Conversão de etanol para gasolina
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Conversão de etanol para gasolina
Olá pessoal, depois de muito, muito e muito pesquisar aqui neste ilustre fórum, não consegui encontrar o que queria. Sendo assim, peço com humildade para aqueles que realmente entendem do assunto e, assim, possam me ajudar com meu problema. Gente, por favor, nada de coisas absurdas tipo: "leve no mecânico", "compre isso", "troque aquilo".
Comprei meu Monza tubarão a apenas 03 meses, AMO muito ele (é o 2º Monza) e vou reformá-lo inteirinho e será o Monza mais lindo de Ribeirão Preto - SP !
Gente, estou aqui porque não conheço NENHUM mecânico 100% honesto ou 100% profissional. Por essa razão, prefiro confiar em você que vai me ajudar .
É seguinte:
Meu carro é um Monza ano 92, 1.8, EFI, a álcool (Não tenho certeza se ele REALMENTE É ORIGINAL A ÁLCOOL). Pois esse carro bebe muito (de 4,5 a 5,0 na cidade, e 6 a 7 na estrada). Penso que ele ele deveria fazer um pouco mais tendo em vista o preço do álcool.
Acredito que o antigo dono deve ter tentado passar esse carro de gasolina para álcool, pois as características dele se parece com um carro a gasolina, tipo, não tem injetor de partida a frio, não tem afogador, o carro é difícil de pegar de manhã cedo etc e tal .
Pergunto ;
1-posso converter esse carro de álcool para gasolina? Além do bico azul, que mais eu precisaria? Como ajustar o ponto no distribuidor (por favor envie fotos, vídeos ou gráficos de como se faz isso) .
2-Se o motor for a álcool original, quais são os riscos que eu corro convertendo um carro a álcool para gasolina? o Motor ficará fraco? Vai estragar alguma peça?
3-Na crise do álcool (em meados da década de 90), muitos converteram seus carros a álcool para gasolina (não ouvi uma reclamação sequer pós conversão, quem se lembra?).
4-Tem alguma dica para esgotar o tanque de combustível? (pois sempre ando com mais de 20 litros de etanol).
5-depois de trocado o bico, deve-se "zerar" a ECU (central/módulo IE) retirando os cabos da bateria por 30 segundos?
Sei que a resposta aqui é rápida e muitos irão me ajudar! Fé em Deus!
Abraços!
fui! :smt023
Comprei meu Monza tubarão a apenas 03 meses, AMO muito ele (é o 2º Monza) e vou reformá-lo inteirinho e será o Monza mais lindo de Ribeirão Preto - SP !
Gente, estou aqui porque não conheço NENHUM mecânico 100% honesto ou 100% profissional. Por essa razão, prefiro confiar em você que vai me ajudar .
É seguinte:
Meu carro é um Monza ano 92, 1.8, EFI, a álcool (Não tenho certeza se ele REALMENTE É ORIGINAL A ÁLCOOL). Pois esse carro bebe muito (de 4,5 a 5,0 na cidade, e 6 a 7 na estrada). Penso que ele ele deveria fazer um pouco mais tendo em vista o preço do álcool.
Acredito que o antigo dono deve ter tentado passar esse carro de gasolina para álcool, pois as características dele se parece com um carro a gasolina, tipo, não tem injetor de partida a frio, não tem afogador, o carro é difícil de pegar de manhã cedo etc e tal .
Pergunto ;
1-posso converter esse carro de álcool para gasolina? Além do bico azul, que mais eu precisaria? Como ajustar o ponto no distribuidor (por favor envie fotos, vídeos ou gráficos de como se faz isso) .
2-Se o motor for a álcool original, quais são os riscos que eu corro convertendo um carro a álcool para gasolina? o Motor ficará fraco? Vai estragar alguma peça?
3-Na crise do álcool (em meados da década de 90), muitos converteram seus carros a álcool para gasolina (não ouvi uma reclamação sequer pós conversão, quem se lembra?).
4-Tem alguma dica para esgotar o tanque de combustível? (pois sempre ando com mais de 20 litros de etanol).
5-depois de trocado o bico, deve-se "zerar" a ECU (central/módulo IE) retirando os cabos da bateria por 30 segundos?
Sei que a resposta aqui é rápida e muitos irão me ajudar! Fé em Deus!
Abraços!
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- marega07
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Re: Conversão de etanol para gasolina
primeiro que para vc converte de alcool para gasolina o ideal seria trocar os pistoes pelos a gasolina, por causa da taxa e batida de pino, etc....o monza efi acredito eu nao possui afogador, o consumo a gasolina acredito que nao va mudar muito, pois o meu na gasosa faz 8 na cidade e em media 12 na br, isso auns 100, 110, sem força, mais que isso media de 10,
- marega07
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Re: Conversão de etanol para gasolina
mais vai vir mais gente ai pra te dar uma clareza legal
abs
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Re: Conversão de etanol para gasolina
Primeiro precisamos descobrir se o seu carro é original a alcool ou gasolina.
Siga a mangueira de combustível que vem do tanque, alí onde ela entra no cofre do motor, são 2 ou 3 mangueiras?
Seu carro é equipado com injeção eletrônica, portanto, não possui afogador nem na versão a gasolina e nem na versão a álcool.
Respondendo a pergunta que fiz acima, poderemos lhe dar mais coordenadas. :smt023
Siga a mangueira de combustível que vem do tanque, alí onde ela entra no cofre do motor, são 2 ou 3 mangueiras?
Seu carro é equipado com injeção eletrônica, portanto, não possui afogador nem na versão a gasolina e nem na versão a álcool.
Respondendo a pergunta que fiz acima, poderemos lhe dar mais coordenadas. :smt023
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
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Re: Conversão de etanol para gasolina
Entao Alex, como o amigo disse, precisamos mais informaçoes, e tenha cautela: se seu carro foi modificado o motor para alcool (alterado pistao, etc...) para taxa de compressao de alcool, e a IE adaptada para alcool e vc reverter esta operaçao, alterando apenas a IE para gasolina, vai arrebentar seu motor, vai ter que mudar tambem pistao etc... .
Ele nao ter reservatorio etc... de partida a frio é sinal que ele era a gasolina, mas e se mudaram o motor tambem para alcool?
Talvez vai ter que tirar o cabeçote e olhar os pistoes, medir curso, para ver que motor esta no momento, alcool ou gasolina e a partir dai fazer a reversao (ou nao) dependendo do resultado.
OBS : talvez os amigos monzeiros tenham um metodo menos "invasivo" de fazer a verificaçao, espera mais algumas respostas .
Espero ter ajudado :smt023
Ele nao ter reservatorio etc... de partida a frio é sinal que ele era a gasolina, mas e se mudaram o motor tambem para alcool?
Talvez vai ter que tirar o cabeçote e olhar os pistoes, medir curso, para ver que motor esta no momento, alcool ou gasolina e a partir dai fazer a reversao (ou nao) dependendo do resultado.
OBS : talvez os amigos monzeiros tenham um metodo menos "invasivo" de fazer a verificaçao, espera mais algumas respostas .
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CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
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- marega07
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Re: Conversão de etanol para gasolina
talves medindo a compressao dos cilindros nao? a alcool deve haer mais compressao q no a gasolina, so utiliza o compressimetro
- Carlos A. Freire
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Re: Conversão de etanol para gasolina
Como disseram lá em cima, sem sabermos se o carro ou o motor é ou era álcool ou gasolina é difícil dizer o que fazer. Mesmo porque, se foi alterado, não sabemos qual o nível de alteração.
No motor, diferenças entre álcool e gasolina está nos pistões (compressão maior para álcool), coletor de admissão com pré aquecimento elétrico na fase fria. Numeração da velas, entre outros...
Na carroceria os modelos gasolina tem canister e álcool não tem. O sistema de partida a frio disponível só para álcool.
Na IE verifique qual aplicação da UCE, embora alguém possa reprogramar ou trocar o chip de memória.
Juntando todos indício se tem uma ideia de como era esse Monza.
Abs,
Carlos Freire
No motor, diferenças entre álcool e gasolina está nos pistões (compressão maior para álcool), coletor de admissão com pré aquecimento elétrico na fase fria. Numeração da velas, entre outros...
Na carroceria os modelos gasolina tem canister e álcool não tem. O sistema de partida a frio disponível só para álcool.
Na IE verifique qual aplicação da UCE, embora alguém possa reprogramar ou trocar o chip de memória.
Juntando todos indício se tem uma ideia de como era esse Monza.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
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Re: Conversão de etanol para gasolina
Bom dia Mestre!Carlos A. Freire escreveu:Como disseram lá em cima, sem sabermos se o carro ou o motor é ou era álcool ou gasolina é difícil dizer o que fazer. Mesmo porque, se foi alterado, não sabemos qual o nível de alteração.
No motor, diferenças entre álcool e gasolina está nos pistões (compressão maior para álcool), coletor de admissão com pré aquecimento elétrico na fase fria. Numeração da velas, entre outros...
Na carroceria os modelos gasolina tem canister e álcool não tem. O sistema de partida a frio disponível só para álcool.
Na IE verifique qual aplicação da UCE, embora alguém possa reprogramar ou trocar o chip de memória.
Juntando todos indício se tem uma ideia de como era esse Monza.
Abs,
É uma honra para mim você ter Carlos A. Freire tentando me ajudar!
Com base nas respostas sua e acima, vou fazer uma investigação melhor e postar depois. Porém, aproveitando a oportunidade, por favor me diga: Estive observando que carros adaptado para uso de álcool (não originais), costumam queimar óleo mais rapidamente (fumar), pois, pelo que sei, o álcool corrói os anéis, pistões e retentores da haste de válvulas com mais rapidez do que a gasolina (mais um motivo para utilizar gasolina). Por essa razão, penso que o motor TEM que ser a álcool ORIGINAL E NÃO ADAPTADO, pois o motor a etanol original possui anéis, pistões e retentores projetados mais resistentes para o uso do álcool devido a sua corrosão. Para mim, motor adaptado para uso de álcool trocando apenas uma ou duas peças e fazendo algumas regulagens, com devido respeito, é burrice e gastos com retífica a curto prazo. Estou certo ou errado?
Abraços.