Central de Injeção e Memória.

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Central de Injeção e Memória.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se a UCE é a mesma, porque há códigos diferentes, não só para o Kadett, mas também para o Monza?
Eu não tenho certeza, mas penso que algumas centrais para veículos básicos não deve ter o circuito eletrônico para os acessórios ou opcionais. Ou seja, tem os pinos no módulo mas não há o circuito interno. Isso é apenas uma suposição, pela diferença de códigos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Central de Injeção e Memória.

Mensagem não lida por frfavoreto »

Carlos, até onde sei o código da UCE é referente à memória que ele traz consigo de fábrica.

Pode ser que tenha algum código "menos conhecido" que se refira à versão do hardware, geralmente isso é decorrente de atualizações do firmware ou substituição de um componente defeituoso do projeto inicial na linha de produção. Porém neste caso o sistema costuma ser retro-compatível.

Isso é muito comum por exemplo em placas-mãe de computadores, costuma ter várias versões de um mesmo modelo mas todas possuem exatamente a mesma pinagem e funções, o que muda é o projeto interno apenas.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Central de Injeção e Memória.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Faz sentido.

Então uma UCE para veículos sem A/C por exemplo, ao ser colocada em um outro veículo com A/C, este terá o sistema monitorado, desde que a memória seja a mesma para veículos com A/C?

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Central de Injeção e Memória.

Mensagem não lida por Rafaelo »

isso ae Carlos.

como explicamos acima. o codigo é so pra identificar a memoria e nao a ECU. o hardware é mesmo, isso se chama economia de produção, ate o conector é tudo iqual. a maquina que monta é a mesma, o projeto PCB é o mesmo monza/kadett malha aberta. agora se tu me dizer malha fechada multec 700(corsa e espero) ae sim muda, pq tem mais componentes la dentro que nao tem nos malha aberta.

ficaria estranho um catalago identificando a memoria e nao a ECU. ate pq se fosse descriminar por memoria nao faria sentido algum, entao colocam sendo a peça como um todo(ECU).

podem abrir uma ECU 2.0 AT alcool e uma ECU 1.8 gasolina vao ver que é exatamente a mesma. so mudando a programaçao(firmware)

ja imaginaram fazer.
uma ECU pra motores com AC
outra pra motores nao AC
outra pra 1.8
outra pra AT

a empresa iria a falencia assim. é mais facil mudar apenas a programaçao da memoria e usar o mesmo hardware pra todas
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Felipe Lichirgu
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 142
Registrado em: 20 Jan 2013, 00:45
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Central de Injeção e Memória.

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

Meus Caros,


De primeira mão, agradeço a colaboração de todos vocês, pois as informações me foram úteis.


Instalei a memória (5999-AYMM) na ECU (7399-BAZZ) e o carro funcionou perfeitamente (marcha lenta, luz de marcha ascendente, temperatura de trabalho do motor, acionamento da ventoinha, dentre outros, tudo normal).

Na verdade, eu até tinha a informação de o hardware da ECU ser, vamos dizer, "padrão" aos veículos da família GM-EFI, mas enfim, eu necessitava de uma confirmação mesmo.

Agradeço novamente.


Att.,

Felipe Lichirgu
FelipeLichirgu
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Central de Injeção e Memória.

Mensagem não lida por frfavoreto »

Há 20 anos atrás um projeto e fabricação de um hardware desses custava a partir de 10 milhões de dólares. Hoje em dia com a maior flexibilidade dos processadores esse custo é mais baixo, por volta de uns 100 a 200 mil dólares. Para baratear os custos de produção tem que fabricar lotes muito grandes para que cada unidade saia a um preço mais em conta, como tudo na indústria, por isso isso é tudo igual.

Se você reparar as placas desses smartphones atuais, diversos aparelhos de marcas diferentes são exatamente iguais em hardware, mudando apenas a interface com o usuário (botões e conexões) e o software. TVs são a mesma coisa...Tem que ser assim, senão seria muito mais caro do que é.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Central de Injeção e Memória.

Mensagem não lida por Rafaelo »

frfavoreto escreveu:Há 20 anos atrás um projeto e fabricação de um hardware desses custava a partir de 10 milhões de dólares. Hoje em dia com a maior flexibilidade dos processadores esse custo é mais baixo, por volta de uns 100 a 200 mil dólares. Para baratear os custos de produção tem que fabricar lotes muito grandes para que cada unidade saia a um preço mais em conta, como tudo na indústria, por isso isso é tudo igual.

Se você reparar as placas desses smartphones atuais, diversos aparelhos de marcas diferentes são exatamente iguais em hardware, mudando apenas a interface com o usuário (botões e conexões) e o software. TVs são a mesma coisa...Tem que ser assim, senão seria muito mais caro do que é.
exato. e se reparar em alguns casos, o projeto do PCB de um produto "menos luxuoso" pro "mais luxuoso" sendo o mesmo produto, se nota claramente as trlhas/ilhas/pads/etc,etc sem componente SMD. mais esta la. e alguns caso onde so muda a logica(programaçao) é exatamente a mesma peça.

em informatica é assim, telefonia, automotiva como painel de instrumento,ECU,etc.

---------------------

hoje tu monta um injeçao eletronica original de projeto tudo do zero e alta tecnologia com baixo custo. fabricar um PCB com qualidade industrial é uma realidade muito acessivel pra nos, imagina pra empresa. como falei em outro topico. hoje tem saida pra tudo, é so o cara parar pra olhar e analisar oque se tem hoje em sua volta. isso que estamos no brasil rsrsrs

querem um exemplo? estou projetando um painel de instrumento totalmente original sem adaptaçao de aplicação original pra meu monza e pela exigencia da tecnologia que o carro ja possui - vai desde programaçao - fabricaçao PCB CNC/verniz/screen/etc - estojo/mascara em ABS em 3D feito por maquina, acetato feito em empresas especial. ou seja tudo tudo partido do zero e com qualidade industrial. projeto feito em computador com alta tecnologia inclusive com simuladores, uso 4 software um cada um pra uma funçao(eletronica,mecanica,programaçao,acabamento). me pergunte se a 5 anos atras poderia fazer isso? nunca!

so pra ter uma ideia o custo do AVR microcontrolador pro painel eletronico, so sai 35,00 e ele é aberto.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Danieldsa15
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 02:49
Cidade: Betim
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GL
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Central de Injeção e Memória.

Mensagem não lida por Danieldsa15 »

Já comprei 2 centrais do monza no ferro velho, uma 1.8 gasolina com a placa queimada e uma 2.0 álcool que estava Ok! Tirei a memória da 1.8 e instalei na 2.0 para ter uma ECU de reserva! A placa é a mesma, não vi diferença nenhuma entre uma e outra!
Responder