Página 1 de 5

UCE não aciona ventoinha

Enviado: 18 Jan 2013, 21:19
por prjerry
Galera, problema grave e dúvida cruel.

A ventoinha do meu GLS/95 (com AC - não funcionando) não tava acionando, chegou a ferver e estourar o tubo de fluxo de água. O mecânico olhou e diagnosticou que a UCE não esta enviando sinal para ligar a ventoinha. Como solução provisória o mecânico adaptou um cebolão para acionar a ventoinha. Agora to com dúvida, o que fazer?

Não quero deixar este tipo de gambiarra no meu Monza. Não to com grana pra comprar um modulo novo, e comprar usado e correr o risco de jogar dinheiro fora.

Sera que consigo alguém para consertar a UCE aqui em Belo Horizonte? Alguem do site mexe com eletrônica aqui em BH ou sabe de alguém para indicar?

Re: UCE não aciona ventoinha

Enviado: 18 Jan 2013, 22:42
por tyo
cara pessa a opinião de outro mecanico pode ser apenas o rele da ventuinho o sensor de temperatura da agua CTS ou apenas um fio rompido.

Re: UCE não aciona ventoinha

Enviado: 19 Jan 2013, 08:01
por Carlos A. Freire
Esse sintoma é de certa forma comum na UCE do Monza EFI. É só fazer a medição no pino que aciona o relê da ventoinha, verificando se o sinal chega quando o motor entra entre 100 e 104ºC. Se não tiver o sinal a UCE estará com defeito. Para medir essa temperatura, recomendo o uso de um termômetro a laser em conjunto com scanner.

A colocação de um interruptor térmico é a forma mais barata para solução do problema. Creio que lojas especializadas em conserto de UCE faça esse reparo.

Abs,

Carlos Freire

Re: UCE não aciona ventoinha

Enviado: 19 Jan 2013, 10:14
por prjerry
tyo escreveu:cara pessa a opinião de outro mecanico pode ser apenas o rele da ventuinho o sensor de temperatura da agua CTS ou apenas um fio rompido.
Obrigado Tyo, testamos todo o circuito de ponto a ponto, do sensor de temperatura até a UCE o sinal ta fluindo, da UCE para o relé não ta saíndo o sinal, já do relé para a ventoinha está normal, e o sensor também foi testado tudo indica que seja mesmo os pinos da UCE.

Carlos A. Freire escreveu:Esse sintoma é de certa forma comum na UCE do Monza EFI. É só fazer a medição no pino que aciona o relê da ventoinha, verificando se o sinal chega quando o motor entra entre 100 e 104ºC. Se não tiver o sinal a UCE estará com defeito. Para medir essa temperatura, recomendo o uso de um termômetro a laser em conjunto com scanner.

A colocação de um interruptor térmico é a forma mais barata para solução do problema. Creio que lojas especializadas em conserto de UCE faça esse reparo.

Abs,

Carlos Freire
Obrigado Carlos. realmente o sinal está chegando pelo fio até o pino da UCE, mas o pino de saída da UCE para o relé da ventoinha não está liberando o comando de ligar a ventoinha :( . Pensei em procurar uma UCE em ferro velho, ou em encontrar alguém que conserte a minha se for possível. Não achei nenhuma pela internet aqui em BH, vamos ver se algum colega aqui de perto indica alguma, ou se alguém do forum tem uma UCE em boas condições para vender... vou criar um post la no compra e venda acho...

abraço.

Re: UCE não aciona ventoinha

Enviado: 19 Jan 2013, 10:59
por waldir
Ajudando com o diagrama

Imagem

Re: UCE não aciona ventoinha

Enviado: 19 Jan 2013, 11:09
por Rafaelo
prjerry escreveu:da UCE para o relé não ta saíndo o sinal, já do relé para a ventoinha está normal, e o sensor também foi testado tudo indica que seja mesmo os pinos da UCE.
o problema é no circuito interno(drive) da porta do rele da ventoinha dentro da ECU. pode ser o transistor que ferrou,diodo,etc.

relativamente simples arrumar isso. trocar ela por isso nao vale apena, a ECU do monza nao é blindada é aberta e pode pegar humidade dentro, as vezes é uma simples solda fria. problema é tu achar alguem honesto hoje em dia. :wink:

Re: UCE não aciona ventoinha

Enviado: 19 Jan 2013, 11:28
por prjerry
Obrigado pela força Waldir e Rafaelo. Vou abrir a UCE e dar uma olhada com lupa nos circuitos pra ver se tem alguma coisa visível nas trilhas, se não encontrar alguém especializado em UCE vou ver com algum eletrônico por aqui se animam dar uma olhada.

Abraço.

Re: UCE não aciona ventoinha

Enviado: 19 Jan 2013, 17:52
por MonzaClub20EFICHZ
E via scanner qual a temperatura que ele acusa? Segundo se liga com o A/C não parece problema na ECM.