dutra s a escreveu:gente bom documentario ate aqui , isso pra mim é uma aula , mas agora quero saber como atua e como é por dentro o maf , que da a temperatura do ar nos multiponto
nem todo MPFI usa MAF, nao é mais usado, sao poucos os carros atuais, bem pouco mesmo. foi substituido pelo MAP eletronico bem mais confiável,barato,sem manutençao.
sensor MAF mede a variaçao da Massa do ar, e outro sensor dentro dele mede a temperatura do ar admitido no mesmo sensor. é um termistor com o mesmo principio que o CLT. o MAF ja é pouco mais complicado, tem uma palheta geralmente platina aquecida que ao passar o ar por dentro do sensor gera uma variaçao no valor, ja que o ar esfria a resistência, mais massa de ar mais esfria o filamento de platina, menos massa mais esquenta. ja fez a experiencia de colocar o dedo molhado na ponta do aspirador? nao fica friu? e ao desligar o aspirador esquenta o dedo? pois é, mesmo principio o MAF. o termistor muda conforme a massa, um motor com carga, ou seja puxando muita massa de ar cria um deslocamento muito grande de ar e isso esfria as coisa em volta, um motor com vacuo vai puxar menos massa e aquecer novamente o sensor ja que o mesmo fica sempre aquecido eletronicamente. é basicamente isso. mais existem os MAF Coldwire, raros, so fabricados pela GM passada que caiu em desuso.
dutra s a escreveu:thermac moderno pra falar mais bonito
nao existe dispositivo thermac mais hoje... isso é coisa do passado carburador e EFI ja que esses 2 sao misturado AR e Comb no coletor. so nesses 2 sistemas.
SFI e MPFI nao precisa aquecer o ar pq a mistura acontece dentro do cabeçote ao abrir a valvula. e tambem nao tem relaçao alguma com a temperatura do ar admitido esse sistema thermac, sao 2 coisa muito distantes. ate ja tentei explicar uma vez pra um cara aqui dentro desse forum, mais pelo visto o cara nao queria entender.
"thermac" nao existe sensor é tudo mecanico. a unica funçao dele é que ele tem uma valvula termica que abre ou fecha uma porta mecanica movida a vacuo pra admitir ar quente e depois a fecha, so isso. nem fio algum, e ainda chamam de sensor, pessoal adora chamar tudo de sensor.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.