Aquecedor da Mistura do monza 88

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Julio Cesar
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 54
Registrado em: 26 Mar 2008, 18:39
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Aquecedor da Mistura do monza 88

Mensagem não lida por Julio Cesar »

waldir escreveu:Julio,

o aquecedor atua cerca de 7 a 8 minutos(se tiver válvula termostática funcionando) quando o motor está frio em temperatura ambiente. O relé desliga a resistência quando a temperatura do refrigerante atinge 83ºC

Deixar a resistência ligada além dos 83ºC é desperdício da vida útil da mesma e após esta temperatura o aquecimento do coletor de admissão é maior deixando de ter influência na estabilidade do motor na fase fria.

Waldir,

Consegui num site algo melhor que a temporização por tempo 'RC'. É um Multivibrador monoestável - Temporização independente da duração do pulso de disparo. Contudo, baseio-me no tempo que citara de 7 a 8 minutos! Fiz uma modificação no esquema, tendo em vista que o tempo era muito curto usando o resistor de 100k, como pode ver: 11seg, rsrs! Então, usando a fórmula: T= 1,1. R. C, e substituindo o valor do resistor de 100k, pelo de 4,7M, tem-se o tempo de 8,6 min, aproximadamente! Assim que eu montar, exponho aqui. O esquema encontra-se neste link: http://ivairijs.vilabol.uol.com.br/CI-555.html#Ivair

Abs,

Julio Cesar
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Aquecedor da Mistura do monza 88

Mensagem não lida por waldir »

Julio,

talvez essa informação ajude no esquema que vc está estudando viabilizar.

A informação liga e desliga para o relé que comanda a resistência é tirado do sensor de temperatura do bloco.

Vc pode testar: ao ligar o carro frio ele fornece 7,65V e quando está em 1/4(no painel) ele estará fornecendo 5,3 V e eu acho que quando chega à 5 V ele desliga. E isto equivale a 83ºC

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
mafernandes
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 15
Registrado em: 09 Abr 2012, 20:24
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Aquecedor da Mistura do monza 88

Mensagem não lida por mafernandes »

Boa noite a todos.

O PTC do meu Monza tbm estava sem funcionar. Retirei o rêle, abri e fiz uma limpeza com limpa contatos ressoldei todos os pontos de solda, troquei os conectores da resistência e o suporte do fusível que estavam bem oxidados. E para minha felicidade voltou a funcionar perfeitamente. :smt023

O que poderia ser feito em relação a adaptação é colocar um termostato.

Achei um de 82ºC: http://www.eletropecas.com/produto.asp? ... 0&Imagem=2

É tipo os utilizados em aparelhos eletrodomésticos, como cafeteira, sanduicheira, etc.

Em qualquer loja que faça manutenção em eletro-domésticos provavelmente terá.

O bom é que quando chega na temperatura ele abre automaticamente. Com isso independente da temperatura ambiente, ela só desligará quando o coletor estiver na temperatua certa.

Só precisa saber os dados técnicos da resistência para saber de quantos ampéres o termostato precisa ter. Se não conseguirmos estas informações, creio eu que um de 30A servirá, pois é o valor do fusível utilizado no circuito.

Abs.
Marcos A. Fernandes
Avatar do usuário
sjmoreno
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 150
Registrado em: 15 Jun 2010, 17:36
Cidade: Bauru
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Aquecedor da Mistura do monza 88

Mensagem não lida por sjmoreno »

pessoal olha o que achei no ml por 35,00 novinho, o vendedor disse que tava guardado a muito tempo,mas ta funcionando certinho.

Imagem


abs
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Aquecedor da Mistura do monza 88

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

achei no ml por 75 com frete e comprei,montei ontem a noite e depois de muitos anos eu vi o leds que coloquei junto com o aqueçedor acender.
como alegria de pobre dura pouco,uns 03 minutos depois o fusivel derreteu e eu nao tive nem coragem de testar para ver se o rele sobreviveu :smt021
tive que tomar agua com acucar para nao pegar um alicate e fazer um limpa naquele tanto de fio :mrgreen:

depois de muito procurar me deparo com 01 defeito filho da ... que me desanimou completamente.
ja tinha testado toda a fiaçao procurando algum defeito para nao passar por isto,mas ainda tem alguma coisa pegando que nao consegui descobrir.
vou deixar quieto,mas fim de semana vou arrancar todos aqueles fios e colocar tudo novo e se o rele estragou eu compro outro e se esta porcaria estragar de novo,vou colocar uma chave liga-desliga e quero ver ela estragar.
se fosse um rele facil de achar,ate poderia ficar fazendo testes para achar defeitos,mas este danado e um problema de encontrar
gilmarsehn
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Set 2009, 22:36
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Aquecedor da Mistura do monza 88

Mensagem não lida por gilmarsehn »

Olá gente boa,

No meu encontrei fusível derretido e o relé queimado. Pretendo fazer um acionamento manual, provisório, até encontrar o relé original, pois
testei o chicote e está ok(o fio azul que vem do cebola da temperatura próximo a válvula termostática é resistivo - marcou 15kohms, acho que está
correto - se não me engano li em algum lugar que ele é resistivo mesmo).
Pretendo deixar a própria lâmpada da alta temperatura como alerta de que a resistência está ligada(já que a mesma ficou sem função).

Segue esquema rsrs... espero que ajude!

Imagem
Ops: Aterra quer dizer aterrar :)


As dúvidas são:
- Qual a voltagem que deve ir para o aquecedor;
- Se for menos de 12v que esquema devo fazer em X ou Y (resistor, valores,...);
- Seria um bom quebra-galho? Está entrando o inverno e aqui no RS o bicho-pega :)

Se alguém conseguir ajudar aí fico agradecido...falow?! :smt023

Abraço!

Gilmar Sehn
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Aquecedor da Mistura do monza 88

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Qual a voltagem que deve ir para o aquecedor;
12 volts.

eu encontrei 01 original no ML por 75 reais com frete ate aqui.
veja.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -monza-_JM

a notiçia ruim e que quando ligo ele,fede queimado.
entao como estou mexendo no motor agora e estou sem tempo.
assim que puder,vou colocar um rele auxiliar na saida dele para ver se esta peça rara dura mais uns anos.
se ela queimar,vou largar de mao e colocar um botao liga-desliga e deixar isto para la.
boa sorte amigo :smt023
gilmarsehn
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Set 2009, 22:36
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Aquecedor da Mistura do monza 88

Mensagem não lida por gilmarsehn »

valeu Jesuino,

Resolveu meu problema. Vou experimentar um também. Se não aguentar vai ser no manual mesmo.

Obrigadão :smt023

Até mais...

Gilmar
Responder