UCE não aciona ventoinha
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Re: UCE não aciona ventoinha
na verdade deixamos até que chegou o sinal na UCE, 101º aproximadamente, mas antes deste teste já havia deixado ligado até que a água ferveu e estourou o tubo de fluxo da água que fica atras do motor, por isso, não quis arriscar deixar mais tempo e correr o risco de outra explosão de água fervente, que quase me queimou todo rsss, trocamos o sensor e testamos, varias vezes o scanner chegou ate 106º, e nada de sair sinal da UCE. Você acha que pode não ser a UCE mesmo neste caso?
O log que você analisou pra mim foi anterior a este problema, quando estava buscando a causa de não apagar aluz de anomalia do sistema, que deixava a rotação alterada e o carro morrendo. Problema que aliás sumiu depois que o carro ficou alguns dias sem bateria e coloquei outro HEI. É tanta coisa, queria que tivesse um cara com seu conhecimento e boa vontade pra me ajudar aqui em BH a CURAR meu monzão, já to desanimando com ele. Obrigado.
O log que você analisou pra mim foi anterior a este problema, quando estava buscando a causa de não apagar aluz de anomalia do sistema, que deixava a rotação alterada e o carro morrendo. Problema que aliás sumiu depois que o carro ficou alguns dias sem bateria e coloquei outro HEI. É tanta coisa, queria que tivesse um cara com seu conhecimento e boa vontade pra me ajudar aqui em BH a CURAR meu monzão, já to desanimando com ele. Obrigado.
MONZA GLS / 1995 / GASOLINA / 2.0 / EFI / COMPLETO / RODAS 14"
FOTOS: viewtopic.php?f=33&t=13476&p=150515#p150515
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Re: UCE não aciona ventoinha
Faça o seguinte teste para condenar a ECM, ligue o carro e o scanner quando a temperatura chegar à 102ºC, com um multeteste, veja se os pinos A3 e C1 estão com resistência zero contra a massa, ou seja vem sinal de terra, frio este pinos são de voltagem zero e resistência infinita, ou seja estão abertos e fecham com o terra à 101,75 ºC. Outra coisa à 106ºC a mangueira não estoura, nem ferve o motor se estiver com etileno glicol, era bom ter um termometro no motor para saber ao certo se o sensor de temp não está com defeito.
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Re: UCE não aciona ventoinha
Jerry,
Força na luta amigo dá uma procurada no Mercado Libre que vc acha a ECU do monza a preços acessíveis, faça uma busca nos Ferros Velhos da vida e veja se vc acha algum tubarão EFi gasolina... A probabilidade de achar é alta! rs rs
O meu Hei queimou de novo Jerry, em Dezembro, perdi Natal e Festal por causa disso, reparei que o meu carro mesmo armando a 1º velocidade da ventoinha tá esquentando muito, a 1º e 2º velocidades estão 100% funcionais mas o ventilador só é acionado após a metade do marcador de temperatura...
Será que a minha UCE tb está com problemas ? Pelo relato do meu mecânico e em pesquisas no forum descobri que o HEI queima por 3 motivos basicamente:
1º Excesso de calor na base do distribuidor.
2º Problemas de corrente (alternador).
3º Falha no aterramento do sistema de ignição.
Vou mandar verificar a bomba dágua, ver se ela está boa pq aparentemente o meu carro nã otem muito fluxo de água no sistema, a água aparenta ficar parada... Ontem tirei o sensor de temperatura pra ver se tinha ar no sistema de arrefecimento e não tinha, mas notei que saiu água enferrujada primeiro e depois limpa quando removi o sensor..
Parece que não tem fluxoi de água, estou acompanhando o seu tópico pra ver se com o tempo resolvo o problema do meu carro tb. Desde que comprei ele (10 meses) nunca consegui deixál-o na temp certa... Que seria alternando entre metade do marcador e 1/4. De baixo pra cima...
No meu caso, ele sempre alterna entre 1/2 e 3/4... O Carlos Freire já me ajudou muito com esses problema, resolvemos a questão da 1ºvelocidade da vetoinha, e eu por um tempo pensie que isso tava resolvido, mas andando com o carro sem AC ligado por um bom tempo no centro da cidade e a temp sobe bastante...
Vou fazer as verificações que constam aqui no tópico, muito boas as dicas por sinal obrigado pessoal, sempre ajudando muito...
Jerry olhe esse link, é uma pesquisa no M.L sobre módulos de Injeção GM para monza gasolina... Tem vááários !
http://lista.mercadolivre.com.br/modulo ... a-gasolina
Abraço e boa sorte !
Força na luta amigo dá uma procurada no Mercado Libre que vc acha a ECU do monza a preços acessíveis, faça uma busca nos Ferros Velhos da vida e veja se vc acha algum tubarão EFi gasolina... A probabilidade de achar é alta! rs rs
O meu Hei queimou de novo Jerry, em Dezembro, perdi Natal e Festal por causa disso, reparei que o meu carro mesmo armando a 1º velocidade da ventoinha tá esquentando muito, a 1º e 2º velocidades estão 100% funcionais mas o ventilador só é acionado após a metade do marcador de temperatura...
Será que a minha UCE tb está com problemas ? Pelo relato do meu mecânico e em pesquisas no forum descobri que o HEI queima por 3 motivos basicamente:
1º Excesso de calor na base do distribuidor.
2º Problemas de corrente (alternador).
3º Falha no aterramento do sistema de ignição.
Vou mandar verificar a bomba dágua, ver se ela está boa pq aparentemente o meu carro nã otem muito fluxo de água no sistema, a água aparenta ficar parada... Ontem tirei o sensor de temperatura pra ver se tinha ar no sistema de arrefecimento e não tinha, mas notei que saiu água enferrujada primeiro e depois limpa quando removi o sensor..
Parece que não tem fluxoi de água, estou acompanhando o seu tópico pra ver se com o tempo resolvo o problema do meu carro tb. Desde que comprei ele (10 meses) nunca consegui deixál-o na temp certa... Que seria alternando entre metade do marcador e 1/4. De baixo pra cima...
No meu caso, ele sempre alterna entre 1/2 e 3/4... O Carlos Freire já me ajudou muito com esses problema, resolvemos a questão da 1ºvelocidade da vetoinha, e eu por um tempo pensie que isso tava resolvido, mas andando com o carro sem AC ligado por um bom tempo no centro da cidade e a temp sobe bastante...
Vou fazer as verificações que constam aqui no tópico, muito boas as dicas por sinal obrigado pessoal, sempre ajudando muito...
Jerry olhe esse link, é uma pesquisa no M.L sobre módulos de Injeção GM para monza gasolina... Tem vááários !
http://lista.mercadolivre.com.br/modulo ... a-gasolina
Abraço e boa sorte !
Editado pela última vez por Julio Cesar Ledo em 22 Jan 2013, 15:21, em um total de 1 vez.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
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Re: UCE não aciona ventoinha
Ledo, você chegou a conferir a temperatura da água com um termometro a laser?
Sua ventoinha arma no meio ou a 3/4, pode ter acontecido do seu painel estar com problemas no ponteiro de temperatura, por isso o ideal seria medir com um termometro...
Sua ventoinha arma no meio ou a 3/4, pode ter acontecido do seu painel estar com problemas no ponteiro de temperatura, por isso o ideal seria medir com um termometro...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
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Re: UCE não aciona ventoinha
Já comentaram comigo isso, do painel estar descalibrado... Não acho que seja o problema..
Isso pq se eu deixo o motor sempre trabalhando da metade pra baixo, aparentemente o Hei não queima mais e o motor não 'fuma' na lenta.... Cara o motor TORRA de tão quente se trabalha entre 1/2 e 3/4... De cima pra abaixo...
Quando eu deixo ele trabalhar quente demais, as vezes sai fumaça de óleo quando o carro fica muito tempo parado na lenta... não é motor fumando, é uma bufa de fumaça deóleo que sai, e ao acelerar para...
Estou reparando que quando eu deixo o carro trabalhar quente, queima o HEI e lee fuma na lenta as vezes...
Quando eu não deixo ele torrar, o Hei dura um monte e não queima em 1 mês.... E o carro NUNCA fuma na lenta...
Bomba dágua será trocada em breve, e fazer a mesma verificação que o Jerry fez, ver se sai sinal no sensor de temp. para UCE e se ela manda sinal pra ligar a ventoinha... Mas preciso de uma boa oficina com esse aparelho a laser para comparar a temp real do motor com a temp acusada pela ECU..
abraço !
Isso pq se eu deixo o motor sempre trabalhando da metade pra baixo, aparentemente o Hei não queima mais e o motor não 'fuma' na lenta.... Cara o motor TORRA de tão quente se trabalha entre 1/2 e 3/4... De cima pra abaixo...
Quando eu deixo ele trabalhar quente demais, as vezes sai fumaça de óleo quando o carro fica muito tempo parado na lenta... não é motor fumando, é uma bufa de fumaça deóleo que sai, e ao acelerar para...
Estou reparando que quando eu deixo o carro trabalhar quente, queima o HEI e lee fuma na lenta as vezes...
Quando eu não deixo ele torrar, o Hei dura um monte e não queima em 1 mês.... E o carro NUNCA fuma na lenta...
Bomba dágua será trocada em breve, e fazer a mesma verificação que o Jerry fez, ver se sai sinal no sensor de temp. para UCE e se ela manda sinal pra ligar a ventoinha... Mas preciso de uma boa oficina com esse aparelho a laser para comparar a temp real do motor com a temp acusada pela ECU..
abraço !
vrsilva escreveu:Ledo, você chegou a conferir a temperatura da água com um termometro a laser?
Sua ventoinha arma no meio ou a 3/4, pode ter acontecido do seu painel estar com problemas no ponteiro de temperatura, por isso o ideal seria medir com um termometro...
Editado pela última vez por Julio Cesar Ledo em 22 Jan 2013, 15:25, em um total de 1 vez.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
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Re: UCE não aciona ventoinha
Pra ver se a ECU aciona a ventoinha é só desconectar o sensor de temperatura da VT, se acionar a saída da ECU está funcionando corretamente. Se a ventoinha não aciona em condições normais de uso pode ser OUTRO problema...
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Re: UCE não aciona ventoinha
Esse teste que fiz deu certo... Desconectei o sensor de temp. e a ventoinha ligou em seguida...
De volta a bomba dágua então, rs rs
abraço e obrigado pelas dicas !
De volta a bomba dágua então, rs rs
abraço e obrigado pelas dicas !
vrsilva escreveu:Pra ver se a ECU aciona a ventoinha é só desconectar o sensor de temperatura da VT, se acionar a saída da ECU está funcionando corretamente. Se a ventoinha não aciona em condições normais de uso pode ser OUTRO problema...
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
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Re: UCE não aciona ventoinha
Fala Júlio, continuamos na novela né brother!!!
Eu já não tenho mais confiança de rodar com meu Monza, estou rodando no Pálio do meu falecido pai, até sair o inventário, e o Monzão vai pra oficina esta semana de novo, da ultima vez que rodei com ele, parece que furou o selo do motor acredita? Fui trabalhar a noite, percurso de menos de 6 km, quando cheguei no serviço a água vazando debaixo do motor, saiu um esguicho de água de traz do motor eu achei que era alguma mangueira furada mas o mecânico acha que foi o selo que furou, vai conferir quando pegar o carro.
Eu andei pesquisando no Mercado Livre algumas UCEs e achei que é um investimento alto pra fazer sem a certeza de que o carro vai ficar bom, os problemas no carro são sempre intermitentes, e fica difícil de resolver, o problema da lâmpada de anomalia do sistema que ficava ligada direta por exemplo tentei de tudo e ela não apagava, ai a bateria arriou e ficou umas 2 semanas fora do carro, quando coloquei de volta, e troquei o modulo HEI (de novo, pois ja tinha feito antes) o carro funcionou como novo e a luz apagou como se nunca tivesse tido problema, mas fico na expectativa de quando o HEI vai queimar de novo, mesmo tendo trocado bobina impulsora, bobina de ignição, tampa de distribuidor... fico sempre inseguro com o carro.
Ainda mais agora com gambiarra de cebolão pra acionar a ventoinha, ja vazou água de novo...
Minha ideia é arrumar esse vazamento e tentar vender e partir pra outro, porque eu preciso do carro confiável, quando não tiver mais o Pálio... uso o carro todo dia e não quero sair com medo de algo estragar e eu ficar na rua...
PS: A temperatura de 106º que mencionei acima não foi quando o tubo de fluxo de água estourou, foi depois que troquei o tubo e estava testando pra saber se a ventoinha seria acionada, disse que não deixei a temperatura passar dos 106º por medo de acabar estourando de novo se subisse mais, ou acabar queimando junta.
Eu já não tenho mais confiança de rodar com meu Monza, estou rodando no Pálio do meu falecido pai, até sair o inventário, e o Monzão vai pra oficina esta semana de novo, da ultima vez que rodei com ele, parece que furou o selo do motor acredita? Fui trabalhar a noite, percurso de menos de 6 km, quando cheguei no serviço a água vazando debaixo do motor, saiu um esguicho de água de traz do motor eu achei que era alguma mangueira furada mas o mecânico acha que foi o selo que furou, vai conferir quando pegar o carro.
Eu andei pesquisando no Mercado Livre algumas UCEs e achei que é um investimento alto pra fazer sem a certeza de que o carro vai ficar bom, os problemas no carro são sempre intermitentes, e fica difícil de resolver, o problema da lâmpada de anomalia do sistema que ficava ligada direta por exemplo tentei de tudo e ela não apagava, ai a bateria arriou e ficou umas 2 semanas fora do carro, quando coloquei de volta, e troquei o modulo HEI (de novo, pois ja tinha feito antes) o carro funcionou como novo e a luz apagou como se nunca tivesse tido problema, mas fico na expectativa de quando o HEI vai queimar de novo, mesmo tendo trocado bobina impulsora, bobina de ignição, tampa de distribuidor... fico sempre inseguro com o carro.
Ainda mais agora com gambiarra de cebolão pra acionar a ventoinha, ja vazou água de novo...
Minha ideia é arrumar esse vazamento e tentar vender e partir pra outro, porque eu preciso do carro confiável, quando não tiver mais o Pálio... uso o carro todo dia e não quero sair com medo de algo estragar e eu ficar na rua...
PS: A temperatura de 106º que mencionei acima não foi quando o tubo de fluxo de água estourou, foi depois que troquei o tubo e estava testando pra saber se a ventoinha seria acionada, disse que não deixei a temperatura passar dos 106º por medo de acabar estourando de novo se subisse mais, ou acabar queimando junta.
MONZA GLS / 1995 / GASOLINA / 2.0 / EFI / COMPLETO / RODAS 14"
FOTOS: viewtopic.php?f=33&t=13476&p=150515#p150515
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