marcha lenta irregular

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
joao86
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 25
Registrado em: 04 Ago 2014, 18:55
Cidade: sorocaba
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

marcha lenta irregular

Mensagem não lida por joao86 »

ola amigos monzeiros o meu Monza tem a marcha lenta estranha .sempre quando ligo o carro pela manha ou com o motor frio ele liga em 15000 rpm .muito acelerado e quando esta com o motor quente ele se estabiliza em 10000 rpm as vezes ate em 11000 .mesma coisa motor muito acelerado o meu carro esta fazendo 2 km/por litro na cidade eu acho que o problema e na marcha lenta pois na estrada com o carro a 120/140 km so em 5 marcha ele fez 9km .lembrando que o carro e a álcool.mais ele só apresenta isso ele não falha não morre não acende a luz da anomalia meu mecânico disse que passou o raster e não acusa nada sera que algum sensor pode estar quebrado ou trabalhando com parâmetros errados . quem tiver Monza tubarao a álcool por favor me informe qual e o rpm do carro de vocês . :ok:
MONZA 93/94 EFI ÁLCOOL ORIGINAL.COMPLETO-AR.FREIO A DISCO NAS QUATRO RODAS.ANDA DE MAIS...
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: marcha lenta irregular

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se está com sensor ruim ou fora dos parâmetros, é o reparador que fez os testes com scanner, deveria dizer.
Se usou scanner apenas para visualizar códigos de falhas, foi um grande erro.

O sintoma de marcha lenta alta pode ter causa em entrada falsa de ar, problemas com aterramentos...

Com relação ao alto consumo de combustível, após resolver o problema com a marcha lenta e outros se tiver, ajuste o índice de CO no escapamento, com auxílio de analisador de gases.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: marcha lenta irregular

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

sempre quando ligo o carro pela manha ou com o motor frio ele liga em 15000 rpm .muito acelerado e quando esta com o motor quente ele se estabiliza em 10000 rpm as vezes ate em 11000
João
Isso que vc descreve é o normal no Monza. Logo após a partida a rotação fica entre 1400/1500. Depois de esquentar um pouco cai para em torno de 1000/1100. O tacômetro não é cem por cento exato.
Se vc ligou o escaner no carro, deve ter checado através dele a rotação correta
Meu Monza indica igualzinho o seu, e no escaner mostra a marcha lenta com 900 rpm.
Quando faço vistoria anual, que aqui no Rio é obrigatório medir a emissão de poluentes, também mostra 900. Meu tacômetro está indicando umas 200 rpm a mais.
Qto ao consumo excessivo, o que vc pode fazer é medir o índice de CO no escapamento. Isso é feito com um analisador de gases. Isso melhora a mistura ar+combustível, e aumenta o rendimento do motor. Motor que rende mais gasta menos. :ok:
Se estiver ruim, deve-se regular o potenciômetro de CO no lado direito do compartimento do motor (sobre o paralamas).

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
joao86
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 25
Registrado em: 04 Ago 2014, 18:55
Cidade: sorocaba
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: marcha lenta irregular

Mensagem não lida por joao86 »

ola obrigado pelas dicas e desculpa a demora vou procurar uma oficina que faça a regulagem do co. por aqui e eu estou pensando em levar em outro mecanico e pedir para regular a a pressão da bomba de combustível e passar o raster de novo para medir os parametros.e ver o rpm para ver se bate com o do painel muito obrigado vlw :ok:
MONZA 93/94 EFI ÁLCOOL ORIGINAL.COMPLETO-AR.FREIO A DISCO NAS QUATRO RODAS.ANDA DE MAIS...
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: marcha lenta irregular

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Romário

Se tem uma coisa que o Monza EFI impressiona, principalmente para quem está acostumado a carro com carburador, é a regularidade da marcha lenta.
Mas...para conseguir uma marcha lenta estável, vários pontos são importantes.
Começando, o motor tem de estar com sincronismo da correia dentada em ordem, bem como o ponto inicial de avanço da ignição.
Depois disso, tem a posição da borboleta. Não se deve mexer no batente da mesma, pois como ela está ligada ao sensor de posição da borboleta, se, quando a borboleta estiver fechada, a voltagem que ela envia à ECU (caixa de comando da injeção eletrônica), pode ficar fora do padrão (0,5 volts) e a ECU não vai entender que o motor está em marcha lenta. Se a ECU não sabe que o motor está em marcha lenta, não manda comando para o motor de passo.
Estando a voltagem dentro dos limites, aí entra o motor de passo.
Se o motor de passo estiver bom, mas o lugar onde ele atua (TBI) estiver com muita sujeira, ele não consegue regular a marcha lenta.
Voltando à borboleta, ela deve ficar bem fechadinha na marcha lenta. Os mecânicos das antigas, acostumados a motores carburados, estranham, isso, achando que não vai passar ar suficiente para a marcha lenta se ela estiver assim fechada. Mas existe uma passagem externa, é justamente nesta passagem onde atua o motor de passo.
Um outro fator que pode provocar marcha lenta irregular, até fazer o motor morrer, mas somente em desacelerações, é o sensor de velocidade, que fica na caixa de marchas.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder