Será que consigo aposentar o módulo Hey???

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Fernando Freitas
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 16
Registrado em: 05 Fev 2012, 14:34
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Será que consigo aposentar o módulo Hey???

Mensagem não lida por Fernando Freitas »

Vrsilva. Cara essa idéia de mudar o módulo de lugar achei legal!!! Vou dar uma analisada nisso e com certeza fazer, pois realmente concordo o lugar que inventaram de por ele é muito f*%$!!! Lá esquenta demais... Agora em questão de colocar Megasquirt não é má idéia. mas aí acho que já é muito investimento por causa de um HEI como você falou aí Rafaelo... Eu vou ver aqui para mudar ele de lugar mesmo, para melhorar o rendimento dele aki...

Quando comprei esse carro, sou 2º dono dele, o primeiro dono era um médico, mas daqueles meio relaxado deixava o carro começar dar muito problema para mandar arrumar... Isso é questão do dono do carro deixar fazer isso... Nada que manter uma manutenção em dia não resolva como eu fiz e é muito difícil de me incomodar ele... O que mais incomoda é esse danado do modulo HEI e de vez em quando, os atuadores de embreagem dele (hidráulico)... Quando comprei ele o bicho usava um HEI Delphi original tudo blz foi o que mais durou. Ele deu problema de distribuidor foi a bobina impulsora, e foi trocado cabo de vela e tudo, ai começou o martírio de módulo HEI durar máximo 1 ano. Depois que me apresentou problema no alternador, pois o alternador original do Espero é o Delco Remy e vivia queimando alguma coisa nele e, cada conserto nele era no mínimo R$600,00 até que mandei trocar por um alternador Bosch (o miolo dele, carcaça do Remy), acabou o problema só que ai começou a vim o módulo HEI queimando. Já mandei em auto elétrica para conferir o regulador de voltagem tudo tudo e está tudo normal. Não tem fuga de centelha nos cabos e nem da bobina.

Aí semana passada eu tive que trocar o módulo, pois fui sair no domingo para ir passear e quem disse que pegava... Nem com reza braba pegava. Como já sei o sintoma dele quando vai queimar ele começa a puxar o conta giros no painel quando vai dar partida, na hora que vira a chave na partida o ponteiro dá um pulo lá no 1000rpm e volta no zero até pegar o motor. Aí como já tinha certeza absoluta que era ele fui lá troquei e dei partida e funcionou. Coloquei um Magneti Marelli (um reserva que sempre tenho no carro).

Então analisando o que coloquei aqui, o que pode ser alternador com amperagem muito forte???? Se eu não me engano é um 90A ou é bateria, sei lá. Baterias sempre coloquei 70A por ser um carro que tem muitos acessórios elétricos...
Daewoo Espero... Uma Lenda... Uma História...
_______________________________________
DAEWOO ESPERO DLX 2.0 8V 110CV 95/95
Imagem
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Será que consigo aposentar o módulo Hey???

Mensagem não lida por vrsilva »

Faça uma limpeza nos aterramentos, se o motor do espero seguir a mesma montagem do Monza são 3 aterramentos, um em cima do farol do lado do motorista, outro no bloco do lado do cambio e outro no alternador... E acho que ainda tem mais um no cabeçote...
Retire os parafusos e faça uma limpeza, depois jogue um pouco de WD pra proteger contra oxidação e reaperte novamente, só o ato de soltar e reapertar deve resolver, mas já que vai mexer uma limpeza é sempre bom...

O meu estava com aterramento ruim, deixando o painel doido, ao ligar faróis o ponteiro de combustível caía e o de temperatura subia... Ficava tudo doido... era aterramento do painel...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
thiagocps
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 70
Registrado em: 25 Out 2014, 23:40
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Será que consigo aposentar o módulo Hey???

Mensagem não lida por thiagocps »

Rafaelo escreveu: 02 Ago 2013, 11:25 Sem dúvida está com algum problema, térmico ou elétrico. Eles são sensíveis já que são projetos antigos e já foram mal projetados desde lá, não teve isolação térmica e elétrica, infelizmente quem usa tem esse problema, e qualquer variação pifa. Se estiver tudo ok não queima tão fácil assim não...

A solução para o teu caso:
A - arrumar isso
B - trocar a ECU por uma Megasquirt americana original montada MS2.

Colocar uma ECU OEM vai gerar adaptaçao, teu motor não tem roda fônica...




Essa idéia do Vinicius é excelente. Para quem não sabe, o fabricante e desenvolvidos do HEI não é a GM e sim a Rochester, a GM pediu a Rochester um kit de alta tensão e saiu o HEI. O mesmo originalmente a proposta foi usar nos motores americanos V8 distribuidor nos anos 1978-1984... e precisava de algo forte. 8 cil + distribuidor = queda altíssima na tensão de entrega...

Pois bem, esse mesmo projeto foi adaptado ao 'Monza' na Multec 700 e não mudou. Lá fora é comum também queimar pelas mesmas causas que aqui, procurem ai na net que vocês vão ver :smt023 . O pessoal aloca ele em outro ponto e se termina os problemas.


Falando em ECU prog, a Megasquirt 2 seria a melhor para essa aplicação original, só tem um problema, o custo e achar um profissional qualificado para isso, e o custo dela não é um brinquedo, é coisa bem séria. Hoje está uns 1700,00 nova, fora a MO para fazer a instalação original, sem adaptação é algo muito específico. O produto oferece isso, basta o profissional saber :)

Sim, com ela é possível instalar de forma original sem adaptação usando todos os periféricos originais do carro e motor, relê, sensores, configuração de eng de motor, TUDO, sem gambiarra, sem alterar o projeto original do motor. A única coisa que vai precisar é tirar o distribuidor HEI e colocar um sem HEI de Monza mesmo ou Kadett GSI hall, e uma bobina ign do mesmo. Fazer a elétrica ECU + motor + elétrica original do carro e configurar a ECU. Eu acho muita coisa só para isso (HEI queimando...) mais é uma opção... Eu partiria para o mais fácil que é tentar alocar o HEI em outro ponto e arrumar algum problema que ela tenha.

Boa noite Rafaelo, vi na sua assinatura que tem injeção preparada para o Monza EFI? Como seria isso? Você mesmo instala é desenvolve o sistema? Fica na faixa de quanto?
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Será que consigo aposentar o módulo Hey???

Mensagem não lida por mspagiari »

O módulo HEI não é o único problema, é um conjunto, tem a bobina impulsora, bobina, tampa do distribuidor, e até o distribuidor.

Estando em ordem e bem instalados (pasta térmica no HEI), aterramentos revisados, não dão problema.

Tenho um HEI da Gauss q troquei com ajuda aqui do fórum, junto com a bobina impulsora e a bobina principal faz mais de um ano e até agora td bem. O outro q tinha marca Gauss tb durou 5 anos até apresentar problemas.

Lembro q todo carro dá defeito. O meu cunhado está apanhando com um Honda Civic 2002 com o câmbio automático.

Dos usados q tive, o Monza dá de 10 a 0.

Abs.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Responder