Valores Estranhos TPS
- tyo
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Re: Valores Estranhos TPS
esse defeito pode ser o sensor de velocidade ou o motor de passo sujo
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
- Carlos A. Freire
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Re: Valores Estranhos TPS
Pelos valores e não tendo buracos na variação do sinal, indica que o sensor está em ordem.OctaviusAntonio escreveu:Consegui ehhhhh.... Muuuito Obrigado Carlos...
0.55 v minimo e maximo 4.33v aumento progressivo sem buracos.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Valores Estranhos TPS
faça uma pesquisa, assunto desse tipo é oque nao falta nesse forum.OctaviusAntonio escreveu:Isto quer dizer que o TPS está OK certo ?
Fiz uma experiencia....liguei o motor e mantive a rotacao que normalmente mantenho na estrada e percebi que a Rotacao oscila pelo som(na estrada a sensacao de oscilacao em movimento), mas no multimetro a tensao sempre se manteve (o que significa que o TPS está OK), ai tirei o pe do acelerador e a rotacao ficou oscilando entre 500 e 1000 RPM... é sempre quando mantenho a aceleracao...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
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Re: Valores Estranhos TPS
Boa tarde.
De repente começou umas oscilações de marcha lenta alta. Ao pesquisar no fórum, fui fuçar um pouco no sensor de borboleta. Percebi que ao retirar o plug do sensor de borboleta a luz de injeção não acende. Fui testar hoje o sensor com multimetro, espetei 3 agulhas consegui encontrar o 5V do fio cinza, encontrei o valor do 'sinal' também da borboleta fechada porém não me recordo, continuei fuçando testando com multimetro ali e aqui, daqui a pouco não dava mais resultado nenhum no multimetro, sempre 'zerado', tirei a borboleta fora, limpei, tirei cabo da bateria esperei e nada de voltar apresentar resultado no sensor.
Desisti de continuar encontrando valores, liguei o carro frio desconectei o plug do sensor e rotação ficava em torno de 1.500, 1.600. Conectava o plug e a rotação continuava igual, hora até aumentava um pouco mais. Carro começou esquentar temperatura quase no meio e a rotação estabilizou em torno de 900rpm. Porém com carro quente nada acontece ao desconectar ou conectar o plug do sensor.
Agora alguém sabe me dizer pq a luz de injeção no painel não acende ao retirar o plug? Mesmo antes de qualquer procedimento q eu tenha feito.
E pq não apresenta mais nenhum valor ao medir o sensor, será q provoquei algum curto e queimei o sensor?
Devo agora providenciar a troca do sensor, ou fazer algum outro procedimento?
Obrigado
De repente começou umas oscilações de marcha lenta alta. Ao pesquisar no fórum, fui fuçar um pouco no sensor de borboleta. Percebi que ao retirar o plug do sensor de borboleta a luz de injeção não acende. Fui testar hoje o sensor com multimetro, espetei 3 agulhas consegui encontrar o 5V do fio cinza, encontrei o valor do 'sinal' também da borboleta fechada porém não me recordo, continuei fuçando testando com multimetro ali e aqui, daqui a pouco não dava mais resultado nenhum no multimetro, sempre 'zerado', tirei a borboleta fora, limpei, tirei cabo da bateria esperei e nada de voltar apresentar resultado no sensor.
Desisti de continuar encontrando valores, liguei o carro frio desconectei o plug do sensor e rotação ficava em torno de 1.500, 1.600. Conectava o plug e a rotação continuava igual, hora até aumentava um pouco mais. Carro começou esquentar temperatura quase no meio e a rotação estabilizou em torno de 900rpm. Porém com carro quente nada acontece ao desconectar ou conectar o plug do sensor.
Agora alguém sabe me dizer pq a luz de injeção no painel não acende ao retirar o plug? Mesmo antes de qualquer procedimento q eu tenha feito.
E pq não apresenta mais nenhum valor ao medir o sensor, será q provoquei algum curto e queimei o sensor?
Devo agora providenciar a troca do sensor, ou fazer algum outro procedimento?
Obrigado
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Valores Estranhos TPS
Rapper
Não deve ter queimado nada. Mesmo porque, mesmo removendo o sensor, alguma medição indicaria voltagem. Os 5 volts no fio cinza, por exemplo.Bem como o terra no preto/amarelo.
Refaça suas medições seguindo a figura abaixo.
Talvez seu multímetro é que tenha problemas. Ou você não esteja medindo corretamente.
Abs
Não deve ter queimado nada. Mesmo porque, mesmo removendo o sensor, alguma medição indicaria voltagem. Os 5 volts no fio cinza, por exemplo.Bem como o terra no preto/amarelo.
Refaça suas medições seguindo a figura abaixo.
Talvez seu multímetro é que tenha problemas. Ou você não esteja medindo corretamente.
Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
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Re: Valores Estranhos TPS
Será Luiz, rsrsLuiz Carlos (Rio) escreveu: ↑18 Fev 2020, 18:37 Rapper
Não deve ter queimado nada. Mesmo porque, mesmo removendo o sensor, alguma medição indicaria voltagem. Os 5 volts no fio cinza, por exemplo.Bem como o terra no preto/amarelo.
Refaça suas medições seguindo a figura abaixo.
Talvez seu multímetro é que tenha problemas. Ou você não esteja medindo corretamente.
teste sensor posicao borboleta.jpg
Abs
estranho pq ao conectar o plug no sensor a rotação não baixa com carro frio e eu conheço meu carro ligando ele frio a rotação não passa de 1.100, e é o q eu disse ao conectar o plug no sensor ou desconectar nada acontece, nem luz de injeção acende
Eu vi um tópico q o Waldir dizia "cuidado para não provocar curto encostando o alfinete na massa"
O teste q eu fiz como sempre fico fuçando, encostei o négativo do multimetro no bloco do cabeçote, e o positivo do multimetro fui testando nos 3 fios do conector, uma hr apresentava valores, outra hora já não dava mais nada. Estava sempre medindo em 20V, mudei a escala pra OHMS e no visor do multimetro apresentou bateria fraca, será por isso não estava apresentando mais nenhum valor.
Mas o estranho mesmo agora é que nada resolve o problema da rotação na fase fria, mesmo com conector plugado no sensor, e ao retirar luz de injecao nao acende e antes de eu mexer nisso carro não tinha problemas a não ser andando com carro as vezes ficar pouco acelerado, mas nada q uma tuxada no acelerador não resolvesse
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Valores Estranhos TPS
Rapper
O sensor de posição da borboleta tem por função duas coisas:
- uma é indicar ao sistema de injeção de combustível a posição do pé do motorista no acelerador, para que o sistema mande combustível de acordo com a necessidade.
- a outra é indicar que o motorista não está pisando no acelerador e o motor deve permanecer na marcha lenta.
O sistema de injeção percebe que o motor está na marcha lenta quando a voltagem no sensor de posição da borboleta está com uma voltagem quase zerada (0,5 volt). Então o sistema libera o motor de passo para regular a marcha lenta. Se a voltagem estiver acima disso, o motor de passo não entra, pois o sistema entende que o motorista está pisando no acelerador. Alguns mexânicos mexem no batente da borboleta, tentando corrigir problemas de marcha lenta (como se faz nos carros carburados), afetando com isso a voltagem de repouso. Aí a marcha lenta pode variar, pois não existe o motor de passo para fazer o ajuste fino dela. Uma das coisas que eu mais gosto no EFI é a marcha lenta perfeita, coisa que nos carburados é quase impossível, pois ela varia muito com motor frio e motor quente.
Então, não é só o sensor de posição da borboleta que atua para manter a marcha lenta dentro do padrão. Tem o motor de passo.
O motor de passo depende também de outra coisa para desempenhar bem seu papel: que não haja sujeira no local onde ele atua.
Qualquer das 3 condições, voltagem alta no sensor de posição com o acelerador em repouso, motor de passo em más condições e canal de atuação do motor de passo com sujeira, pode causar problemas de marcha lenta irregular.
Abs
O sensor de posição da borboleta tem por função duas coisas:
- uma é indicar ao sistema de injeção de combustível a posição do pé do motorista no acelerador, para que o sistema mande combustível de acordo com a necessidade.
- a outra é indicar que o motorista não está pisando no acelerador e o motor deve permanecer na marcha lenta.
O sistema de injeção percebe que o motor está na marcha lenta quando a voltagem no sensor de posição da borboleta está com uma voltagem quase zerada (0,5 volt). Então o sistema libera o motor de passo para regular a marcha lenta. Se a voltagem estiver acima disso, o motor de passo não entra, pois o sistema entende que o motorista está pisando no acelerador. Alguns mexânicos mexem no batente da borboleta, tentando corrigir problemas de marcha lenta (como se faz nos carros carburados), afetando com isso a voltagem de repouso. Aí a marcha lenta pode variar, pois não existe o motor de passo para fazer o ajuste fino dela. Uma das coisas que eu mais gosto no EFI é a marcha lenta perfeita, coisa que nos carburados é quase impossível, pois ela varia muito com motor frio e motor quente.
Então, não é só o sensor de posição da borboleta que atua para manter a marcha lenta dentro do padrão. Tem o motor de passo.
O motor de passo depende também de outra coisa para desempenhar bem seu papel: que não haja sujeira no local onde ele atua.
Qualquer das 3 condições, voltagem alta no sensor de posição com o acelerador em repouso, motor de passo em más condições e canal de atuação do motor de passo com sujeira, pode causar problemas de marcha lenta irregular.
Abs
Luiz Carlos
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Re: Valores Estranhos TPS
Eu entendi, fico grato pelos esclarecimentos Carlos.
Só q é normal retirar o plug do sensor de borboleta e não acender nada no painel?
Nunca testei todos os sensores, mas pelo menos o MAP e sensor de temp ao desconectar a injeção já acende.
Edit:
Carlos, creio q tenha razao em relacao ao multimetro n esta medindo nada, nem tomadas. Vou comprar um novo e fazer as medicoes. O q ta estranho eh a luz de injecao q nao acende no painel ao retirar o plug do sensor borboleta.
Só q é normal retirar o plug do sensor de borboleta e não acender nada no painel?
Nunca testei todos os sensores, mas pelo menos o MAP e sensor de temp ao desconectar a injeção já acende.
Edit:
Carlos, creio q tenha razao em relacao ao multimetro n esta medindo nada, nem tomadas. Vou comprar um novo e fazer as medicoes. O q ta estranho eh a luz de injecao q nao acende no painel ao retirar o plug do sensor borboleta.