Bomba combustível.
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Bomba combustível.
Galera tenho mais uma dúvida. Tenho um Monza Classic EFI 93. Há um bom tempo venho tendo problemas com a mecânica dele. Do nada ele começou a morrer e não ligava. Primeiro troquei o motor de arranque e mesmo assim o problema continuou. Troquei a bateria, pois o mecânico disse que ela não estava passando carga para ligar o carro e mesmo assim o problema continuou. Eu ligava o carro. As vezes ele pegava, mas se desligasse era uma luta para liga-lo novamente. Ultimamente pesquisei na net e vi que poderia ser a bomba de combustível. Ao ligar o carro a bomba deveria fazer o barulho enviando combustível para o motor e o meu não fazia esse barulho. Tenho que comprar a bomba. mas não sei qual devo comprar, pois o vendedor disse que tem 3 tipos e 2 pontos (pinos) não sei dizer e 4 pontos ou carburado. Qual a bomba correta para o modelo do meu Monza? MONZA CLASSIC EFI 93. Agradeço a ajuda e desculpem pela enrolação. Não entendo muito sobre essa área.
- Carlos A. Freire
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Re: Bomba combustível.
A bomba de combustível para o Monza EFI de 91 a 96 é só um modelo.
A sua mensagem está um pouco confuso no que diz respeito ao sintoma. O motor não "pega" por não girar? O motor gira e não "pega" por falta de faísca nas velas ou por falta de combustível?
Quando o motor gira ao dar partida e não funciona, o primeiro passo na avaliação é verificar se tem faísca nas velas. Temos aqui no fórum, muitos tópicos sobre esse sintoma, causas, testes, defeitos e soluções. Use a ferramenta de pesquisa para encontrar essas informações.
Se tem faísca nas velas e não tem pressão de aproximadamente 2.0 bar na linha de combustível, deve verificar a alimentação elétrica da bomba e possíveis obstruções antes de trocar a bomba.
OBS: Tópico movido para seção correta.
Abs,
Carlos Freire
A sua mensagem está um pouco confuso no que diz respeito ao sintoma. O motor não "pega" por não girar? O motor gira e não "pega" por falta de faísca nas velas ou por falta de combustível?
Quando o motor gira ao dar partida e não funciona, o primeiro passo na avaliação é verificar se tem faísca nas velas. Temos aqui no fórum, muitos tópicos sobre esse sintoma, causas, testes, defeitos e soluções. Use a ferramenta de pesquisa para encontrar essas informações.
Se tem faísca nas velas e não tem pressão de aproximadamente 2.0 bar na linha de combustível, deve verificar a alimentação elétrica da bomba e possíveis obstruções antes de trocar a bomba.
OBS: Tópico movido para seção correta.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Bomba combustível.
Comece pelo aterramento da bomba de combustível. Solte a forração de carpete interno do porta malas, na borda de baixo da moldura da tampa. É necessário soltar o borrachão antes (não precisa tirar, só soltar as pontas). Você vai encontrar um terminal de olhal fixado na lataria por um parafuso auto-atarraxante. É o aterramento da bomba elétrica. Tem um fio, se não me engano, marrom, que vai para baixo na lateral direita do porta-malas. Ali é fatal dar mal contato, pois o parafuso bambeia com o tempo. Se necessário, substitua o parafuso por um de maior diâmetro.
Quanto a bomba, é de dois terminais (12V e terra) apenas. É a mesma das S-10.
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Re: Bomba combustível.
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Siga o q os amigos acima informaram .
Antes de substituir a bomba, assim q o carro apresentar o sintoma, verifique c esta chegando faísca nas velas, Como o Carlos falou, senão vai gastar dinheiro a toa.
Na verificação do aterramento, se perceber avaria no terminal olhal, da uma lixada nele ou substitua por um novo (não custa mais que $ 0,25 ), e se o parafuso estiver com folga faça o procedimento sugerido pelo Savio .
Antes de substituir a bomba, seria sensato alimenta-la com 12 v direto para confirmar o defeito dela, se não funcionar antes de trocar, tem q verificar se o relê que aciona ela não esta com defeito, ou se o fio q vai no sensor de pressão de óleo não está avariado ou solto. Se ela rodar normalmente terá q verificar se está chegando a pressão correta na TBI através de instrumento apropriado (qualquer mecânico tem, 2,1 bar), se não estiver chegando pressão suficiente, pode ser filtro, pré filtro, ou tubulação obstruída.
Se depois de testada, observar a bomba esta danificada, compre uma de boa qualidade, tem muitas "baratinhas" que não duram nada, dinheiro jogado fora.
Duvidas? Pergunte sem medo de julgamentos ok
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Antes de substituir a bomba, assim q o carro apresentar o sintoma, verifique c esta chegando faísca nas velas, Como o Carlos falou, senão vai gastar dinheiro a toa.
Na verificação do aterramento, se perceber avaria no terminal olhal, da uma lixada nele ou substitua por um novo (não custa mais que $ 0,25 ), e se o parafuso estiver com folga faça o procedimento sugerido pelo Savio .
Antes de substituir a bomba, seria sensato alimenta-la com 12 v direto para confirmar o defeito dela, se não funcionar antes de trocar, tem q verificar se o relê que aciona ela não esta com defeito, ou se o fio q vai no sensor de pressão de óleo não está avariado ou solto. Se ela rodar normalmente terá q verificar se está chegando a pressão correta na TBI através de instrumento apropriado (qualquer mecânico tem, 2,1 bar), se não estiver chegando pressão suficiente, pode ser filtro, pré filtro, ou tubulação obstruída.
Se depois de testada, observar a bomba esta danificada, compre uma de boa qualidade, tem muitas "baratinhas" que não duram nada, dinheiro jogado fora.
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Re: Bomba combustível.
Boa tarde amigos. Estou com um problema parecido, mas já realizei a troca da bomba. O problema é que ela continua não acionando, já verifiquei o sensor de pressão de óleo e notei que, o mesmo se encontra completamente encharcado de óleo e também o chicote. Gostaria de saber se devo trocá-lo, se a causa da bomba não estar acionando pode ser mesmo dele? Já olhei o aterramento e está tudo ok. Liguei a bomba direto e ela acionou. Vou trocar também o relê, pois o fusível J4 não esta rompido.
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Re: Bomba combustível.
.Marcio alves escreveu:Boa tarde amigos. Estou com um problema parecido, mas já realizei a troca da bomba. O problema é que ela continua não acionando, já verifiquei o sensor de pressão de óleo e notei que, o mesmo se encontra completamente encharcado de óleo e também o chicote. Gostaria de saber se devo trocá-lo, se a causa da bomba não estar acionando pode ser mesmo dele? Já olhei o aterramento e está tudo ok. Liguei a bomba direto e ela acionou. Vou trocar também o relê, pois o fusível J4 não esta rompido.
No EFI que costumo mexer, também fica meio ""melado"" o sensor de pressão do óleo, mas não chega a pingar no chão, mas se o vazamento no seu sensor estiver chegando a pingar, seria sensato a troca do mesmo.
Pelo que eu saiba (meu conhecimento em EFI é limitado), este sensor assessoria o relê em caso de falha do mesmo, mas se não me engano, para o sensor entrar em funcionamento deve haver um certo nível de pressão no óleo, coisa que não acontece apenas com a rotação gerada pelo motor de arranque.
Desta forma, com o carro andando, havendo falha no relê, o sensor de pressão de óleo continua mandando sinal para bomba, e na hora que você desligar o carro, ele não voltará a pegar, havendo para isso a necessidade de substituição do relê, acredito que seja assim que ele funcione.
Você leu o "código lampejante" jumpeando a UCE? Deve estar gravado o código de erro do relê (ausência de sinal do rele).
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- Carlos A. Freire
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Re: Bomba combustível.
Quem controla o funcionamento da bomba de combustível no Monza EFI é a UCE. Ou seja, a UCE alimenta o pino 86 do relê da bomba, que vai atracar e alimentar eletricamente a bomba de combustível.
Outro caminho seria pelo interruptor de pressão de óleo, que vai reforçar o circuito do relê, prevenindo possíveis falhas de funcionamento. Neste caso, após apagar a luz de pressão de óleo o circuito elétrico é reforçado. Se houver falhas no relê a bomba continua alimentada via interruptor de pressão de óleo.
Se o interruptor de pressão de óleo está com vazamento, deve ser substituído.
Quanto aos fusíveis, o "J-4" alimenta a UCE e o "K-7" a bomba de combustível, conforme consta no manual do proprietário.
Abs,
Carlos Freire
Outro caminho seria pelo interruptor de pressão de óleo, que vai reforçar o circuito do relê, prevenindo possíveis falhas de funcionamento. Neste caso, após apagar a luz de pressão de óleo o circuito elétrico é reforçado. Se houver falhas no relê a bomba continua alimentada via interruptor de pressão de óleo.
Se o interruptor de pressão de óleo está com vazamento, deve ser substituído.
Quanto aos fusíveis, o "J-4" alimenta a UCE e o "K-7" a bomba de combustível, conforme consta no manual do proprietário.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Bomba combustível.
MarcioVerifiquei o sensor de pressão de óleo e notei que o mesmo se encontra completamente encharcado de óleo e também o chicote. Gostaria de saber se devo trocá-lo, se a causa da bomba não estar acionando pode ser mesmo dele? Já olhei o aterramento e está tudo ok. Liguei a bomba direto e ela acionou
O sistema de acionamento da bomba de combustível do Monza EFI é um tanto complicado.
A bomba recebe corrente do relé dela (que é comandado pela UCE, como disse o Carlos Freire) e também pelo interruptor de pressão de óleo do motor.
Se qualquer um desses sistemas estiver com problemas, a bomba continuará recebendo energia.
Mas existe um fator que não foi esclarecido: com a chave de ignição ligada e motor parado, a bomba só funciona por 2 segundos.
Só quando o motor começa a girar no arranque é que a bomba é liberada totalmente para funcionar.
Essa liberação depende do distribuidor (bobina de pulsos do distribuidor) que libera também a centelha nas velas e a abertura do bico injetor (válvula injetora).
Então, sugiro que verifique isso. Sua bomba não está funcionando nem aqueles 2 segundos com a chave de ignição ligada?
Não está funcionando também durante o acionamento do motor de arranque?
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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