em uma rua estranha, e na hora de ligar o carro, esqueceu de colocar de volta...)ai logo achei que era ele, fiquei doido porque no gnv ele funcionava, ai novamente tive a brilhante ideia, vou andar na gasolina, e novamente morreu...e novamente pastei para fazer ele pegar...ai desisti da gasolina e fui no gnv e chegando no açougue, normal, ai quando fui ligar o carro, o fela não pegava, a bateria quase já indo para o vinagre, ai achei que era o cabo da bobina com mal contato...mexi lá e voltei para o carro e tentei muitas partidas na opção partida na gasolina e depois passa para o gnv...ai pegou e fui embora para casa tranquilo...
chegando em casa, fui atras de entender o que estava acontecendo, tirei o cabo da bobina e medi a impedância e estava rasoavel 1,6k ohm cabo ngk...ai tentei dar partida só na gasolina nada...na opção gasolina e gnv uma eternidade e a opção sem bomba de combustível, pegou de primeira...ai percebi que poderia ser a bomba...tirei a caixa do filtro, e percebi que a tbi estava seca, não chega nada de combustivel lá...a bomba liga, ai tirei a mangueira que vem do filtro-bomba(fica na frente do bico) e coloquei no galão e pedi para meu Pai dar partida, saiu o resto da gasolina da mangueira e nada mais...ai fui na bomba, desmontei tudo....medi no conector da bomba e tinha os 12v, tirei o filtro e assoprei e passava ar normalmente, assoprei a mangueira que sai do filtro e vai na tbi e saia ar normalmente, sem resistência(para verificar se poderia estar entupido)...ai pedi para meu Pai dar partida com a bomba sem o filtro, com a saída dentro do galão de gasolina, ai achei que saiu muito pouca gasolina...

Minha pergunta, após constar que tenho os 12V no chicote, e a mangueira não esta entupida...posso condenar a bomba? mesmo que ela ligue(faz barulho)?

Outra situação que achei estranho, foi que medi o bico e não encontrei nenhuma tensão, quando dava partida na gasolina...no gnv não funciona porque tenho emulador de bico...mesmo com a bomba com defeito, o bico deveria funcionar? no carro tenho um bico original e fiz o teste com um bico paralelo que tenho...e nos 2 não ligou quando dei partida na gasolina(em todos os cenários desse teste no bico, não tinha nada de combustível na mangueira de combustível, porque não chega na tbi gasolina...sem chegar gasolina na tbi, o bico não é acionado? ou o bico é acionado sempre? mesmo sem combustível?

Na opção apenas gnv o carro esta funcionando normal...
thiagocps
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 70
Registrado em: 25 Out 2014, 23:40
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Bomba combustível.

Mensagem não lida por thiagocps »

Outra dúvida... Aqui na minha cidade, Campinas, em 2 oficinas que abrem no final de semana, amanhã ate o meio dia.

Tem uma tal de:
Bomba 170,00 - GAUSS
Filtro 22,00 - VOX

Alguém já usou essa bomba? Ela presta? Ela dura?
A que esta no meu Monza atualmente é uma tal de DPL-180101, a problemática que parou de funcionar direito...
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Bomba combustível.

Mensagem não lida por dutra s a »

Thiago está meio confuso esse relatório, mas vamos lá, rsrsr!

Eu arrisco a dizer para você conferir a boia e marcador de combustível no painel, por desencargo e pré filtro de combustível do pescador, pois se tiver muito sujo a bomba sofre para puxar, caso estiver limpo deve atentar-se ao retorno com problema, e ou pré filtro do embutido do retorno sujo impedindo de encher logo o cash tank do tanque do carro (caso estiver no mesmo nível ou abaixo do cash tank)

Ao meu ver passar para GNV a bomba e bico deveria ficar inativo ou pelo menos só a bomba funcionando, para não engripar, mas não sei ate onde vai o risco de pingar combustível estando o bico inativo e também já vi muitos casos (não só de Monza) de problemas na bomba por estar sem funcionar a muito tempo.

Se a bomba estiver com problema e não mandar combustível e o motor estiver funcionando com GNV de fato, tem que ter voltagem para o bico/bomba e faísca, pois o motor está girando e, se está girando a UCE vai identificar e funcionar os 3 itens.

Obs: Se perceber que a bomba fica oscilando então ela está puxando muito ar e então fique atento, pois isso pode danificar ela.

Sobre a marca de bomba, estou usando Weber a quase 10 meses e até agora sem novidades. Sobre a marca Gauss eu não sei dizer, mas já vi muitos comentários ruins e da marca DPL eu gostei bastante, pois achei mais silenciosa e durou anos. Sobre o filtro uso apenas Man

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
thiagocps
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 70
Registrado em: 25 Out 2014, 23:40
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Bomba combustível.

Mensagem não lida por thiagocps »

Bom dia Dutra,

Vou agora cedo trocar o pré filtro e a junta (porque incrivelmente encontrei os 2 no porta malas sem uso...), então é certeza que não foi trocado na época da troca da bomba. Notei que a tampa do suporte pescador está com um pequeno vazamento (os parafusos 8mm estão molhados de gasolina... Vi um relato do Carlos, que nesse estado, tem que ser trocado a junta).
Outra coisa que notei é que quando tentava fazer funcionar na gasolina, ouvia barulho de ar... E detalhe, meu tanque está com mais de meio tanque!

Agora cedo vou tirar toda a gasolina pela mangueira que vai na bomba, colocar em galões de 5 litros e vou substituir o pre filtro, junta e filtro pós bomba. Aí vou testar novamente para ver se funciona. Aí posto aqui.

Obrigado pela resposta Dutra!
Eu peguei esse Monza de "volta" do meu irmão! Ficou muito tempo parado... E estou fazendo muita coisa nele (Fiz a suspensão inteira recentemente) Eu fiz com ajuda aqui dos tópicos!
thiagocps
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 70
Registrado em: 25 Out 2014, 23:40
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Bomba combustível.

Mensagem não lida por thiagocps »

Fiz o procedimento de esvaziar o tanque usando a bomba que estava fraca no Monza (ainda não comprei a bomba nova).

Aí joguei muito desengripante na entrada da bomba, e fiz centenas de (liga-desliga da chave) só para fazer a bomba injetar gasolina e percebi que no começo saia pouco combustível, mas depois foi ficando forte (fui colocando desengripante na entrada da bomba)... aí após isso vi que ficou forte... retirei nesse procedimento uns 30 litros de gasolina do tanque...
Após retirar a gasolina, fui trocar o pré filtro, como podem ver nas fotos, estava terrível! Totalmente sujo! Aí montei com o filtro novo e agora montei no carro.

Vou buscar um filtro pós bomba, e vou montar tudo para testar se vai funcionar agora na gasolina... acredito que a bomba esteja agora funcionando (tirei 30 litros com ela, rs!)
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
thiagocps
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 70
Registrado em: 25 Out 2014, 23:40
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Bomba combustível.

Mensagem não lida por thiagocps »

Montei a bomba no carro com os filtros novos (pré e pós bomba)... mas continua não funcionando na gasolina!
Só funciona quando está no GNV direto!
Na gasolina não vai!
Provavelmente a bomba deve ter estragado por funcionar por tanto tempo com o pré filtro sujo...

[YouTube] https://youtu.be/5AQj9b-zz3Y [/YouTube]
Responder