Valores Estranhos TPS

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Valores Estranhos TPS

Mensagem não lida por tyo »

esse defeito pode ser o sensor de velocidade ou o motor de passo sujo
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Valores Estranhos TPS

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

OctaviusAntonio escreveu:Consegui ehhhhh.... Muuuito Obrigado Carlos...

0.55 v minimo e maximo 4.33v aumento progressivo sem buracos.
Pelos valores e não tendo buracos na variação do sinal, indica que o sensor está em ordem.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Valores Estranhos TPS

Mensagem não lida por Rafaelo »

OctaviusAntonio escreveu:Isto quer dizer que o TPS está OK certo ?

Fiz uma experiencia....liguei o motor e mantive a rotacao que normalmente mantenho na estrada e percebi que a Rotacao oscila pelo som(na estrada a sensacao de oscilacao em movimento), mas no multimetro a tensao sempre se manteve (o que significa que o TPS está OK), ai tirei o pe do acelerador e a rotacao ficou oscilando entre 500 e 1000 RPM... é sempre quando mantenho a aceleracao...
faça uma pesquisa, assunto desse tipo é oque nao falta nesse forum.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 323
Registrado em: 14 Out 2011, 00:00
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Valores Estranhos TPS

Mensagem não lida por RappeR »

Boa tarde.

De repente começou umas oscilações de marcha lenta alta. Ao pesquisar no fórum, fui fuçar um pouco no sensor de borboleta. Percebi que ao retirar o plug do sensor de borboleta a luz de injeção não acende. Fui testar hoje o sensor com multimetro, espetei 3 agulhas consegui encontrar o 5V do fio cinza, encontrei o valor do 'sinal' também da borboleta fechada porém não me recordo, continuei fuçando testando com multimetro ali e aqui, daqui a pouco não dava mais resultado nenhum no multimetro, sempre 'zerado', tirei a borboleta fora, limpei, tirei cabo da bateria esperei e nada de voltar apresentar resultado no sensor.

Desisti de continuar encontrando valores, liguei o carro frio desconectei o plug do sensor e rotação ficava em torno de 1.500, 1.600. Conectava o plug e a rotação continuava igual, hora até aumentava um pouco mais. Carro começou esquentar temperatura quase no meio e a rotação estabilizou em torno de 900rpm. Porém com carro quente nada acontece ao desconectar ou conectar o plug do sensor.

Agora alguém sabe me dizer pq a luz de injeção no painel não acende ao retirar o plug? Mesmo antes de qualquer procedimento q eu tenha feito.
E pq não apresenta mais nenhum valor ao medir o sensor, será q provoquei algum curto e queimei o sensor?

Devo agora providenciar a troca do sensor, ou fazer algum outro procedimento?

Obrigado
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Valores Estranhos TPS

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Rapper

Não deve ter queimado nada. Mesmo porque, mesmo removendo o sensor, alguma medição indicaria voltagem. Os 5 volts no fio cinza, por exemplo.Bem como o terra no preto/amarelo.
Refaça suas medições seguindo a figura abaixo.
Talvez seu multímetro é que tenha problemas. Ou você não esteja medindo corretamente. :lol:
teste sensor posicao borboleta.jpg
Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 323
Registrado em: 14 Out 2011, 00:00
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Valores Estranhos TPS

Mensagem não lida por RappeR »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 18 Fev 2020, 18:37 Rapper

Não deve ter queimado nada. Mesmo porque, mesmo removendo o sensor, alguma medição indicaria voltagem. Os 5 volts no fio cinza, por exemplo.Bem como o terra no preto/amarelo.
Refaça suas medições seguindo a figura abaixo.
Talvez seu multímetro é que tenha problemas. Ou você não esteja medindo corretamente. :lol:

teste sensor posicao borboleta.jpg

Abs
Será Luiz, rsrs

estranho pq ao conectar o plug no sensor a rotação não baixa com carro frio e eu conheço meu carro ligando ele frio a rotação não passa de 1.100, e é o q eu disse ao conectar o plug no sensor ou desconectar nada acontece, nem luz de injeção acende :(

Eu vi um tópico q o Waldir dizia "cuidado para não provocar curto encostando o alfinete na massa"

O teste q eu fiz como sempre fico fuçando, encostei o négativo do multimetro no bloco do cabeçote, e o positivo do multimetro fui testando nos 3 fios do conector, uma hr apresentava valores, outra hora já não dava mais nada. Estava sempre medindo em 20V, mudei a escala pra OHMS e no visor do multimetro apresentou bateria fraca, será por isso não estava apresentando mais nenhum valor.

Mas o estranho mesmo agora é que nada resolve o problema da rotação na fase fria, mesmo com conector plugado no sensor, e ao retirar luz de injecao nao acende e antes de eu mexer nisso carro não tinha problemas a não ser andando com carro as vezes ficar pouco acelerado, mas nada q uma tuxada no acelerador não resolvesse
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Valores Estranhos TPS

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Rapper

O sensor de posição da borboleta tem por função duas coisas:
- uma é indicar ao sistema de injeção de combustível a posição do pé do motorista no acelerador, para que o sistema mande combustível de acordo com a necessidade.
- a outra é indicar que o motorista não está pisando no acelerador e o motor deve permanecer na marcha lenta.

O sistema de injeção percebe que o motor está na marcha lenta quando a voltagem no sensor de posição da borboleta está com uma voltagem quase zerada (0,5 volt). Então o sistema libera o motor de passo para regular a marcha lenta. Se a voltagem estiver acima disso, o motor de passo não entra, pois o sistema entende que o motorista está pisando no acelerador. Alguns mexânicos mexem no batente da borboleta, tentando corrigir problemas de marcha lenta (como se faz nos carros carburados), afetando com isso a voltagem de repouso. Aí a marcha lenta pode variar, pois não existe o motor de passo para fazer o ajuste fino dela. Uma das coisas que eu mais gosto no EFI é a marcha lenta perfeita, coisa que nos carburados é quase impossível, pois ela varia muito com motor frio e motor quente.

Então, não é só o sensor de posição da borboleta que atua para manter a marcha lenta dentro do padrão. Tem o motor de passo.
O motor de passo depende também de outra coisa para desempenhar bem seu papel: que não haja sujeira no local onde ele atua.

Qualquer das 3 condições, voltagem alta no sensor de posição com o acelerador em repouso, motor de passo em más condições e canal de atuação do motor de passo com sujeira, pode causar problemas de marcha lenta irregular.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 323
Registrado em: 14 Out 2011, 00:00
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Valores Estranhos TPS

Mensagem não lida por RappeR »

Eu entendi, fico grato pelos esclarecimentos Carlos.

Só q é normal retirar o plug do sensor de borboleta e não acender nada no painel?
Nunca testei todos os sensores, mas pelo menos o MAP e sensor de temp ao desconectar a injeção já acende.

Edit:

Carlos, creio q tenha razao em relacao ao multimetro n esta medindo nada, nem tomadas. Vou comprar um novo e fazer as medicoes. O q ta estranho eh a luz de injecao q nao acende no painel ao retirar o plug do sensor borboleta.
Responder