Valores Estranhos TPS

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
OctaviusAntonio
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 106
Registrado em: 05 Out 2014, 14:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Valores Estranhos TPS

Mensagem não lida por OctaviusAntonio »

Pessoal estou com uma duvida...

estou testando o TPS e colocquei o Multimetro em 20K e testei os valores da borboleta fechada e aberta...

Fechada o valor é de 1.39

Aberta o valor é de 4.77


está certo ?
Pelo que vi em uma tabela deveria estar entre os velores abaixo, o que neste caso influencia este valor no funcionamento do meu Monza ?

Especificações do TPS na marcha lenta 0,25 a 1,25 V

Tirei o sensor e fiz a medicao fora e ele apresentou fechado 0.83 e aberto 5.20 (e quando ligo com esta configuracao ele acusa problema na injecaono painel problema) mas quando vou colocar na TBI tenho que dar uma viradinha nele para encaixar mas ai ele apresenta 1.39 o que na pratica muda muito o barulho do motor(mas nao acusa nada no painel)...
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Valores Estranhos TPS

Mensagem não lida por DÉCO »

OctaviusAntonio escreveu:Pessoal estou com uma duvida...

estou testando o TPS e colocquei o Multimetro em 20K e testei os valores da borboleta fechada e aberta...

Fechada o valor é de 1.39

Aberta o valor é de 4.77


está certo ?
Pelo que vi em uma tabela deveria estar entre os velores abaixo, o que neste caso influencia este valor no funcionamento do meu Monza ?

Especificações do TPS na marcha lenta 0,25 a 1,25 V

Tirei o sensor e fiz a medicao fora e ele apresentou fechado 0.83 e aberto 5.20 (e quando ligo com esta configuracao ele acusa problema na injecaono painel problema) mas quando vou colocar na TBI tenho que dar uma viradinha nele para encaixar mas ai ele apresenta 1.39 o que na pratica muda muito o barulho do motor(mas nao acusa nada no painel)...
.
Bom, pelos valores constantes do manual da multec ela aberta esta dentro dos parametros 4 a 5 , e fechada correto seria entre 0,25 e 1,25 no seu caso esta um pouco acima com ela fechada.

Voce seguiu o manual ? estes valores tem que ser medidos com a chave ligada e o MOTOR desligado, como vc falou " marcha lenta " é sinal que mediu com motor ligado, nao manual consta que tem que fazer a mediçao com o motor DESLIGADO , entao desliga o motor e mede os valores com ela fechada, e em 1/2 borboleta vc nao testou (tem que dar entre 2 e 3) SEMPRE com o motor desligado e igniçao ligada.

Leia com atençao como efetuar todo procedimento pelo menos 2x antes de executa-lo (leia até o fim do procedimento escolhido) principalmente o que ta escrito em vermelho que explica o funcionamento do sistema

Espero ter ajudado
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Valores Estranhos TPS

Mensagem não lida por waldir »

Chave ligada:

Fio cinza deve apresentar entre 4,60 à 5,20 V (caneta preta na massa)

Fio amarelo deve ter polaridade negativa (use um identificador de polaridade)

Fio azul claro (do meio) deve apresentar com a borboleta fechada 0,50V e 4,50V com a borboleta aberta

Vlores acima de 0,70V com a borboleta fechada providencie a troca. Com 1,0V a marcha lenta alta ( fica acelerada )
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
OctaviusAntonio
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 106
Registrado em: 05 Out 2014, 14:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Valores Estranhos TPS

Mensagem não lida por OctaviusAntonio »

Foi com o motor desligado mesmo, TPS fora do TBI fica na posicao normal em 0.83 mas quando coloco na TBI fica em 1.39 pois tem que posicionar o TPS.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Valores Estranhos TPS

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal

O que o Octavius mediu foi a resistência, que é expressa em Ohms. Isso só pode ser feito com o TPS fora.
O que o manual pede para se verificar com a chave de ignição ligada, é a voltagem, expressa em volts

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
OctaviusAntonio
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 106
Registrado em: 05 Out 2014, 14:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Valores Estranhos TPS

Mensagem não lida por OctaviusAntonio »

A voltagem eu vi que está em 4.99v mas com os valores de 1. 39 ohms com a borboleta fechada tenho que trocar visto que deveria estar entre 0.25 e 1.25 ohms?
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Valores Estranhos TPS

Mensagem não lida por tyo »

Esquece a resistência amigo.Faça o teste no lugar com a chave ligada e leia todos os valores que o Waldir passou em volts.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Valores Estranhos TPS

Mensagem não lida por Rafaelo »

tyo escreveu:Esquece a resistência amigo.Faça o teste no lugar com a chave ligada e leia todos os valores que o Waldir passou em volts.
2X

-----------------

tem que verificar em loco. a referencia 5V pullup pode estar ruim, o ground de referencia pode estar ruim, o retorno pode estar ruim, e o sensor pode estar bom. entao tem que medir no circuito.

fora que pode estar gasto a bucha ou torto, oque interessa é ele no funcionamento e não fora do projeto :smt023 .
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder