SENSOR DE TEMPERATURA MONZA EFI (CTS),, COMO É POR DENTRO !

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: SENSOR DE TEMPERATURA MONZA EFI (CTS),, COMO É POR DENTR

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:O que é um sensor, é um dispositivo sensível à algo, ou seja, ele detecta variações no processo ao qual ele é designado.
pois é sempre questiono isso, quando o pessoal fala que tudo é sensor oque nao é. por exemplo uma interruptor mecanico agora vira sensor! hehe sensor é sensor(monitoramento) oque tem de manual escrito por gente que nao tem a mínima noção em português e técnico é muito alto e acaba confundindo a cabeça do leigo, parece aquelas revistinha. sao raras as execessoes onde descriminam corretamente cada função e cada dispositivo. agente nao pode misturar as coisa, senao vira uma bagunça. nao da pra joga tudo em um saco e achar que é tudo iqual.


vrsilva escreveu:Exemplo disso é o próprio monza que usa do sensor de temperatura para acionar a ventoinha do radiador, quando nos carburado tem um atuador para fazer tal função, popularmente conhecido como cebolão.
é verdade, chamado de termostato (cebolão) para os mecanicos cozinheiros rsrsr. termo vem do termico, stato vem do atuador. pressostato é iqual porem por efeito mecanico(pressostato variação de pressao AC-compressores-etc)
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: SENSOR DE TEMPERATURA MONZA EFI (CTS),, COMO É POR DENTR

Mensagem não lida por dutra s a »

eu vou é fazer um ohc n20 a ar como nos fuscas ............ dai nao preciso ficar com medo de apertar algo porque tem o mercurio,pasta termica, polvora, chumbo............. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

gente bom documentario ate aqui , isso pra mim é uma aula , mas agora quero saber como atua e como é por dentro o maf , que da a temperatura do ar nos multiponto , thermac moderno pra falar mais bonito rsrsrsr

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: SENSOR DE TEMPERATURA MONZA EFI (CTS),, COMO É POR DENTR

Mensagem não lida por Rafaelo »

dutra s a escreveu:gente bom documentario ate aqui , isso pra mim é uma aula , mas agora quero saber como atua e como é por dentro o maf , que da a temperatura do ar nos multiponto
nem todo MPFI usa MAF, nao é mais usado, sao poucos os carros atuais, bem pouco mesmo. foi substituido pelo MAP eletronico bem mais confiável,barato,sem manutençao.

sensor MAF mede a variaçao da Massa do ar, e outro sensor dentro dele mede a temperatura do ar admitido no mesmo sensor. é um termistor com o mesmo principio que o CLT. o MAF ja é pouco mais complicado, tem uma palheta geralmente platina aquecida que ao passar o ar por dentro do sensor gera uma variaçao no valor, ja que o ar esfria a resistência, mais massa de ar mais esfria o filamento de platina, menos massa mais esquenta. ja fez a experiencia de colocar o dedo molhado na ponta do aspirador? nao fica friu? e ao desligar o aspirador esquenta o dedo? pois é, mesmo principio o MAF. o termistor muda conforme a massa, um motor com carga, ou seja puxando muita massa de ar cria um deslocamento muito grande de ar e isso esfria as coisa em volta, um motor com vacuo vai puxar menos massa e aquecer novamente o sensor ja que o mesmo fica sempre aquecido eletronicamente. é basicamente isso. mais existem os MAF Coldwire, raros, so fabricados pela GM passada que caiu em desuso.
dutra s a escreveu:thermac moderno pra falar mais bonito
nao existe dispositivo thermac mais hoje... isso é coisa do passado carburador e EFI ja que esses 2 sao misturado AR e Comb no coletor. so nesses 2 sistemas.


SFI e MPFI nao precisa aquecer o ar pq a mistura acontece dentro do cabeçote ao abrir a valvula. e tambem nao tem relaçao alguma com a temperatura do ar admitido esse sistema thermac, sao 2 coisa muito distantes. ate ja tentei explicar uma vez pra um cara aqui dentro desse forum, mais pelo visto o cara nao queria entender.

"thermac" nao existe sensor é tudo mecanico. a unica funçao dele é que ele tem uma valvula termica que abre ou fecha uma porta mecanica movida a vacuo pra admitir ar quente e depois a fecha, so isso. nem fio algum, e ainda chamam de sensor, pessoal adora chamar tudo de sensor.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SENSOR DE TEMPERATURA MONZA EFI (CTS),, COMO É POR DENTR

Mensagem não lida por vrsilva »

Meu thermac está com o diafragma furado, e estava estragando minha marcha lente, simplesmente isolei ele, e não está fazendo falta alguma...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 323
Registrado em: 14 Out 2011, 00:00
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: SENSOR DE TEMPERATURA MONZA EFI (CTS),, COMO É POR DENTR

Mensagem não lida por RappeR »

Boa noite galera..

Tive a ignorância de quebrar pela segunda vez o segundo sensor de temperatura, rsrs..

Fiz a limpeza do sistema de arrefecimento, comprei 4L de água desmineralizada + 3L de Aditivo Urba. Fui colocando a água e logo fui fazer a sangria, coloquei o sensor e apertei mais do q deveria, logo deu no mesmo resultado do amigo dutra. Amanhã irei comprar uma nova, me recomendam alguma marca? Tem alguma numeração para comprar ou é padrão para todos os monza de 92 à 96?

Obrigado..
Avatar do usuário
Felipe Lichirgu
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 142
Registrado em: 20 Jan 2013, 00:45
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: SENSOR DE TEMPERATURA MONZA EFI (CTS),, COMO É POR DENTR

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

RappeR escreveu:Boa noite galera..

Tive a ignorância de quebrar pela segunda vez o segundo sensor de temperatura, rsrs..

Fiz a limpeza do sistema de arrefecimento, comprei 4L de água desmineralizada + 3L de Aditivo Urba. Fui colocando a água e logo fui fazer a sangria, coloquei o sensor e apertei mais do q deveria, logo deu no mesmo resultado do amigo dutra. Amanhã irei comprar uma nova, me recomendam alguma marca? Tem alguma numeração para comprar ou é padrão para todos os monza de 92 à 96?

Obrigado..

Boa Noite RappeR,

O sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do Monza é padrão à todos modelos (motorização, combustível, ano/modelo) de Monza/ Kadett/ Ipanema.

A referência, original GM, dele é '93.247.291'. Tem Delphi, que não me lembro a referência. E o MTE, que é o '4050'.

Conselho meu, se puder compre Delphi. É uma peça de baixo custo e não compensa economizar poucos $$$$. srsrsrrsrssrsrsr

Mas enfim, não aperte muito esse componente, basta encostar um pouco. Se apertar demais quebra mesmo, já quebrei vários mas agora não mais. srsrrs Eles quebram por serem encapsulados de latão, que é muito maleavel em relação a carcaça do termostato que é de alumínio. E pela diferença de material, quebra mesmo.


Espero ter ajudado.


Att.,


Felipe Lichirgu.
FelipeLichirgu
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: SENSOR DE TEMPERATURA MONZA EFI (CTS),, COMO É POR DENTR

Mensagem não lida por dutra s a »

perai felipe rsrsr, tem certeza que todos sao iguais pra todos os modelos ? carburados , efi e multipontos ? se for , me desculpe , mas nao reparei detalhadamente nisso.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 323
Registrado em: 14 Out 2011, 00:00
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: SENSOR DE TEMPERATURA MONZA EFI (CTS),, COMO É POR DENTR

Mensagem não lida por RappeR »

Felipe Lichirgu escreveu:Boa Noite RappeR,

O sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do Monza é padrão à todos modelos (motorização, combustível, ano/modelo) de Monza/ Kadett/ Ipanema.

A referência, original GM, dele é '93.247.291'. Tem Delphi, que não me lembro a referência. E o MTE, que é o '4050'.

Conselho meu, se puder compre Delphi. É uma peça de baixo custo e não compensa economizar poucos $$$$. srsrsrrsrssrsrsr

Mas enfim, não aperte muito esse componente, basta encostar um pouco. Se apertar demais quebra mesmo, já quebrei vários mas agora não mais. srsrrs Eles quebram por serem encapsulados de latão, que é muito maleavel em relação a carcaça do termostato que é de alumínio. E pela diferença de material, quebra mesmo.


Espero ter ajudado.


Att.,


Felipe Lichirgu.

Amigo, Obrigado pela ajuda..

Comprei um hoje da marca Delphi.. Coloquei e parece estar tudo tranquilo..

Um abraço, vlw..
Responder