ajuda com consumo

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

ajuda com consumo

Mensagem não lida por mspagiari »

Pessoal, já pesquisei aqui no forum, segui algumas dicas, levei o carro a 3 mecanicos, troquei de posto varias vezes, trocaram correia, velas, cabos, rotor, verificaram bico, potenciometro, verificaram tbi e mangueiras, mas o monza não passa de 6 km/l de média na gasolina....

o potenciometro tá em 1,80 v, antes tava em 2,50v e bebia a mesma coisa...

o q da mais raiva é mecanico dizendo q monza bebe mesmo... sei q não é 1.0, mas 6 km/l ta demais...

Não passo de 90 por hora para economizar (com ar sempre desligado)... dá raiva ver 1.0 passando do lado no pau... :smt021

Pior q se eu pisar o bicho voa, mas lembro do consumo e volto para o "modo fusca"...

Já tive um 89 carburado 2.0 gasolina q era meu xodó na época e ele não bebia tanto assim... fazia uns 9 com litro...

Meu ultimo carro era o mau falado (mas bom) vw pointer 2.0 e fazia 11 km/l na estrada na gasosa...

Ontem coloquei 20 litros de gasolina e rodei 110 km (80% estrada plana e boa) ja ta no vermelho quase acabando....

Moro no litoral, aqui não tem subida....

O carro pega de primeira, velas estão novas, não fuma, anda bem em alta e baixa rotação, não falha nada, frio ou quente, marcha lenta regular, não esquenta, ponteiro não passa do meio...

O unico problema é q bate tucho, frio o barulho é maior, esquenta , quase imperceptivel......

o q pode ser? no preço q ta a gasosa não dá... :smt010

O pointer deu problema assim uma vez e era o map, bebia muiiiiiiiiiiiittttttttooooooooo, mas a lenta era irregular, acelerava sozinho, o monza não tem nada de anormal, fora o consumo de opala 6 bocas...

Alguma sugestão?
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
WALDSR
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 619
Registrado em: 28 Abr 2012, 14:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ajuda com consumo

Mensagem não lida por WALDSR »

Se o comportamento geral está normal, como disse, e todos sistemas revisados.
Faça inspeções qto a vazamentos, desde o tanque/ bomba até o TBI.
Tb retire o bico e mande para teste de vazão e estanqueidade.
V1, V2, T.O.Imagem
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ajuda com consumo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O problema são esses "revisados"... Não informou quanto está o nível de CO no escapamento, avaliado com analisador de gases.
Não informou como está e foram feito os testes do TPS e do CTS. Não informou quanto está o tempo de injeção. Tem ainda o sincronismo do motor, ponto de avanço inicial e compressão dos cilindros.
São dados importantes para avaliação e sem esses dados, a distância não tem como ajudar.

Lembro que a muitos anos atrás, tive um problema assim. Meu Monza GLS 96 começou a beber muito, fazendo 5 km/l na cidade e entre 9 e 10 km/l na estrada. Não tinha problema com partida e com desempenho. Não havia falhas no funcionamento do motor. Os reparadores não encontrava nada e dizia que o Monza bebia mesmo. Eu respondia que não tinha comprado o carro ontem e sabia o que ele podia fazer. Aí falavam de estar muito rodado e coisa tal. Eu respondia, se o problema é rodagem e desgaste de motor, a compressão deveria estar baixa, o que não acontecia.

Comecei a ajudar na avaliação e no teste de TPS (sensor de posição da borboleta) estava um pouco alterado em marcha lenta. Dava como borboleta aberta, não lembro direito os valores em tensão, mas acho que estava em 7º de abertura.
Troquei o TPS e o carro voltou ao normal, fazendo os mesmo 8 km/l na cidade e 13 km/l na estrada.

Também tem o detalhe de peças novas apresentarem problemas. Essa semana comentei em um tópico aqui, que um amigo com Monza Club 94 álcool, trocou peças como cabo de velas e velas preventivamente para fazer a inspeção veicular Controlar aqui em São Paulo, e o carro foi reprovado com 8% de CO no escapamento, onde o limite permitido era de 3%, o que na minha opinião é alto. O defeito estava no cabo de vela novo NGK. Colocou os cabos antigos que estava no porta malas e deu 0,5% de CO no escapamento. Passou com facilidade na inspeção reagendada.

Outra coisa, se a VT estiver ruim, não fechando abaixo de 92ºC, se a maior parte do percurso que faz diariamente for até 5km, o carro vai consumir mais.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ajuda com consumo

Mensagem não lida por mspagiari »

Sim amigo, o problema aqui é falta de conhecimento de mecanicos tb...

Hj fiquei p..., tirei o filtro de ar e fui ver as conexões do tbi e flauta segundo um tópico q tem aqui com o esquema...

Achei algo estranho nas ligações da tbi...

São 3, a do meio ta fechada, a da esquerda tava com a conexão do vacuo do canister e a outra tava ABERTA !!

A conexão do map tava na flauta... o mecanico q fez isso tem MONZA efi como carro de uso...

Ai liguei conforme o tópico, desliguei os cabos da bateria um tempo para resetar o módulo, religuei e fui abastecer...

Parece q a lenta diminuiu, mas não oscila nada, antes tava mais acelerada, não tem contagiros no club...

Vou fazer a média agora... mas a mangueira de vacuo do map tava ligada na flauta ??? pode isso??? a conexão da tbi do map tava aberta sem tampão... não entendi o q o mecanico fez...
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1560
Registrado em: 13 Fev 2011, 16:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ajuda com consumo

Mensagem não lida por teste »

Boa tarde!

E o combustivel e confiavel?
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ajuda com consumo

Mensagem não lida por mspagiari »

abasteci em postos diversos de marca e não influi nada, mas a conexao do map na flauta não influi?

Agora deixei assim:

Imagem

pq o mecanico fez isso?
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
paduaantonio66
Mensagens: 7
Registrado em: 06 Nov 2015, 15:28
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ajuda com consumo

Mensagem não lida por paduaantonio66 »

ola estou na mesma cituaçao tenho um monza 85 altomatico a alcool ta fazendo 5klm/litro vou trocar o gicle para ver de diminui esse auto conssumo
voce falou q ele ta patendo tucho ? tucho desregulado pode ser a causa
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ajuda com consumo

Mensagem não lida por mspagiari »

sim, bate tucho principalmente no motor frio, mas não entendi a ligação das mangueiras q o mecanico tinha feito...
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Responder