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monza acelerado

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.

monza acelerado

Mensagempor Rennan monza 500EF » 28 Ago 2013, 10:30

Bom dia pessoal do forum.
Venho por meio desse topico pedir lhes uma ajuda.
E que o meu monza esta com um problema que ja esta tirando o meu sono.
Quando eu o ligo de manha ele fica acelerado(sei que isso e nomal em carros injetados) pois o meu fica acelerado constantemente e so volta ao normal se eu o deixar esquentar e o desligar e ligalo novamente obs:(ja troquei o sensor de temperatura aquele que vai no tubo de antimonio,sensor de posicionamento da borboleta e ate limpei o corpo (tbi) com car 80)
O que mas devo fazer?
obrigado desde ja possoal
Ha o meu monza e o 500ef
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Re: monza acelerado

Mensagempor 500EF » 28 Ago 2013, 11:40

Opa... Mais um 500EF no fórum! Seja bem-vindo!

Depois faça um tópico com fotos do carro na seção correta.

Ele fica acelerado em que rotação?

Já verificou se não tem nenhuma entrada falsa de ar (várias mangueiras ligadas ao coletor e TBI, hidrovácuo, etc)?

Já regulou a lenta dele pelo parafuso que fica perto da borboleta?

Quantos l/h o seu computador de bordo marca com ele na lenta, depois de aquecido?
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Re: monza acelerado

Mensagempor Rennan monza 500EF » 01 Set 2013, 17:57

Obrigado pela saudação Eduardo.
pode deixar que vou postar as fotos.
Quando eu o ligo de manhã ele chega a 1500 giros.
ha e achei uma mangueira do avanço desconectada e consegui regular a lenta por esse parafuso que vc falou.
Ele ta marcando 1,3 oscilando para 1,4 no computador de bordo mas as vezes e lenta fica oscilando um pouco.
o que devo fazer?
estou pensando em mandar o monzão para uma oficina especializado em injeção para acabar com essa dor de cabeça.
E as vezes ele vira pesado mas já marquei com meu mecânico para regularizar isso.
vlw
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Re: monza acelerado

Mensagempor 500EF » 02 Set 2013, 10:54

Girar pesado pode ser ponto errado, hein? Isso aí é fácil de medir com pistola de ponto e verificação das marcações das polias do motor e do comando.

Velas, rotor e tampa do distribuidor estão em dia? Filtro, pressão e vazão da bomba de gasolina também?

Agora, essa injeção precisa de pouco equipamento e muita paciência para encontrar os defeitos.

Com um simples mulltímetro você mede todos os sensores para ver se os valores encontrados estão de acordo com a tabela (se procurar manual de le-jetronic, acha fácil no google). Mas ela não tem como ser lida por scaner.

Então, se eu fosse você, depois de mandar conferir o ponto da correia dentada (marcações das polias) e o de ignição (pistola), eu arrumaria um multímetro (tem até uns amarelinhos que são baratinhos e resolvem) e mediria em casa mesmo. Se levar em "alficina ispicializada", é perigoso sair pior do que entrou. Começam a fuxicar aqui e ali para mascarar o defeito, ao invés de resolvê-lo.

Uma peça vital para o funcionamento deste motor é o sensor de vazão, que fica na caixa do filtro de ar. Ele tem uma palheta que se movimenta com a passagem de ar para o motor (seu pé direito) e uma trilha com resistência variável. Tem um cara aí do RJ que é famoso por dar manutenção neste sensor. Normalmente uma revisão dele custa coisa de 300 mangos.

Outro que é barato e costuma atrapalhar bem o funcionamento é o sensor de temperatura da água (plug azul que fica na válvula termostática, do lado esquerdo do motor, olhando pela frente do carro). Esse custa uns 15 a 20 reais e é bem fácil de trocar em casa mesmo. Se não me engano, precisa de uma chave 19.

Se depois de eliminar a hipótese de todos os sensores estarem ok ainda continuar com funcionamento estranho, aí tem que revisar o sensor de vazão de ar mesmo...
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Re: monza acelerado

Mensagempor Rennan monza 500EF » 03 Set 2013, 01:53

Eduardo bom dia.
Já acertei o ponto fico joia,e todas as peças estão em dia.
E já substitui o sensor de temperatura desde o inicio achado ser a causa do problema e não mudou em nada.
Ha e sabe este cara que vc disse ser aqui do RJ que é famoso por fazer a manutenção deste sensor por um acaso vc teria o endereço dele ou telefone para que eu possa entrar em contato com ele?
Vou compra o multímetro e revisar os valores dos sensores.
Você teria os valores dos sensores ai disponível com você?
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Re: monza acelerado

Mensagempor 500EF » 03 Set 2013, 10:11

Manual Le-Jetronic (o 500EF não tem o módulo EZK): http://www.4shared.com/zip/6j19cHgg/Man ... furl=d1url

Contato para manutenção no sensor de vazão de ar: http://transporte-veiculo.mercadolivre. ... utenco-_JM
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Re: monza acelerado

Mensagempor Rennan monza 500EF » 05 Set 2013, 01:18

Eduardo muito obrigado pela informação já liguei para o rapaz da loja e ele me disse que vai me passar o endereço da loja e eu mesmo vou levar a peça para ser restaurada.
Ele me garantiu que me entrega e peça um 2 dias no máximo como se fosse zero bala com garantia de 6 meses.
Ha e depois posto informações de como ficou o monzão com a peça nova.
Pow não consegui baixar o manual Le-Jetronic.
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Re: monza acelerado

Mensagempor 500EF » 05 Set 2013, 08:46

Rennan monza 500EF escreveu:Eduardo muito obrigado pela informação já liguei para o rapaz da loja e ele me disse que vai me passar o endereço da loja e eu mesmo vou levar a peça para ser restaurada.
Ele me garantiu que me entrega e peça um 2 dias no máximo como se fosse zero bala com garantia de 6 meses.
Ha e depois posto informações de como ficou o monzão com a peça nova.


Já revisei o do meu carro com ele. ;)

Pow não consegui baixar o manual Le-Jetronic.


Qual a mensagem de erro? Eu baixei aqui novamente só para testar e deu tudo certo.

Mas acho que você precisa fazer um cadastro (coisa simples, tipo email e senha) no 4shared para ter acesso aos downloads gratuitos.

E vale a pena. Este manual aí é bem ilustrado.
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Re: monza acelerado

Mensagempor Rennan monza 500EF » 01 Out 2013, 09:43

Bom dia Eduardo.
ja consertei o senser de fluxo de ar e ficou show
Ta redondinho e ficou em 300,00 pila.
Mas eu ainda estou com um problemimha.
E que quando eu o ligo de manha ele fica acelerado(sei que isso e normal em carros injetados).
Mas mesmo depois de quente ela nao baixa,so baixa se eu desligar o carro e ligalo novamente
Ha ele ta marcando 950/1000 giros.
Obrigado desde ja.
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Re: monza acelerado

Mensagempor DiouAngells » 05 Mar 2014, 12:39

Estou com o mesmíssimo problema do Renan, quando ligo o carro está que é uma beleza o giro lá em 1000, porém se dou uma aceleradinha ele fica nos 1250/1500 e não cai mesmo ficando muito tempo ligado, porém se eu o desligo e ligo ele volta pra 1000. =( Alguém já passou por isso?
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Re: monza acelerado

Mensagempor RBMartins » 05 Mar 2014, 12:51

Meu carro ficou com este sintoma, era culpa do uso de combustivel pessimo que sujo pra caramba a Tbi e entupio tanto o bico injetor que quase queimou ele
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Re: monza acelerado

Mensagempor DiouAngells » 05 Mar 2014, 13:12

RBMartins escreveu:Meu carro ficou com este sintoma, era culpa do uso de combustivel pessimo que sujo pra caramba a Tbi e entupio tanto o bico injetor que quase queimou ele


O estranho é que meu tbi foi limpo a menos de 1 mês e o bico injetor foi trocado há 3 semanas =/
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Re: monza acelerado

Mensagempor RBMartins » 05 Mar 2014, 14:11

DiouAngells escreveu:
RBMartins escreveu:Meu carro ficou com este sintoma, era culpa do uso de combustivel pessimo que sujo pra caramba a Tbi e entupio tanto o bico injetor que quase queimou ele


O estranho é que meu tbi foi limpo a menos de 1 mês e o bico injetor foi trocado há 3 semanas =/


veja o que foi dito a respeito pelo nosso amigo Waldir:

waldir escreveu:DICAS PARA DIAGNOSTICAR DEFEITOS NOS “E F I”

(Verifique primeiramente os fusíveis correspondentes e carga de bateria)

MARCHA LENTA ALTA – ACELERADO
Verificar Motor de Passo IAC; Sensores CTS, TPS; Entradas Falsas de Ar na região do Corpo de Borboleta ou no Eixo da Borboleta; Eixo de Borboleta emperrado.


outra coisa que eu recomendaria vc fazer é mudar de posto de combustivel, as vezes é ele seu problema :mrgreen:
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Re: monza acelerado

Mensagempor 500EF » 06 Mar 2014, 08:42

O mais comum é entrada falsa de ar.

Verifiquem mangueiras rasgadas ou mal encaixadas, canister, etc. ;)
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