SENSOR TPS

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
GLESTONY
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 26
Registrado em: 05 Out 2013, 00:37
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

SENSOR TPS

Mensagem não lida por GLESTONY »

:( Salve pessoal! bem, mais uma vez peço ajuda aos companheiros do Monza clube a me ajudarem com dificuldades que estou tendo para deixar meu Monza em condições favoráveis de funcionamento. Ocorre que eu já estava prestes a enviar meu sensor de fluxo de ar para o Rafael Bakker reparar e eu ver sanado o problema com injeção e tal. Dai um amigo meu que sabia do suposto problema com o fluxo no Monza, me apresentou um companheiro dele (gaúcho), preparador de motores e conhecedor de problemas com o motor MPFI dos monsas, que morava no Sul e que recentemente mudou se aqui para Goiânia. Este parceiro se propôs a fazer um checape no Monzão dizendo que por vezes o problema em questão era apenas falta de regulagem ou mal aterramento da central ou mesmo do próprio sensor ( algo que não encontrei por entre os mecânicos que procurei aqui em Goiânia, e olha que andei a busca, foram muitos mesmo, a maioria deles nem se quer olhavam para o motor dizendo que este motor e canseira, injeção burra e tal, outros desconheciam completamente os parâmetros para fazer a medição nos sensores). Pois bem, assim que ele ficou diante do motor fez com que ele desse partida, havia uma semana que eu mal conseguia fazer isso e quando ele pagava não saia do lugar, morrendo assim que eu acelerava para sair o motor perdia força e apagava, um desgaste mesmo. Saímos então rumo a casa do gaúcho para que lá ele pudesse trabalhar no carro com melhor condições. Ainda que o endereço dele fosse próximo ao bairro em que morro foi bem difícil, pois o carro apagou varias vezes e em uma dessas não quis funcionar mais. O gaúcho disse naquele momento que nuca tinha pego um MPFI com tamanha dificuldades e problemas. Ali na rua mesmo com os recursos que tínhamos em mãos, uma chave de fenda e uma Philips, logo me disse que a questão agora era de ignição, ainda que a a injeção estivesse sendo bloqueada. A pós ele conferir bomba de combustível e centelhas o gaúcho pediu para trocamos a tampa do distribuidor, pois o carvão da que ali estava não esta perfeito. verificou as velas e condenou as também, as que ali estavam eram de monza carburado e segundo ele ocasiona falhas na central. disse tambem que tinha dois cabos de velas conectados de modo invertido ( pouco tempo atras eu comprei velas e cabos novos seguindo orientação de um mecânico que trabalha no Monza para mim). Feito ajustes preliminares apos esta ultima pane o carro funcionou de novo e então seguimos rumo a casa do gaúcho. Dali pra frente o gaúcho ficou entusiasmado com o funcionamento do motor, que segundo ele estava ótimo, e ainda brincou que estava melhor que de seu Vectra ( o gaúcho tem um Vectra com motor mpfi com o mesmo sistema de fluxo de ar). Paramos na porta do gaúcho para abrir o portão e em seguida o carro deu pau de novo. Mexe aqui, mexe ali, e o carro deu partida novamente. Deixei o carro com o gaúcho e fui trabalhar. horas depois ele me ligou com informações sobre o carro e tal. M e disse apos medir cada sensor foi verificado que o TPS não configurava dentro dos parâmetros necessários para o bom funcionamento do motor, talvez dai visse a questão que tenho com marcha lenta, falta de partida e tal. Beleza, pensei, compro a peça e resolvo parte significativa do problema que tenho com o funcionamento do Monzão e parto para as fase seguintes de restauração da maquina. Que nada, fiquei um tanto sem animo após este ultimo diagnostico, uma vez que "varri" as lojas aqui em Goiânia a procura do tal tps e nada de encontrar para comprar e os vendedores me dizendo " se encontrar só na internet e pode preparar o bolso" nem mesmo nos ferros velhos, inclusive com um camarada que trabalha só com desmonte de monzas eu consegui a peça, Mesmo no mercado livre eu encontro tps para motos de Monza mpfi. Pensem que situação?! Fico agora num beco sem saída... Por favor gente quem poder que me ajude com isso, se alguém sabe onde posso encontrar tal sensor aguardo ansioso. Quero muito restaurar o carro mas confesso que esta ficando difícil mesmo, sobretudo pelo fato de ser tão complicado com esse motor mpfi e sistema lê jetronic. Abraço a todos.
"O homem chega à sua maturidade quando encara a vida com a mesma seriedade que uma criança encara uma brincadeira."
Nietzsche
WALDSR
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 619
Registrado em: 28 Abr 2012, 14:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SENSOR TPS

Mensagem não lida por WALDSR »

Veja se a numeração é: Bosch: 0.280.122.001
Se for, é igual a do KDT GSi.
É um pouco ruim de se achar a original, mas tem similar que da conta.
V1, V2, T.O.Imagem
GLESTONY
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 26
Registrado em: 05 Out 2013, 00:37
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SENSOR TPS

Mensagem não lida por GLESTONY »

Que pena, não é de igual numeração aqui é "0 280 120 316". Me lembro agora de um vendedor ter dito que o sensor do Monza 4 bicos não saiu paralelo, por isso também dificulta encontrar. Obrigado pela dica. Sera mesmo que não tem como adaptar outro no lugar?!
"O homem chega à sua maturidade quando encara a vida com a mesma seriedade que uma criança encara uma brincadeira."
Nietzsche
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: SENSOR TPS

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

talvez a diferença de numeraçao seja apenas de conector.
se a parte de encaixe e acionamento mecanico for igual,compra e veja como faz com o conector.

estava olhando no catalogo da bosch e existe o de numero 0 280 120 314.
e o de numero 0 280 120 300.
os 02 usados em carros da fiat e parecidos fisicamente.
pega o seu e vai em uma loja com o mecanico e compara eles visualmente se encaixa e funciona no seu carro.

meu irmao tem uma ford explorer e eu ja adaptei o sensor map dela,pois nao encontrava o original.
coloquei da courier e era somente os conectores diferentes.
ate o da marcha-lenta estamos querendo colocar da courier,pois a dela nao se encontra.
sao peças perecidas fisicamentes,se tem diferença de conector,fica mais façil fazer funcionar do que ficar com o carro falhando e parado.

ou veja em sites estrangeiros

http://www.autopecas-online.pt/666766-bosch
http://www.pecasauto24.pt/bosch-666766.html

espero ter ajudado amigo :smt023
GLESTONY
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 26
Registrado em: 05 Out 2013, 00:37
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SENSOR TPS

Mensagem não lida por GLESTONY »

:) Sim camarada! só o fato de me dar um retorno aqui já é muito significativo. Obrigado mesmo. Fico estimulado vou verificar conforme suas dicas e em seguida digo como foi tudo.
"O homem chega à sua maturidade quando encara a vida com a mesma seriedade que uma criança encara uma brincadeira."
Nietzsche
WALDSR
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 619
Registrado em: 28 Abr 2012, 14:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SENSOR TPS

Mensagem não lida por WALDSR »

Tem este conjunto TBi + Sensor TPS, no ML:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 8b2272-_JM
V1, V2, T.O.Imagem
GLESTONY
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 26
Registrado em: 05 Out 2013, 00:37
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SENSOR TPS

Mensagem não lida por GLESTONY »

:smt005 cara! é o mesmo formato, resta saber se faz leitura no Monza mpfi. Dai vou tentar encontrar a peça tendo por referencia o Kadett mesmo e caso não consiga irei pegar este do anuncio junto com o coletor. Valeu.
"O homem chega à sua maturidade quando encara a vida com a mesma seriedade que uma criança encara uma brincadeira."
Nietzsche
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: SENSOR TPS

Mensagem não lida por arnaldo silva »

no meu mpfi, usei um do Astra, Vectra, outros que tentei, realmente não deu regulagem. Essa numeração que você tem, é o mesmo do kadett gsi. Tenho um do kadett gsi que comprei para retirar o motor.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Responder