MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

Explosiones en el TBI

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.

Explosiones en el TBI

Mensagempor Nicman » 05 Ago 2012, 23:09

Hola estimados, nuevamente por estos lados, la verdad me ha venido sucediendo algo bastante extraño, bueno a pesar de tener problemas con las revoluciones de el vehiculo, (despues de mucho andar en el, comienzan a caer las revoluciones, llegan casi a 500 rpm como que se quiere detener el motor, pero no se detiene, despues de un minuto o algo asi, las revoluciones suben solas a 1000, probe el sensor VSS y esta bueno al parecer, es la IAC, ya que al darle arranque en frio al auto, este parte en 1000 RPM y antes siempre arrancaba y subia como a 1500 rpm o 1800, para una vez que se calentaba el motor bajaba a 1000, se que eso lo regula la IAC).

Lo que debo de hacer es cambiar todas las mangueras de vacio, las he chequeado pero estan bien, ahora mi pregunta es que en algunas ocaciones, en segunda marcha, o a veces tercera, y acelero el vehiculo, siento una explosion en el TBI, en el inyector, eso es debido a que tengo que reemplazar la valvula IAC? al reemplazarla, me es conveniente reemplazar IAC, TPS? pero es a veces que me suceden esas explosiones en el tbi, pero me parece extraño, ademas que las revoluciones a veces se vuelven locas, pero como dije, se que ya esta para el cambio la IAC.

A alguno de ustedes les ha sucedido algo asi? que puede ser si no es la IAC? ya reemplace bujias, cables, la IAC, Inyector, TPS las he limpiado al desmontar el TBI, pero no los he reemplazado. La otra consulta, la hago aca, en que afecta el no reemplazar el filtro de combustible? debo reemplazarlo, pero hace menos de un año, desmonte el estanque y lo lave, luego reemplace la bomba de combustible, y el filtro, desde entonces no le he cambiado el filtro.

Mi auto es un monza, año 1993, catalitico, inyeccion electronica, a travez de TBI

Saludos y gracias por vuestra ayuda,
Nicman
Membro SL (Ní­vel 1)

Re: Explosiones en el TBI

Mensagempor Nicman » 06 Ago 2012, 23:52

Les comento, por si le sirve a alguno probare lo siguiente, ya que un colega, le sucedio lo mismo, el auto de el, tenia las revoluciones disparejas, y ademas le daba explosiones el TBI a bajar revoluciones al llegar y acelerar, o apurar el auto al realizar el cambio de marcha, tambien me comentó que sus bujias salian muy negras con ollin no con aceite, asi estan las mias a pesar de haberlas reemplazado.

El problema de las rpm al parecer es la valvula IAC, y las explosiones y las bujias era porque la membrana de vacio estaba ya con desgaste, el reemplazo la iac, la membrana y se soluciono el problema, intentaré lo mismo ya que la membrana no la he tocado en 20 años ya que tiene mi querido monza, todos me dicen que cambie el automovil, pero le tengo cariño y ademas lo encuentro un auto que soporta mucho aca le decimos aperrado, pues no falla nunca y las fallas no son complicadas, a todo esto descarté el VSS esta correcto, de lo demas he reemplazado sensor de temperatura, bobina captora, tps, cables de bujia, me faltaba solo la IAC la cual ya debe de tener a lo menos un par de años, eso si, siempre con sus mantenciones.

Mi duda es la siguiente, por ahi comente una vez, que la tapa de donde esta la membrana, en donde va el tornillo para su regulacion, este viene, de fabrica soldado, o sea venia asi, para que no le intervinieran esa parte, aca me venden como repuesto, la tapa, el tornillo para regular el resorte y la membrana, hay alguna manera de medir o calibrar, la membrana? o me es mas facil reemplazar, el resorte y la membrana, y mantener la tapa original que esta regulada? en caso de cambiar todo, como se regula, algun tipo de tip, dos vueltas, tres o algo asi?

Mi auto es un monza año 1993, catalitico efi, gl, con tbi

Saludos
Nicman
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 07 Ago 2012, 20:58

Nicman
Primeiramente, informo a voce que fica difícil para nós lhe ajudar na resolução do problema do seu Monza, pois embora todo brasileiro ache que entende espanhol, na verdade existem muitas diferenças entre nossos idiomas, incluindo aí os termos técnicos.
Embora na minha casa se falasse espanhol misturado com português, pois meus antepassados vieram quase todos da Espanha, nem eu posso dizer que falo espanhol.
Mas vamos lá!
Acredito que a 'membrana de vácio' a que vc se refere seja o regulador de pressão de combustível do TBI.
Se for isso, para regular o mesmo é necessário colocar um manômetro na linha de entrada de combustível do TBI. A pressão deverá ficar em 2 Bar.
Se suas velas estão negras, isso significa que a mistura ar + combustível está rica, ou seja, mais combustível que o necessário.
Isso explicaria as explosões no TBI.
Mas um sensor de posição da borboleta (TPS) ruim também poderia causar isso, na minha opinião. Se a trilha do potenciômetro estiver interrompida, pode ocorrer um fornecimento irregular de combustível na válvula injetora. Esse componente é fácil de testar, com um multímetro em mãos.
Se o TPS estiver ruim, ele pode não permitir o funcionamento do Motor de passo (como chamamos aqui o tipo de IAC usado no motor do Monza)
De qualquer forma, fica muito difícl diagnosticar o problema sem ter o carro presente... :smt017
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 94 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Estado: RJ - Rio de Janeiro
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1994/1994
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Mensagempor Nicman » 09 Ago 2012, 00:30

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Nicman
Primeiramente, informo a voce que fica difícil para nós lhe ajudar na resolução do problema do seu Monza, pois embora todo brasileiro ache que entende espanhol, na verdade existem muitas diferenças entre nossos idiomas, incluindo aí os termos técnicos.
Embora na minha casa se falasse espanhol misturado com português, pois meus antepassados vieram quase todos da Espanha, nem eu posso dizer que falo espanhol.
Mas vamos lá!
Acredito que a 'membrana de vácio' a que vc se refere seja o regulador de pressão de combustível do TBI.
Se for isso, para regular o mesmo é necessário colocar um manômetro na linha de entrada de combustível do TBI. A pressão deverá ficar em 2 Bar.
Se suas velas estão negras, isso significa que a mistura ar + combustível está rica, ou seja, mais combustível que o necessário.
Isso explicaria as explosões no TBI.
Mas um sensor de posição da borboleta (TPS) ruim também poderia causar isso, na minha opinião. Se a trilha do potenciômetro estiver interrompida, pode ocorrer um fornecimento irregular de combustível na válvula injetora. Esse componente é fácil de testar, com um multímetro em mãos.
Se o TPS estiver ruim, ele pode não permitir o funcionamento do Motor de passo (como chamamos aqui o tipo de IAC usado no motor do Monza)
De qualquer forma, fica muito difícl diagnosticar o problema sem ter o carro presente... :smt017
Abs

Estimado, gracias por su aclaracion, le comento, se que no todos comprenden el español, pero una vez traté de utilizar un traductor y fue peor nadie me comprendió nada, si usted sabe de alguno que sea medianamente bueno, se lo agradeceré, es por lo mismo que algunos usuarios de aca me pidieron que mejor escribiera en español.

Con respecto a la IAC, hace cerca de 2 años que no la reemplazo, solo mantenciones y limpieza, creo que puede ser la falla, y no me es muy complicado reemplazarla, la TPS como puedo medirla? aunque puedo reemplazarla tambien, y con respecto a la membrana de vacio, esa jamas la he reemplazado, el auto mio tiene 19 años, es de el año 1993 y jamas se ha reemplazado, creo que no es mala opcion cambiarla, te comento, la tapa de esta ( membrana ) por lo menos aca en Chile, llegaron, con el tornillo de calibracion, soldado, o sea venian, de fabrica soldado, para que no se moviera este, el kit de reemplazo, trae, la membrana, la llave, la tapa y el resorte, para evitar, la regulacion, me es conveniente reemplazar la membrana, y el resorte, la tapa no, y asi mantiene la misma regulacion de fabrica.

Asi que agradeceria si me das algun tip para la medicion de la TPS.

Y gracias por tu aclaracion, efectivamente, las Bujias salen muy negras, se siente que esta inestable que inyecta mucha gasolina y las rpm ni hablar.

Saludos
Nicman
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 09 Ago 2012, 19:43

Nicman
Antes de qualquer regulagem, é conveniente medir a pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível.
Deve-e observar também se não está vazando combustível pelas guarnições da válvula injetora (bico injetor).
Eu tenho Monza desde 1998 e nunca precisei substituir o regulador. Já substituí 2 bombas de combustível e o rotor, nada mais.
Claro que velas, cabos de vela, mangueiras, filtros, isso é obrigatório trocar de vez em quando. :lol:
Temos aqui no fórum, na seção de manuais, alguma literatura que pode ajudar a fazer esses testes.

Quanto a tradutores online, ouvi dizer que o Google tem um tradutor bom, ele inclusive 'fala', mas acho que nunca esses programas substituirão o homem nessa tarefa. :smt011

Abs
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)

Mensagempor Nicman » 09 Ago 2012, 20:21

Antes de qualquer regulagem, é conveniente medir a pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível.
Deve-e observar também se não está vazando combustível pelas guarnições da válvula injetora (bico injetor).
Eu tenho Monza desde 1998 e nunca precisei substituir o regulador. Já substituí 2 bombas de combustível e o rotor, nada mais.
Claro que velas, cabos de vela, mangueiras, filtros, isso é obrigatório trocar de vez em quando. :lol:
Temos aqui no fórum, na seção de manuais, alguma literatura que pode ajudar a fazer esses testes.

Quanto a tradutores online, ouvi dizer que o Google tem um tradutor bom, ele inclusive 'fala', mas acho que nunca esses programas substituirão o homem nessa tarefa. :smt011

Abs

Ei, olha Carlos eu estou usando o tradutor do google, se você comentar eu não entendo nada do que quero dizer.

É susceptível de ser medida a pressão do combustível, mas eu falar que eu tenha substituído faísca plug fios, velas se, eu não substituída é a válvula IAC, TPS e sensor de membrana de vácuo para tenho substituído o oxigênio, sensor de temperatura, portanto, tentar mudar os sensores e eu não posso pensar o que mais pode ser.

No que diz respeito à busca de informação, eu percebo que tenho problemas de tradução e algo lol muito menos fazer a pesquisa.

Mas de qualquer forma obrigado pelo seu tempo e conselhos, no entanto vou fazer um teste.

Atenciosamente
Nicman
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagempor waldir » 09 Ago 2012, 20:42

Nicman e Luiz Carlos,

Na minha opinião está havendo back fire e a explosão ocorrendo no coletor de admissão em virtude "talvez" de carbonização na cabeça do pistão que mantém o "carvão" aceso e inflama a mistura de combustível enquanto está sendo sugado para a câmara de explosão.

Numa situação pior e constante pode ser mal fechamento de uma válvula de admissão.

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Imagem
waldir

Estado: SP - São Paulo
Monza: Sedan Hi-Tech 2.0
Ano/Modelo: 1995/1995
Combustível: Álcool/Etanol

Mensagempor Nicman » 09 Ago 2012, 21:52

waldir escreveu:Nicman e Luiz Carlos,

Na minha opinião está havendo back fire e a explosão ocorrendo no coletor de admissão em virtude "talvez" de carbonização na cabeça do pistão que mantém o "carvão" aceso e inflama a mistura de combustível enquanto está sendo sugado para a câmara de explosão.

Numa situação pior e constante pode ser mal fechamento de uma válvula de admissão.

Abs
waldir

Waldir, Querido, eu digo-lhe que as explosões não são sempre, por vezes, raramente, nunca ter ocorrido quando o carro está parado, se não, pelo contrário, estes têm sido tão esporádico, em curso, e, especificamente, ao passar da segunda para a terceira e tentar acelerar ou acelerar, mas o meu carro é como ouvir uma explosão e que o carro acelera enquanto ela suga e demônio imediatamente.

Também pensei em tal possibilidade, o meu carro, o motor vai caber cerca de 4 anos, até mudar de estoque, mas como várias pessoas aqui disse-lhes a mesma coisa aconteceu e como você resolveu o problema foi a substituição da membrana e IAC válvula, prefiro descartar substituindo IAC, TPS, membrana, eo injetor também é novo.

Se eu não perceber tudo o que muda, não fiquei mais do que descobrir o carro, mas é muito mais barato para esgotar essas possibilidades é uma grande escala de desbaste, que inclui, filtro de combustível, filtro de ar de membrana, iac, tps, verifique todas as mangueiras de vácuo.

Em jeito de comentário que eu faça tudo o que no meu carro não envia a qualquer loja e eles não sabem muito desse trabalho (na verdade sei, mas bem poucos mecânica, porque quando estes realizarme manutenções possuem conectores em vácuo qualquer ordem e do carro e estava errado, graças a seu fórum eu aprendi muito mais).

Atenciosamente
Nicman
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagempor waldir » 10 Ago 2012, 07:25

Nicman,
Sei que quer ajudar utilizando o tradutor, porém, coloque o original e em seguida a tradução para o portugues, se não não dá para advinhar o que quer dizer:
"enquanto ela suga e demônio imediatamente"; "o motor vai caber cerca de 4 anos, até mudar de estoque,"; " é uma grande escala de desbaste,"

Em 1ª e 2ª marcha o motor vibra muito. Confira se os fios que saem da bobina de ignição estão quebrados a ponto de cortar a corrente momentaneamente. O mesmo poderá acontecer com os cabos de vela.

Abs

waldir
Imagem
waldir

Mensagempor Nicman » 13 Ago 2012, 00:00

waldir escreveu:Nicman,
Sei que quer ajudar utilizando o tradutor, porém, coloque o original e em seguida a tradução para o portugues, se não não dá para advinhar o que quer dizer:
"enquanto ela suga e demônio imediatamente"; "o motor vai caber cerca de 4 anos, até mudar de estoque,"; " é uma grande escala de desbaste,"

Em 1ª e 2ª marcha o motor vibra muito. Confira se os fios que saem da bobina de ignição estão quebrados a ponto de cortar a corrente momentaneamente. O mesmo poderá acontecer com os cabos de vela.

Abs

waldir

racias por tus consejos, te explico, efectivamente le hice un ajuste de motor hace 4 años, el automovil yo lo uso poco, no he rodado mucho en el, por eso que descarto un poco por ese lado alguna falla asi, pues mi automovil pasa mas estacionado y guardado.

Los cables de bujia son nuevos al igual que las bujias, sensor de temperatura y sensor de oxigeno.
Lo que debo reemplazar, ya que solo le he hecho limpiezas es la valvula IAC, TPS, y la membrana para descartar, ya que como dije las bujias salen muy negras pero no por aceite, ademas noto que es muy fuerte el olor a gasolina en el arranque.

Voy a intentar reemplazar tambien la bobina captora, ya que no es para nada de costosa aca. Si se que debo reemplazar, ya, ademas de lo mencionado, filtro de bencina, aire ( la bomba es nueva, y tengo una de reemplazo, al igual que bobina de alta, tengo una nueva tambien )

El auto no jalonea en la salida, y te comento que se han acabado las explosiones en el TBI misteriosamente se ha quitado solo, pero si se que debo reemplazar aquellos sensores.

De todas maneras comentare cuando lo realice y cuento como ha quedado.

Saludos y gracias

Obrigado por seu conselho, quero dizer, na verdade eu fiz um motor reconstruir 4 anos atrás, o pequeno carro que eu uso, eu não tiro muito nele, por que afastar um pouco para que lado deve falhar, já que meu carro passa mais estacionado e salvo.

Faísca cabos das velas são novas, bem como as velas de ignição, sensores de temperatura e sensor de oxigênio.
O que devo substituir, pois só tenho feito é limpar a válvula IAC, TPS e da membrana para governar, porque como eu disse velas de ignição muito black out, mas não de petróleo, também notei que é cheiro muito forte de gasolina em de partida.

Vou tentar substituir o captor bobina também, porque não é caro a todos daqui. Se I é necessário substituir, e, para além do filtro de combustível acima,, ar (a bomba é novo, e I têm uma substituição, o mais alto da bobina, I têm um novo poço)

O carro não está puxando o início, e eu comentei que as explosões são sobre o BIT misteriosamente removido sozinho, mas se eu deveria substituir os sensores.

De qualquer forma, vou comentar quando eu faço e dizer como ele olha.

Cumprimentos e obrigado
Nicman
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 13 Ago 2012, 11:01

Primeiramente uma tradução do post do colega Nicman, já que definitivamente tradutores online são coisas que não funcionam até agora:

"Obrigado por seus conselhos, te explico; realmente eu fiz um ajuste de motor 4 anos atrás, o carro eu uso pouco, não tenho rodado nele muito, porisso descarto um pouco alguma falha assim, pois meu carro passa mais tempo parado e guardado.

Os cabos de vela são novos, bem como as velas, sensor de temperatura e sensor de oxigênio.
O que devo substituir, já que só fiz limpeza no motor de passo (IAC), sensor de posição da borboleta (TPS), e o diafragma do regulador para descartar, já que como eu disse as velas saem muito negras mas não por óleo, ademais noto que é muito forte o odor de gasolina na partida.

Vou tentar substituir também a bobina captora (indutora), já que não é cara aqui. Sim, sei que devo substituir, já, além do mencionado,filtro de combustível, ar (a bomba é nova, e tenho uma de reserva, assim como a bobina de alta voltagem, tenho uma nova também)

O carro não 'jaloneia*' na saída, e comento contigo que acabaram as esplosões no TBI, misteriosamente, foi deixado prá lá, mas se devo subtituir aqueles sensores.

De toda maneira comentarei quando fizer e como ficou depois.

Saudações e obrigado"

* Não encontrei um significado confiável para 'jaloneia', pois essa palavra em espanhol parece ter significados diferentes em casa país.
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 13 Ago 2012, 11:15, em um total de 3 vezes.
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 13 Ago 2012, 11:12

Nicman
Pelo que estamos notando, você está querendo resolver o problema da maneira mais cara possível, substituindo vários componentes, sem antes testar cada um.
O Monza não possui sensor de oxigênio, vc deve estar se referindo ao MAP, sensor de pressão absoluta de admissão.
Seu motor parece estar mesmo com excesso de combustível, o que exige um teste na bomba e circuito de alimentação (válvula injetora, gaxetas da mesma), pressão correta do combustível no TBI...
Aqui no Brasil uma bobina indutora (captora) de boa qualidade não custa assim tão pouco, existem sim bobinas baratas mas não são confiáveis.
Eu, no seu lugar, começaria pelo circuito do combustível para depois partir para a ignição.
Isso porque o que costuma dar mais pane na perte de ignição são cabos de velas, velas, rotor e tampa do distribuidor, além do módulo de alta energia (HEI).
Mas não substitua peças sem necessidade, a não ser que tenha um amigo que possua Monza e empreste as peças para um teste.
Eu cheguei a ter 2 Monzas, o segundo comprei para ter sempre essa facilidade de trocar peças à vontade sem gastar e pior, sem te de procurar, pois muitas peças, além de caras, são difíceis de se achar no mercado formal. Mas não resolveu, pois 1 mes depois um deles foi destruido em um acidente. :smt010
Encontra-se muita coisa usada no mercado livre, mas sem garantia e sem atestado de origem, isto é, podem ser roubadas, e aqui no Brasil comprar peças roubadas, mesmo sem saber que são roubadas, é crime.
Abraços
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 15 Ago 2012, 11:54, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)

Mensagempor Nicman » 14 Ago 2012, 21:17

Pelo que estamos notando, você está querendo resolver o problema da maneira mais cara possível, substituindo vários componentes, sem antes testar cada um.
O Monza não possui sensor de oxigênico, vc deve estar se referindo ao MAP, sensor de pressão absoluta de admissão.
Seu motor parece estar mesmo com excesso de combustível, o que exige um teste na bomba e circuito de alimentação (válvula injetora, gaxetas da mesma), pressão correta do combustível no TBI...
Aqui no Brasil uma bobina indutora (captora) de boa qualidade não custa assim tão pouco, existem sim bobinas baratas mas não são confiáveis.
Eu, no seu lugar, começaria pelo circuito do combustível para depois partir para a ignição.
Isso porque o que costuma dar mais pane na perte de ignição são cabos de velas, velas, rotor e tampa do distribuidor, além do módulo de alta energia (HEI).
Mas não substitua peças sem necessidade, a não ser que tenha um amigo que possua Monza e empreste as peças para um teste.
Eu cheguei a ter 2 Monzas, o segundo comprei para ter sempre essa facilidade de trocar peças à vontade sem gastar e pior, sem te de procurar, pois muitas peças, além de caras, são difíceis de se achar no mercado formal. Mas não resolveu, pois 1 mes depois um deles foi destruido em um acidente. :smt010
Encontra-se muita coisa usada no mercado livre, mas sem garantia e sem atestado de origem, isto é, podem ser roubadas, e aqui no Brasil comprar peças roubadas, mesmo sem saber que são roubadas, é crime.
Abraços

Gracias por tus consejos, bueno aca venden respuestos delphi, y los gm, la diferencia en cuanto a costo no es mucha, pero si me he dado cuenta de que los repuestos delphi andan muy bien en el monza.

Con respecto a el sensor de oxigeno, aca por lo menos le llaman al sensor que va en el multiple de escape del monza, ese se llama sensor de oxigeno.

Intentare llevarlo a chequear, pero a pesar de que se acabaron las explosiones, anda disparejo y las bujias salen muy negras, bueno olvide mencionar que habia reemplazado el rotor y la tapa del distribuidor. Lo unico que me falta seria la IAC y el TPS.

Y aca en mi pais adquirir cosas o lo que sea, que ya ha sido robado ( mercado informal ) tambien es un crimen, que se paga con carcel, pero aca en lo personal no compro nada en lugares asi, simplemente por un tema de confianza, garantia y varias cosas mas.

Saludos y gracias por vuestros consejos un abrazo.
Nicman
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagempor waldir » 15 Ago 2012, 07:33

y las bujias salen muy negras

Nicman,

Se a carbonização é seca ( sem óleo) é um indicativo de mistura rica.

Precisa avaliar com medidor de gases e regular o potenciômetro de CO.

Com a chave de ignição ligada medir a voltagem do fio do meio do potenciômetro (azul) se está superior a 2,0 V
porém o ajuste deve ser feito com jump no conector ALDL após ter sido acionada a ventoinha do radiador por 2 vezes.

O ajuste fino deve ser feito com medidor de gases no escape.

Outras possibilidades para vela carbonizada seca é o 'ponto de ignição atrasado'; combustível ruim; filtro de ar sujo; velas fora de especificação para o veículo.

Abs

waldir
Imagem
waldir

Mensagempor Nicman » 16 Ago 2012, 19:10

waldir escreveu:
y las bujias salen muy negras

Nicman,

Se a carbonização é seca ( sem óleo) é um indicativo de mistura rica.

Precisa avaliar com medidor de gases e regular o potenciômetro de CO.

Com a chave de ignição ligada medir a voltagem do fio do meio do potenciômetro (azul) se está superior a 2,0 V
porém o ajuste deve ser feito com jump no conector ALDL após ter sido acionada a ventoinha do radiador por 2 vezes.

O ajuste fino deve ser feito com medidor de gases no escape.

Outras possibilidades para vela carbonizada seca é o 'ponto de ignição atrasado'; combustível ruim; filtro de ar sujo; velas fora de especificação para o veículo.

Abs

waldir

Gracias por los consejos estimado, cual es el potenciometro de CO ahi me pillas, deberia de ser la TPS cierto? Y si efectivamente las bujias estan limpias de aceite, al rodas el auto, las bujias quedan normales, pero en el arranque salen asi, como decimos aca empastadas
Y si le realizare un afinamiento.

Saludos

Obrigado pela estimativa dicas, o que é o potenciômetro de CO não posso obtê-lo, devem ser os verdadeiros TPS? E se as velas de ignição estão limpas de petróleo, automóveis rhodes fichas, de ignição são normais, mas começar bem, como dizemos aqui gramíneo
E se você vai perceber uma melodia.

Atenciosamente
Nicman
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagempor waldir » 16 Ago 2012, 19:42

cual es el potenciometro de CO ahi me pillas, deberia de ser la TPS cierto?

Não, o potenciômetro do CO fica do lado direito sob a aba onde encosta o capuz do motor

Imagem

Abs

waldir
Editado pela última vez por waldir em 16 Ago 2012, 19:59, em um total de 1 vez.
Imagem
waldir

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 16 Ago 2012, 19:59

Nicman
O potenciometro fica aqui (embaixo da capinha amarela):
Imagem

Abs
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)

Mensagempor Nicman » 17 Ago 2012, 13:24

waldir escreveu:
cual es el potenciometro de CO ahi me pillas, deberia de ser la TPS cierto?

Não, o potenciômetro do CO fica do lado direito sob a aba onde encosta o capuz do motor

Imagem

Abs

waldir

Gracias estimado asumo que este debe de medir 3 volt, ahora si que me ha salido una gran duda, me creeras que desde que tengo este auto, jamas ha tenido ese sensor o potenciometro, o no lo he visto nunca, los unicos sensores que yo siempre he reemplazado son la IAC y TPS en el tbi, Sensor de Oxigeno que se encuentra en el multiple de salida y es de un solo conductor, sensor MAP, rotor, VSS, Bobina captora, pero ese jamas lo he visto.
Y si se encuentra en alguna parte no tengo idea de donde, mi auto es un chevrolet monza año 1993, catalitico, EFI.

Ahora si me que me he hecho un lio :smt010

Bueno averiguare sobre el, pero como dije, este problema de las bujias empastadas, es primera vez que me sucede, siempre le he hecho mas mantenciones y nunca problemas.

Saludos y gracias por tu ayuda de verdad te lo agradezco enormemente.
Nicman
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagempor Nicman » 17 Ago 2012, 13:26

O potenciometro fica aqui (embaixo da capinha amarela):
Imagem

Abs

Obrigado supor que essa estimativa deve ser de 3 volts, agora você me deixou uma grande questão, acredito que desde que eu tenho este carro, nunca teve esse sensor ou potenciômetro, ou eu não tenha visto antes, os sensores apenas eu eu sempre substituiu o IAC e TPS estão em tbi sensor de oxigênio encontrado na saída múltipla e um único condutor, sensor MAP, rotor, bobina captor VSS, mas que eu já vi.
E se você encontrar algum lugar que eu não tenho nenhuma idéia de onde o meu carro é um monza chevrolet 1993, catalítica, EFI.

Agora, se eu me fizeram uma bagunça

Bem saber sobre ele, mas como eu disse, esse problema de pastagens de ignição, é a primeira vez que acontece comigo, eu sempre fiz manutenções mais e nunca problemas.

Cumprimentos e obrigado pela vossa ajuda você realmente apreciá-lo muito.

Gracias estimado asumo que este debe de medir 3 volt, ahora si que me ha salido una gran duda, me creeras que desde que tengo este auto, jamas ha tenido ese sensor o potenciometro, o no lo he visto nunca, los unicos sensores que yo siempre he reemplazado son la IAC y TPS en el tbi, Sensor de Oxigeno que se encuentra en el multiple de salida y es de un solo conductor, sensor MAP, rotor, VSS, Bobina captora, pero ese jamas lo he visto.
Y si se encuentra en alguna parte no tengo idea de donde, mi auto es un chevrolet monza año 1993, catalitico, EFI.

Ahora si me que me he hecho un lio

Bueno averiguare sobre el, pero como dije, este problema de las bujias empastadas, es primera vez que me sucede, siempre le he hecho mas mantenciones y nunca problemas.

Saludos y gracias por tu ayuda de verdad te lo agradezco enormemente.
Nicman
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagempor waldir » 17 Ago 2012, 16:56

Gracias estimado asumo que este debe de medir 3 volt,

Nos EFI a gasolina a medida média é de 2,0 V e no Etanol é 1,5 V significará que o volume de monóxido de carbono estará próximo de 1%

3,0V já deve estar entrando em mistura rica

Esse sensor de CO no fio azul (do meio) pode medir 1,0 V (mistura pobre) até 4,9 V (mistura rica) ou milionária :D

A medição correta, ajuste fino se faz com medidor de gases que deve estar em 1% (um porcento) de volume de
monóxido de carbono.

Com a medição de gases, e com uma chavinha de fenda vai virando o potenciômetro até atingir 1% (não esqueça de jumpear o conector ALDL nos terminais AeB após acionar a ventoinha(motor quente) para valer o ajuste.

Abs
waldir
Imagem
waldir

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 17 Ago 2012, 19:29

Nicman escreveu:
jamas ha tenido ese sensor o potenciometro, o no lo he visto nunca, los unicos sensores que yo siempre he reemplazado son la IAC y TPS en el tbi, Sensor de Oxigeno que se encuentra en el multiple de salida y es de un solo conductor,

Será que seu Monza não tem potenciômetro de regulagem de CO? :smt017
Vc diz que seu carro é 'catalítico' e tem sensor de oxigênio no coletor de escape?
No Brasil nenhum Monza tem sonda lambda (sensor de oxigênio) ou catalisador. Se o sensor de oxigênio é de um fio, isso significa que ele não é aquecido, só atua mesmo depois do motor aquecer bem.
O seu tem catalizador (conversor catalítico)? :?:
Se tem, é possivel que Monzas exportados para o Chile tenham esse componente, para cumprir possível restrição de emissão de gases da época (1993).

Imagem

Nota: Existe um erro na figura, onde está escrito Múltiple de admision o correto é multiple de salida

Abs
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)

Mensagempor alarconrodrigo » 04 Nov 2012, 10:02

Si seguís con el problema, apostaría que es el modulo de encendido. Cambia la bobinca captora, el rotor y fijate que el sensor de temperatura ande bien.

Suerte, saludos
Rodrigo
alarconrodrigo

Monza: Sedan GL 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Combustível: Gasolina e GNV

Voltar para Injeção eletrônica & Carburador