Conversão de etanol para gasolina

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
alexansouza
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 30
Registrado em: 29 Mar 2013, 13:34
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Conversão de etanol para gasolina

Mensagem não lida por alexansouza »

Olá pessoal, depois de muito, muito e muito pesquisar aqui neste ilustre fórum, não consegui encontrar o que queria. Sendo assim, peço com humildade para aqueles que realmente entendem do assunto e, assim, possam me ajudar com meu problema. Gente, por favor, nada de coisas absurdas tipo: "leve no mecânico", "compre isso", "troque aquilo".

Comprei meu Monza tubarão a apenas 03 meses, AMO muito ele (é o 2º Monza) e vou reformá-lo inteirinho e será o Monza mais lindo de Ribeirão Preto - SP :) !
Gente, estou aqui porque não conheço NENHUM mecânico 100% honesto ou 100% profissional. Por essa razão, prefiro confiar em você que vai me ajudar :mrgreen: .

É seguinte:

Meu carro é um Monza ano 92, 1.8, EFI, a álcool (Não tenho certeza se ele REALMENTE É ORIGINAL A ÁLCOOL). Pois esse carro bebe muito (de 4,5 a 5,0 na cidade, e 6 a 7 na estrada). Penso que ele ele deveria fazer um pouco mais tendo em vista o preço do álcool.

Acredito que o antigo dono deve ter tentado passar esse carro de gasolina para álcool, pois as características dele se parece com um carro a gasolina, tipo, não tem injetor de partida a frio, não tem afogador, o carro é difícil de pegar de manhã cedo etc e tal .

Pergunto :?: ;
1-posso converter esse carro de álcool para gasolina? Além do bico azul, que mais eu precisaria? Como ajustar o ponto no distribuidor (por favor envie fotos, vídeos ou gráficos de como se faz isso) :mrgreen: .

2-Se o motor for a álcool original, quais são os riscos que eu corro convertendo um carro a álcool para gasolina? o Motor ficará fraco? Vai estragar alguma peça?

3-Na crise do álcool (em meados da década de 90), muitos converteram seus carros a álcool para gasolina (não ouvi uma reclamação sequer pós conversão, quem se lembra?).

4-Tem alguma dica para esgotar o tanque de combustível? (pois sempre ando com mais de 20 litros de etanol).

5-depois de trocado o bico, deve-se "zerar" a ECU (central/módulo IE) retirando os cabos da bateria por 30 segundos?

Sei que a resposta aqui é rápida e muitos irão me ajudar! Fé em Deus! :mrgreen:
Abraços!
fui! :smt023
Avatar do usuário
marega07
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 217
Registrado em: 06 Ago 2012, 21:55
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conversão de etanol para gasolina

Mensagem não lida por marega07 »

primeiro que para vc converte de alcool para gasolina o ideal seria trocar os pistoes pelos a gasolina, por causa da taxa e batida de pino, etc....o monza efi acredito eu nao possui afogador, o consumo a gasolina acredito que nao va mudar muito, pois o meu na gasosa faz 8 na cidade e em media 12 na br, isso auns 100, 110, sem força, mais que isso media de 10,
Avatar do usuário
marega07
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 217
Registrado em: 06 Ago 2012, 21:55
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conversão de etanol para gasolina

Mensagem não lida por marega07 »

mais vai vir mais gente ai pra te dar uma clareza legal
abs
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Conversão de etanol para gasolina

Mensagem não lida por RicardoDS »

Primeiro precisamos descobrir se o seu carro é original a alcool ou gasolina.
Siga a mangueira de combustível que vem do tanque, alí onde ela entra no cofre do motor, são 2 ou 3 mangueiras?

Seu carro é equipado com injeção eletrônica, portanto, não possui afogador nem na versão a gasolina e nem na versão a álcool.

Respondendo a pergunta que fiz acima, poderemos lhe dar mais coordenadas. :smt023
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Conversão de etanol para gasolina

Mensagem não lida por DÉCO »

Entao Alex, como o amigo disse, precisamos mais informaçoes, e tenha cautela: se seu carro foi modificado o motor para alcool (alterado pistao, etc...) para taxa de compressao de alcool, e a IE adaptada para alcool e vc reverter esta operaçao, alterando apenas a IE para gasolina, vai arrebentar seu motor, vai ter que mudar tambem pistao etc... .

Ele nao ter reservatorio etc... de partida a frio é sinal que ele era a gasolina, mas e se mudaram o motor tambem para alcool?

Talvez vai ter que tirar o cabeçote e olhar os pistoes, medir curso, para ver que motor esta no momento, alcool ou gasolina e a partir dai fazer a reversao (ou nao) dependendo do resultado.

OBS : talvez os amigos monzeiros tenham um metodo menos "invasivo" de fazer a verificaçao, espera mais algumas respostas .

Espero ter ajudado :smt023
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
marega07
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 217
Registrado em: 06 Ago 2012, 21:55
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conversão de etanol para gasolina

Mensagem não lida por marega07 »

talves medindo a compressao dos cilindros nao? a alcool deve haer mais compressao q no a gasolina, so utiliza o compressimetro
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Conversão de etanol para gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Como disseram lá em cima, sem sabermos se o carro ou o motor é ou era álcool ou gasolina é difícil dizer o que fazer. Mesmo porque, se foi alterado, não sabemos qual o nível de alteração.

No motor, diferenças entre álcool e gasolina está nos pistões (compressão maior para álcool), coletor de admissão com pré aquecimento elétrico na fase fria. Numeração da velas, entre outros...

Na carroceria os modelos gasolina tem canister e álcool não tem. O sistema de partida a frio disponível só para álcool.

Na IE verifique qual aplicação da UCE, embora alguém possa reprogramar ou trocar o chip de memória.

Juntando todos indício se tem uma ideia de como era esse Monza.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
alexansouza
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 30
Registrado em: 29 Mar 2013, 13:34
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conversão de etanol para gasolina

Mensagem não lida por alexansouza »

Carlos A. Freire escreveu:Como disseram lá em cima, sem sabermos se o carro ou o motor é ou era álcool ou gasolina é difícil dizer o que fazer. Mesmo porque, se foi alterado, não sabemos qual o nível de alteração.

No motor, diferenças entre álcool e gasolina está nos pistões (compressão maior para álcool), coletor de admissão com pré aquecimento elétrico na fase fria. Numeração da velas, entre outros...

Na carroceria os modelos gasolina tem canister e álcool não tem. O sistema de partida a frio disponível só para álcool.

Na IE verifique qual aplicação da UCE, embora alguém possa reprogramar ou trocar o chip de memória.

Juntando todos indício se tem uma ideia de como era esse Monza.

Abs,
Bom dia Mestre!
É uma honra para mim você ter Carlos A. Freire tentando me ajudar!
Com base nas respostas sua e acima, vou fazer uma investigação melhor e postar depois. Porém, aproveitando a oportunidade, por favor me diga: Estive observando que carros adaptado para uso de álcool (não originais), costumam queimar óleo mais rapidamente (fumar), pois, pelo que sei, o álcool corrói os anéis, pistões e retentores da haste de válvulas com mais rapidez do que a gasolina (mais um motivo para utilizar gasolina). Por essa razão, penso que o motor TEM que ser a álcool ORIGINAL E NÃO ADAPTADO, pois o motor a etanol original possui anéis, pistões e retentores projetados mais resistentes para o uso do álcool devido a sua corrosão. Para mim, motor adaptado para uso de álcool trocando apenas uma ou duas peças e fazendo algumas regulagens, com devido respeito, é burrice e gastos com retífica a curto prazo. Estou certo ou errado?
Abraços.
Responder