SENSOR DE TEMPERATURA MONZA EFI (CTS),, COMO É POR DENTRO !

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
WALDSR
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Re: SENSOR DE TEMPERATURA MONZA EFI (CTS),, COMO É POR DENTR

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A milhares de anos, num curso do SENAI.
Havia um alerta para que NUNCA abrissem um sensor de temperatura.
Pois o liquido sensitivo era de Mercúrio, altamente tóxico e corrosivo.

Agora usam pasta térmica..., que é inócua, não deixa de ser uma evolução.
Devem ter descoberto um composto bimetálico melhor para a resistência variável.

Qto a qualidade/ robustez das peças, aparenta ser coisa terceirizada Chinesa.
Mas, se fosse Indiana ou Vietnamita, quebraria só no abrir da embalagem.
Diferente da Russa, teria que tirar as rebarbas 1º, depois usar uma chave de aço titânio na remoção da peça.
V1, V2, T.O.Imagem
vrsilva
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Re: SENSOR DE TEMPERATURA MONZA EFI (CTS),, COMO É POR DENTR

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não acredito que exista sensor a base de mercúrio, pode ser termostato mas sensor não acho que tenha. O sensor do tipo pt100 é bem antigo, conceito bem antigo.
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Re: SENSOR DE TEMPERATURA MONZA EFI (CTS),, COMO É POR DENTR

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sensor de resistencia termica variavel nunca existiu de mercurio. acho que estao falando é de sensor de inclinação.... esse sim tem de mercurio, é muito facil de entender, mercurio é um metal liquido, quando atingi os 2 terminais fecha curto e aciona um dispositivo. esse sim se quebrar é um problema, e ainda é usado. muito usado nos alarme antigamente

ja resistor termico nunca existiu e nunca vai existir internamente com mercurio, senao nao seria um resistor heheheh daria curto o tempo todo e nao teria função de resistencia nenhuma.

SENAI nao ensina ninguém, conteúdo muito precário. se isso saiu do SENAI nao duvido, sei de cada uma dessa coisa que da ate medo
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Re: SENSOR DE TEMPERATURA MONZA EFI (CTS),, COMO É POR DENTR

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Trecho de um artigo de uma instituição de ensino sobre sensores de temperatura, e uma figura simplificada do principio de funcionamento:
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V1, V2, T.O.Imagem
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Re: SENSOR DE TEMPERATURA MONZA EFI (CTS),, COMO É POR DENTR

Mensagem não lida por Rafaelo »

esses exemplos nao sao de um sensor termistor, e sim um chave termica que "liga" quando atingir uma caloria especifica ou "desliga" quando sair nome disso é termostato. a unica diferença que essa chave "liga desliga" é por dilataçao termica e o mercurio é o veiculo que vai fechar o curto em uma das pontas do "sensor". nao tem nada a ver com o sensor de resistencia por variaçao termica que muda a resistencia conforme a caloria que ele recebe.

na segunda imagem que tu postou diz ali isso na descrição.

no caso dos sensores da temperatura da agua da um motor, se chama de termistor NTC (aumenta a temperatura e diminui a resistência) o mesmo é conectado a um circuito(ECU) de pull up 5V+(ref) e outra ponta do sensor ao terra, a variaçao da temperatura muda a tensao de saida. dae entra na CPU,calculos,etc...
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Re: SENSOR DE TEMPERATURA MONZA EFI (CTS),, COMO É POR DENTR

Mensagem não lida por WALDSR »

Interpretaçãoes a parte.
Foi postado para se ter conhecimento que há sensores que utilizam Mercúrio.
Seja ele como elemento principal da variação térmica, como em conjunto com materiais bi metálicos.
A aplicabilidade, seja simples (on/off) ou de monitaração, varia com a finalidade.
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Re: SENSOR DE TEMPERATURA MONZA EFI (CTS),, COMO É POR DENTR

Mensagem não lida por Rafaelo »

WALDSR escreveu:Interpretaçãoes a parte.
Foi postado para se ter conhecimento que há sensores que utilizam Mercúrio.
Seja ele como elemento principal da variação térmica, como em conjunto com materiais bi metálicos.
A aplicabilidade, seja simples (on/off) ou de monitaração, varia com a finalidade.
sim, mais fiz a correção de identificação de cada sensor pra deixa bem esclarecido, como falamos antes, nao existem sensor de mercurio que varia a resistencia por meio termico, oque existe sao dispositivos que usam o mercurio como fonte de curto(chaveamento) ja que o mesmo é metal liquido condutor. "sensor" que usa mercurio nao tem relaçao alguma com um termistor(o exemplo que foi aberto pelo Dutra). totalmente seguro abri ele.
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Re: SENSOR DE TEMPERATURA MONZA EFI (CTS),, COMO É POR DENTR

Mensagem não lida por vrsilva »

Antes de ficar discutindo isso tudo nem mesmo é preciso muito conhecimento para entender o porque não existe sensor de mercúrio. Explico:

O mercúrio como o Rafaelo bem disse é metal líquido, ou seja ele funciona como uma chave.

O que é um sensor, é um dispositivo sensível à algo, ou seja, ele detecta variações no processo ao qual ele é designado. Como o sensor PT100 ou sensor térmico de resistência variável, que conforme a temperatura muda rua resistência interna muda. Mesma coisa o sensor de posição de borboleta que varia o sinal na saída de acordo com a posição da mesma. Sensor de velocidade, varia a frequência dos pulsos de acordo com a velocidade do carro.

E o que é então esse "sensor" de temperatura de mercúrio?
Primeiro não são sensores pois não são sensíveis. Eles são atuadores, ou seja, possuem uma condição para que aconteça algo, geralmente fechar um contato, com é o caso desse atuador térmico com mercúrio, o nome disso é um termostato. Sensor de temperatura é musa coisa, exemplo são os termopares de efeito seebeck, que variam o sinal de acordo com a temperatura e não acionam nada, só são sensíveis à temperatura.

Praticamente é assim sensor só faz leitura tem como função informar, atuadores com o próprio nome diz, atuam de acordo com uma condição, pode ser temperatura, distância ou o que for.

Sensores podem trabalhar como atuadores do cestas aplicações, porém atuadores não conseguem trabalhar como sensores.

Exemplo disso é o próprio monza que usa do sensor de temperatura para acionar a ventoinha do radiador, quando nos carburado tem um atuador para fazer tal função, popularmente conhecido como cebolão.
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