UCE não aciona ventoinha

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
prjerry
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Re: UCE não aciona ventoinha

Mensagem não lida por prjerry »

na verdade deixamos até que chegou o sinal na UCE, 101º aproximadamente, mas antes deste teste já havia deixado ligado até que a água ferveu e estourou o tubo de fluxo da água que fica atras do motor, por isso, não quis arriscar deixar mais tempo e correr o risco de outra explosão de água fervente, que quase me queimou todo rsss, trocamos o sensor e testamos, varias vezes o scanner chegou ate 106º, e nada de sair sinal da UCE. Você acha que pode não ser a UCE mesmo neste caso?
O log que você analisou pra mim foi anterior a este problema, quando estava buscando a causa de não apagar aluz de anomalia do sistema, que deixava a rotação alterada e o carro morrendo. Problema que aliás sumiu depois que o carro ficou alguns dias sem bateria e coloquei outro HEI. É tanta coisa, queria que tivesse um cara com seu conhecimento e boa vontade pra me ajudar aqui em BH a CURAR meu monzão, já to desanimando com ele. Obrigado.
MONZA GLS / 1995 / GASOLINA / 2.0 / EFI / COMPLETO / RODAS 14"
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MonzaClub20EFICHZ
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Re: UCE não aciona ventoinha

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Faça o seguinte teste para condenar a ECM, ligue o carro e o scanner quando a temperatura chegar à 102ºC, com um multeteste, veja se os pinos A3 e C1 estão com resistência zero contra a massa, ou seja vem sinal de terra, frio este pinos são de voltagem zero e resistência infinita, ou seja estão abertos e fecham com o terra à 101,75 ºC. Outra coisa à 106ºC a mangueira não estoura, nem ferve o motor se estiver com etileno glicol, era bom ter um termometro no motor para saber ao certo se o sensor de temp não está com defeito.
Julio Cesar Ledo
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Re: UCE não aciona ventoinha

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Jerry,

Força na luta amigo dá uma procurada no Mercado Libre que vc acha a ECU do monza a preços acessíveis, faça uma busca nos Ferros Velhos da vida e veja se vc acha algum tubarão EFi gasolina... A probabilidade de achar é alta! rs rs

O meu Hei queimou de novo Jerry, em Dezembro, perdi Natal e Festal por causa disso, reparei que o meu carro mesmo armando a 1º velocidade da ventoinha tá esquentando muito, a 1º e 2º velocidades estão 100% funcionais mas o ventilador só é acionado após a metade do marcador de temperatura...

Será que a minha UCE tb está com problemas ? Pelo relato do meu mecânico e em pesquisas no forum descobri que o HEI queima por 3 motivos basicamente:

1º Excesso de calor na base do distribuidor.
2º Problemas de corrente (alternador).
3º Falha no aterramento do sistema de ignição.

Vou mandar verificar a bomba dágua, ver se ela está boa pq aparentemente o meu carro nã otem muito fluxo de água no sistema, a água aparenta ficar parada... Ontem tirei o sensor de temperatura pra ver se tinha ar no sistema de arrefecimento e não tinha, mas notei que saiu água enferrujada primeiro e depois limpa quando removi o sensor..

Parece que não tem fluxoi de água, estou acompanhando o seu tópico pra ver se com o tempo resolvo o problema do meu carro tb. Desde que comprei ele (10 meses) nunca consegui deixál-o na temp certa... Que seria alternando entre metade do marcador e 1/4. De baixo pra cima...

No meu caso, ele sempre alterna entre 1/2 e 3/4... O Carlos Freire já me ajudou muito com esses problema, resolvemos a questão da 1ºvelocidade da vetoinha, e eu por um tempo pensie que isso tava resolvido, mas andando com o carro sem AC ligado por um bom tempo no centro da cidade e a temp sobe bastante...

Vou fazer as verificações que constam aqui no tópico, muito boas as dicas por sinal obrigado pessoal, sempre ajudando muito...

Jerry olhe esse link, é uma pesquisa no M.L sobre módulos de Injeção GM para monza gasolina... Tem vááários !

http://lista.mercadolivre.com.br/modulo ... a-gasolina

Abraço e boa sorte !
Editado pela última vez por Julio Cesar Ledo em 22 Jan 2013, 15:21, em um total de 1 vez.
Que carro vc tem?
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vrsilva
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Re: UCE não aciona ventoinha

Mensagem não lida por vrsilva »

Ledo, você chegou a conferir a temperatura da água com um termometro a laser?

Sua ventoinha arma no meio ou a 3/4, pode ter acontecido do seu painel estar com problemas no ponteiro de temperatura, por isso o ideal seria medir com um termometro...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Julio Cesar Ledo
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Re: UCE não aciona ventoinha

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Já comentaram comigo isso, do painel estar descalibrado... Não acho que seja o problema..

Isso pq se eu deixo o motor sempre trabalhando da metade pra baixo, aparentemente o Hei não queima mais e o motor não 'fuma' na lenta.... Cara o motor TORRA de tão quente se trabalha entre 1/2 e 3/4... De cima pra abaixo...

Quando eu deixo ele trabalhar quente demais, as vezes sai fumaça de óleo quando o carro fica muito tempo parado na lenta... não é motor fumando, é uma bufa de fumaça deóleo que sai, e ao acelerar para...

Estou reparando que quando eu deixo o carro trabalhar quente, queima o HEI e lee fuma na lenta as vezes...

Quando eu não deixo ele torrar, o Hei dura um monte e não queima em 1 mês.... E o carro NUNCA fuma na lenta...

Bomba dágua será trocada em breve, e fazer a mesma verificação que o Jerry fez, ver se sai sinal no sensor de temp. para UCE e se ela manda sinal pra ligar a ventoinha... Mas preciso de uma boa oficina com esse aparelho a laser para comparar a temp real do motor com a temp acusada pela ECU..

abraço !
vrsilva escreveu:Ledo, você chegou a conferir a temperatura da água com um termometro a laser?

Sua ventoinha arma no meio ou a 3/4, pode ter acontecido do seu painel estar com problemas no ponteiro de temperatura, por isso o ideal seria medir com um termometro...
Editado pela última vez por Julio Cesar Ledo em 22 Jan 2013, 15:25, em um total de 1 vez.
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Re: UCE não aciona ventoinha

Mensagem não lida por vrsilva »

Pra ver se a ECU aciona a ventoinha é só desconectar o sensor de temperatura da VT, se acionar a saída da ECU está funcionando corretamente. Se a ventoinha não aciona em condições normais de uso pode ser OUTRO problema...
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Julio Cesar Ledo
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Re: UCE não aciona ventoinha

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Esse teste que fiz deu certo... Desconectei o sensor de temp. e a ventoinha ligou em seguida...

De volta a bomba dágua então, rs rs

abraço e obrigado pelas dicas !
vrsilva escreveu:Pra ver se a ECU aciona a ventoinha é só desconectar o sensor de temperatura da VT, se acionar a saída da ECU está funcionando corretamente. Se a ventoinha não aciona em condições normais de uso pode ser OUTRO problema...
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Re: UCE não aciona ventoinha

Mensagem não lida por prjerry »

Fala Júlio, continuamos na novela né brother!!!

Eu já não tenho mais confiança de rodar com meu Monza, estou rodando no Pálio do meu falecido pai, até sair o inventário, e o Monzão vai pra oficina esta semana de novo, da ultima vez que rodei com ele, parece que furou o selo do motor acredita? Fui trabalhar a noite, percurso de menos de 6 km, quando cheguei no serviço a água vazando debaixo do motor, saiu um esguicho de água de traz do motor eu achei que era alguma mangueira furada mas o mecânico acha que foi o selo que furou, vai conferir quando pegar o carro.
Eu andei pesquisando no Mercado Livre algumas UCEs e achei que é um investimento alto pra fazer sem a certeza de que o carro vai ficar bom, os problemas no carro são sempre intermitentes, e fica difícil de resolver, o problema da lâmpada de anomalia do sistema que ficava ligada direta por exemplo tentei de tudo e ela não apagava, ai a bateria arriou e ficou umas 2 semanas fora do carro, quando coloquei de volta, e troquei o modulo HEI (de novo, pois ja tinha feito antes) o carro funcionou como novo e a luz apagou como se nunca tivesse tido problema, mas fico na expectativa de quando o HEI vai queimar de novo, mesmo tendo trocado bobina impulsora, bobina de ignição, tampa de distribuidor... fico sempre inseguro com o carro.
Ainda mais agora com gambiarra de cebolão pra acionar a ventoinha, ja vazou água de novo...
Minha ideia é arrumar esse vazamento e tentar vender e partir pra outro, porque eu preciso do carro confiável, quando não tiver mais o Pálio... uso o carro todo dia e não quero sair com medo de algo estragar e eu ficar na rua...

PS: A temperatura de 106º que mencionei acima não foi quando o tubo de fluxo de água estourou, foi depois que troquei o tubo e estava testando pra saber se a ventoinha seria acionada, disse que não deixei a temperatura passar dos 106º por medo de acabar estourando de novo se subisse mais, ou acabar queimando junta.
MONZA GLS / 1995 / GASOLINA / 2.0 / EFI / COMPLETO / RODAS 14"
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