Aquecedor da Mistura do monza 88

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Julio Cesar
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 54
Registrado em: 26 Mar 2008, 18:39
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Aquecedor da Mistura do monza 88

Mensagem não lida por Julio Cesar »

jesuino b ferreira escreveu:amigo,o que o leeloy fez serve basicamente para monza EFI.alguma coisa se pode aproveitar e outras nao.
o rele do monza carburado e diferente e nao se acha novo para comprar.eu ja comprei 02 usado estragado e sempre procuro e nada de achar.
monza a alcool usa este rele 52270133 e monza a gasolina 52270134.
pelo que ja pesquisei o de final 134 so acende a lampada de advertençia e o de final 133 alem da lampada de advertençia tambem aqueçe o coletor.
ele tem 01 fio que vem do rele de temperatura (abaixo do distribuidor) e outro que sai do interruptor (cebolinha de óleo).mais o pos-chave,o positivo, o negativo e o que vai para o coletor.
consegui ligar todos e coloquei ate um leds para ver ele acionado,mas minha obra parou no rele :smt010
mas um dia acho 01 funcionando e consigo terminar
se precisar do esquema de ligaçao posso fazer para voçe.
boa sorte amigo :smt023


Boa tarde, Jesuino!

Abri o tal relé 52270133. Constatei que a bobina de atracamento que envia os 12v para o aquecedor, através do pino 87, não atraca ao se ligar a chave do carro ( nem dando partida!). Chega sinal de 12v no pino 30, porém o contato NA desta bobina ( pino 30 para o pino 87) não se fecha. Quando aperto manualmente esse contato, chega-se os 12v no pino 87 e, consequentemente, na ponta no terminal de encaixe do aquecedor. Caso não consiga consertar o relé, o que acha de se colocar um contato temporizado do pino 30, para o pino 87, somente quando se ligar a chave do carro? Neste caso quanto seria o tal tempo, rsrs? Até porque o pré-aquecimento só se dá ao ligar a chave, não é mesmo? Ou estou enganado?
Se fosse possível, ficaria muito grato por me fazer o esquema. Desde já lhe agradeço.

Abs,

Julio Cesar
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Aquecedor da Mistura do monza 88

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Até porque o pré-aquecimento só se dá ao ligar a chave, não é mesmo? Ou estou enganado?
ele começa a acionar ao funcionar o motor.vem um fio da cebolinha do oleo.tenta refazer as soldas de novo.
se conheçer alguem que entenda de eletronica,pede para ele fazer uma analise.de repente pode ser coisa a toa.

quanto a temporizar,fica meio estranho,pois tem dia mais frio e dia mais quente.como vamos ver um tempo para todos?
eu ja gastei meus neuronios quase todos pensando em algo e nao consegui.
acho que vou ter que comprar um balde de rele no ferro-velho e ver se acho 01 que funcione :smt005
boa sorte amigo :smt023
Julio Cesar
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 54
Registrado em: 26 Mar 2008, 18:39
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Aquecedor da Mistura do monza 88

Mensagem não lida por Julio Cesar »

jesuino b ferreira escreveu:
Até porque o pré-aquecimento só se dá ao ligar a chave, não é mesmo? Ou estou enganado?
ele começa a acionar ao funcionar o motor.vem um fio da cebolinha do oleo.tenta refazer as soldas de novo.
se conheçer alguem que entenda de eletronica,pede para ele fazer uma analise.de repente pode ser coisa a toa.

quanto a temporizar,fica meio estranho,pois tem dia mais frio e dia mais quente.como vamos ver um tempo para todos?
eu ja gastei meus neuronios quase todos pensando em algo e nao consegui.
acho que vou ter que comprar um balde de rele no ferro-velho e ver se acho 01 que funcione :smt005
boa sorte amigo :smt023

ok, Jesuino!
Então, ao invés de se colocar o relé temporizado para atuar, automaticamente, ao se ligar a chave ("quanto a temporizar,fica meio estranho,pois tem dia mais frio e dia mais quente.como vamos ver um tempo para todos?"), farei algo diferente: para se evitar isto, pensarei em algo com acionamento manual. Só me restando saber qual seria o tempo necessário para o acionamento do pré-aquecimento em dias frios, e/ou em dias quentes que, com pesquisa e paciência, descobrirei.

Abs,

Julio Cesar
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Aquecedor da Mistura do monza 88

Mensagem não lida por waldir »

Julio,

o aquecedor atua cerca de 7 a 8 minutos(se tiver válvula termostática funcionando) quando o motor está frio em temperatura ambiente. O relé desliga a resistência quando a temperatura do refrigerante atinge 83ºC

Deixar a resistência ligada além dos 83ºC é desperdício da vida útil da mesma e após esta temperatura o aquecimento do coletor de admissão é maior deixando de ter influência na estabilidade do motor na fase fria.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Aquecedor da Mistura do monza 88

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

o aquecedor atua cerca de 7 a 8 minutos(se tiver válvula termostática funcionando) quando o motor está frio em temperatura ambiente. O relé desliga a resistência quando a temperatura do refrigerante atinge 83ºC
bom amigo,com esta informaçao do nosso amigo valdir e com este produto ou similar

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... brinde-_JM

se consegue fazer um alerta visual e desligar a resistençia na temperatura certa sem muita complicaçao.

mas estava aqui pensando. :smt021
este medidor e um rele de 05 pinos se consegue fazer o que o sistema fique quase original.
instala ele e regula para o alerta ocorrer em 83 graus.
entao vamos as ligaçoes e se alguem tiver uma ideia que funcione pode postar pois este sistema de aqueçimento original tambem nao funçiona no meu carro e estou querendo colocar.

pino 85 negativo
pino 86 vai ligar o que sai do medidor e fazer o alerta (que neste caso nao precisa estar ligado).ou deixa somente o leds dele mesmo piscando se quiser.
pino 30 positivo pos-chave com fusivel.
pino 87A saida para a resistençia.
e o pino 87 nao vai usar.


o que vai aconteçer.
quando a temperatura chegar em 83 graus vai energizar o pino 86 que vai retirar energia do pinho 87A e a resistençia vai desligar.

se existisse algum equipamento que funcionasse somente com o motor funcionando ficaria perfeito,pois nao acionaria a resistençia somente ao acionar a chave.
mas na minha opiniao e para começar um projeto e poder fazer melhorias nele,acho que esta de bom tamanho.
vamos ver mais ideias :smt023
Avatar do usuário
sjmoreno
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 150
Registrado em: 15 Jun 2010, 17:36
Cidade: Bauru
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Aquecedor da Mistura do monza 88

Mensagem não lida por sjmoreno »

ai pessoal,eu tambem já revirei nas lojas de peças e nada, achei esse rele no sucatão mas queimou de novo,mas ai fiz uma pergunta no ml pro vendedor "estefano andrade auto peças" ele me respondeu que tem esse rele 52270133 o preço 79,00 +frete. abs
timm_65
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 339
Registrado em: 17 Jan 2009, 15:58
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Aquecedor da Mistura do monza 88

Mensagem não lida por timm_65 »

jesuino b ferreira escreveu:
o aquecedor atua cerca de 7 a 8 minutos(se tiver válvula termostática funcionando) quando o motor está frio em temperatura ambiente. O relé desliga a resistência quando a temperatura do refrigerante atinge 83ºC
bom amigo,com esta informaçao do nosso amigo valdir e com este produto ou similar

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... brinde-_JM

se consegue fazer um alerta visual e desligar a resistençia na temperatura certa sem muita complicaçao.

mas estava aqui pensando. :smt021
este medidor e um rele de 05 pinos se consegue fazer o que o sistema fique quase original.
instala ele e regula para o alerta ocorrer em 83 graus.
entao vamos as ligaçoes e se alguem tiver uma ideia que funcione pode postar pois este sistema de aqueçimento original tambem nao funçiona no meu carro e estou querendo colocar.

pino 85 negativo
pino 86 vai ligar o que sai do medidor e fazer o alerta (que neste caso nao precisa estar ligado).ou deixa somente o leds dele mesmo piscando se quiser.
pino 30 positivo pos-chave com fusivel.
pino 87A saida para a resistençia.
e o pino 87 nao vai usar.


o que vai aconteçer.
quando a temperatura chegar em 83 graus vai energizar o pino 86 que vai retirar energia do pinho 87A e a resistençia vai desligar.

se existisse algum equipamento que funcionasse somente com o motor funcionando ficaria perfeito,pois nao acionaria a resistençia somente ao acionar a chave.
mas na minha opiniao e para começar um projeto e poder fazer melhorias nele,acho que esta de bom tamanho.
vamos ver mais ideias :smt023
Uma duvida, a resistencia só aciona depois que der a partida? motor ligado?
Atual VCD 98 azul trindade perolizado

Fotos ex-monza: viewtopic.php?f=33&t=7993
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Aquecedor da Mistura do monza 88

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Uma duvida, a resistencia só aciona depois que der a partida? motor ligado?
sim,somente ao dar a partida :smt023
Responder