Explosiones en el TBI

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Explosiones en el TBI

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Primeiramente uma tradução do post do colega Nicman, já que definitivamente tradutores online são coisas que não funcionam até agora:

"Obrigado por seus conselhos, te explico; realmente eu fiz um ajuste de motor 4 anos atrás, o carro eu uso pouco, não tenho rodado nele muito, porisso descarto um pouco alguma falha assim, pois meu carro passa mais tempo parado e guardado.

Os cabos de vela são novos, bem como as velas, sensor de temperatura e sensor de oxigênio.
O que devo substituir, já que só fiz limpeza no motor de passo (IAC), sensor de posição da borboleta (TPS), e o diafragma do regulador para descartar, já que como eu disse as velas saem muito negras mas não por óleo, ademais noto que é muito forte o odor de gasolina na partida.

Vou tentar substituir também a bobina captora (indutora), já que não é cara aqui. Sim, sei que devo substituir, já, além do mencionado,filtro de combustível, ar (a bomba é nova, e tenho uma de reserva, assim como a bobina de alta voltagem, tenho uma nova também)

O carro não 'jaloneia*' na saída, e comento contigo que acabaram as esplosões no TBI, misteriosamente, foi deixado prá lá, mas se devo subtituir aqueles sensores.

De toda maneira comentarei quando fizer e como ficou depois.

Saudações e obrigado"

* Não encontrei um significado confiável para 'jaloneia', pois essa palavra em espanhol parece ter significados diferentes em casa país.
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 13 Ago 2012, 11:15, em um total de 3 vezes.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Explosiones en el TBI

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Nicman
Pelo que estamos notando, você está querendo resolver o problema da maneira mais cara possível, substituindo vários componentes, sem antes testar cada um.
O Monza não possui sensor de oxigênio, vc deve estar se referindo ao MAP, sensor de pressão absoluta de admissão.
Seu motor parece estar mesmo com excesso de combustível, o que exige um teste na bomba e circuito de alimentação (válvula injetora, gaxetas da mesma), pressão correta do combustível no TBI...
Aqui no Brasil uma bobina indutora (captora) de boa qualidade não custa assim tão pouco, existem sim bobinas baratas mas não são confiáveis.
Eu, no seu lugar, começaria pelo circuito do combustível para depois partir para a ignição.
Isso porque o que costuma dar mais pane na perte de ignição são cabos de velas, velas, rotor e tampa do distribuidor, além do módulo de alta energia (HEI).
Mas não substitua peças sem necessidade, a não ser que tenha um amigo que possua Monza e empreste as peças para um teste.
Eu cheguei a ter 2 Monzas, o segundo comprei para ter sempre essa facilidade de trocar peças à vontade sem gastar e pior, sem te de procurar, pois muitas peças, além de caras, são difíceis de se achar no mercado formal. Mas não resolveu, pois 1 mes depois um deles foi destruido em um acidente. :smt010
Encontra-se muita coisa usada no mercado livre, mas sem garantia e sem atestado de origem, isto é, podem ser roubadas, e aqui no Brasil comprar peças roubadas, mesmo sem saber que são roubadas, é crime.
Abraços
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 15 Ago 2012, 11:54, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Nicman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 67
Registrado em: 12 Out 2009, 17:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Explosiones en el TBI

Mensagem não lida por Nicman »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Nicman
Pelo que estamos notando, você está querendo resolver o problema da maneira mais cara possível, substituindo vários componentes, sem antes testar cada um.
O Monza não possui sensor de oxigênico, vc deve estar se referindo ao MAP, sensor de pressão absoluta de admissão.
Seu motor parece estar mesmo com excesso de combustível, o que exige um teste na bomba e circuito de alimentação (válvula injetora, gaxetas da mesma), pressão correta do combustível no TBI...
Aqui no Brasil uma bobina indutora (captora) de boa qualidade não custa assim tão pouco, existem sim bobinas baratas mas não são confiáveis.
Eu, no seu lugar, começaria pelo circuito do combustível para depois partir para a ignição.
Isso porque o que costuma dar mais pane na perte de ignição são cabos de velas, velas, rotor e tampa do distribuidor, além do módulo de alta energia (HEI).
Mas não substitua peças sem necessidade, a não ser que tenha um amigo que possua Monza e empreste as peças para um teste.
Eu cheguei a ter 2 Monzas, o segundo comprei para ter sempre essa facilidade de trocar peças à vontade sem gastar e pior, sem te de procurar, pois muitas peças, além de caras, são difíceis de se achar no mercado formal. Mas não resolveu, pois 1 mes depois um deles foi destruido em um acidente. :smt010
Encontra-se muita coisa usada no mercado livre, mas sem garantia e sem atestado de origem, isto é, podem ser roubadas, e aqui no Brasil comprar peças roubadas, mesmo sem saber que são roubadas, é crime.
Abraços
Gracias por tus consejos, bueno aca venden respuestos delphi, y los gm, la diferencia en cuanto a costo no es mucha, pero si me he dado cuenta de que los repuestos delphi andan muy bien en el monza.

Con respecto a el sensor de oxigeno, aca por lo menos le llaman al sensor que va en el multiple de escape del monza, ese se llama sensor de oxigeno.

Intentare llevarlo a chequear, pero a pesar de que se acabaron las explosiones, anda disparejo y las bujias salen muy negras, bueno olvide mencionar que habia reemplazado el rotor y la tapa del distribuidor. Lo unico que me falta seria la IAC y el TPS.

Y aca en mi pais adquirir cosas o lo que sea, que ya ha sido robado ( mercado informal ) tambien es un crimen, que se paga con carcel, pero aca en lo personal no compro nada en lugares asi, simplemente por un tema de confianza, garantia y varias cosas mas.

Saludos y gracias por vuestros consejos un abrazo.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Explosiones en el TBI

Mensagem não lida por waldir »

y las bujias salen muy negras
Nicman,

Se a carbonização é seca ( sem óleo) é um indicativo de mistura rica.

Precisa avaliar com medidor de gases e regular o potenciômetro de CO.

Com a chave de ignição ligada medir a voltagem do fio do meio do potenciômetro (azul) se está superior a 2,0 V
porém o ajuste deve ser feito com jump no conector ALDL após ter sido acionada a ventoinha do radiador por 2 vezes.

O ajuste fino deve ser feito com medidor de gases no escape.

Outras possibilidades para vela carbonizada seca é o 'ponto de ignição atrasado'; combustível ruim; filtro de ar sujo; velas fora de especificação para o veículo.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Nicman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 67
Registrado em: 12 Out 2009, 17:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Explosiones en el TBI

Mensagem não lida por Nicman »

waldir escreveu:
y las bujias salen muy negras
Nicman,

Se a carbonização é seca ( sem óleo) é um indicativo de mistura rica.

Precisa avaliar com medidor de gases e regular o potenciômetro de CO.

Com a chave de ignição ligada medir a voltagem do fio do meio do potenciômetro (azul) se está superior a 2,0 V
porém o ajuste deve ser feito com jump no conector ALDL após ter sido acionada a ventoinha do radiador por 2 vezes.

O ajuste fino deve ser feito com medidor de gases no escape.

Outras possibilidades para vela carbonizada seca é o 'ponto de ignição atrasado'; combustível ruim; filtro de ar sujo; velas fora de especificação para o veículo.

Abs

waldir

Gracias por los consejos estimado, cual es el potenciometro de CO ahi me pillas, deberia de ser la TPS cierto? Y si efectivamente las bujias estan limpias de aceite, al rodas el auto, las bujias quedan normales, pero en el arranque salen asi, como decimos aca empastadas
Y si le realizare un afinamiento.

Saludos



Obrigado pela estimativa dicas, o que é o potenciômetro de CO não posso obtê-lo, devem ser os verdadeiros TPS? E se as velas de ignição estão limpas de petróleo, automóveis rhodes fichas, de ignição são normais, mas começar bem, como dizemos aqui gramíneo
E se você vai perceber uma melodia.

Atenciosamente
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Explosiones en el TBI

Mensagem não lida por waldir »

cual es el potenciometro de CO ahi me pillas, deberia de ser la TPS cierto?
Não, o potenciômetro do CO fica do lado direito sob a aba onde encosta o capuz do motor

Imagem

Abs

waldir
Editado pela última vez por waldir em 16 Ago 2012, 19:59, em um total de 1 vez.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Explosiones en el TBI

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Nicman
O potenciometro fica aqui (embaixo da capinha amarela):
Imagem

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Nicman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 67
Registrado em: 12 Out 2009, 17:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Explosiones en el TBI

Mensagem não lida por Nicman »

waldir escreveu:
cual es el potenciometro de CO ahi me pillas, deberia de ser la TPS cierto?
Não, o potenciômetro do CO fica do lado direito sob a aba onde encosta o capuz do motor

Imagem

Abs

waldir

Gracias estimado asumo que este debe de medir 3 volt, ahora si que me ha salido una gran duda, me creeras que desde que tengo este auto, jamas ha tenido ese sensor o potenciometro, o no lo he visto nunca, los unicos sensores que yo siempre he reemplazado son la IAC y TPS en el tbi, Sensor de Oxigeno que se encuentra en el multiple de salida y es de un solo conductor, sensor MAP, rotor, VSS, Bobina captora, pero ese jamas lo he visto.
Y si se encuentra en alguna parte no tengo idea de donde, mi auto es un chevrolet monza año 1993, catalitico, EFI.

Ahora si me que me he hecho un lio :smt010

Bueno averiguare sobre el, pero como dije, este problema de las bujias empastadas, es primera vez que me sucede, siempre le he hecho mas mantenciones y nunca problemas.

Saludos y gracias por tu ayuda de verdad te lo agradezco enormemente.
Responder