Re: Modulo HEI ou Bobina de Ignição?
Enviado: 26 Out 2016, 10:37
Olá pesssoal.
Eu gostaria de falar alguma coisa sobre módulo HEI , bobina de alta tensão e bobina de pulsos. Muito se tem falado sobre esses componentes aqui no fórum, mas eles sempre geram dúvidas.
Sobre bobina de pulsos:
A bobina de pulsos é constituída de um enrolamento de fios de cobre esmaltados, cuja resistência gira em torno dos 800 Ohms.
O esmaltado dos fios é que faz o isolamento da bobina.
Se algum ponto do enrolamento ficar com o isolamento prejudicado, haverá um curto circuito, que diminuirá a resistência total da bobina.
Mesmo se houver esse curto, enquanto a resistência geral estiver dentro da gama (não me lembro agora qual é), a bobina ainda funcionará.
O papel que costuma esfarelar não isola nada, ele simplesmente protege a bobina contra o calor. Bobina esfarelada não significa bobina ruim. Rodei durante muitos anos com ela assim no meu antigo Monza e nunca fiquei na mão. Já nesse atual, fui substituir a danada, para ficar mais 'bonitinha', e acabei arranjando outros problemas durante a troca. O pino estava muito duro de sair e precisei dar pancadas demais, o que prejudicou o aterramento do distribuidor, causa de 3 módulos HEI queimados depois.
Sobre o HEI:
Não é muito efetivo fazer medições do HEI para ver se ele está bom. Testa-se os outros componentes, e se todos estiverem bons, a culpa é do HEI.
Sobre a bobina de alta tensão.
Para saber se a bobina é a causa do problema, deve-se testar o chaveamento dela. Isso pode ser feito de várias maneiras. Uma delas é com um led para 12 volts (led + resistor).
Se a bobina está recebendo +12 volts da chave de ignição, está sendo chaveada à massa e mesmo assim não produz centelha (na saída dela, não é nas velas) ela está ruim.
Abs
Eu gostaria de falar alguma coisa sobre módulo HEI , bobina de alta tensão e bobina de pulsos. Muito se tem falado sobre esses componentes aqui no fórum, mas eles sempre geram dúvidas.
Sobre bobina de pulsos:
A bobina de pulsos é constituída de um enrolamento de fios de cobre esmaltados, cuja resistência gira em torno dos 800 Ohms.
O esmaltado dos fios é que faz o isolamento da bobina.
Se algum ponto do enrolamento ficar com o isolamento prejudicado, haverá um curto circuito, que diminuirá a resistência total da bobina.
Mesmo se houver esse curto, enquanto a resistência geral estiver dentro da gama (não me lembro agora qual é), a bobina ainda funcionará.
O papel que costuma esfarelar não isola nada, ele simplesmente protege a bobina contra o calor. Bobina esfarelada não significa bobina ruim. Rodei durante muitos anos com ela assim no meu antigo Monza e nunca fiquei na mão. Já nesse atual, fui substituir a danada, para ficar mais 'bonitinha', e acabei arranjando outros problemas durante a troca. O pino estava muito duro de sair e precisei dar pancadas demais, o que prejudicou o aterramento do distribuidor, causa de 3 módulos HEI queimados depois.
Sobre o HEI:
Não é muito efetivo fazer medições do HEI para ver se ele está bom. Testa-se os outros componentes, e se todos estiverem bons, a culpa é do HEI.
Sobre a bobina de alta tensão.
Para saber se a bobina é a causa do problema, deve-se testar o chaveamento dela. Isso pode ser feito de várias maneiras. Uma delas é com um led para 12 volts (led + resistor).
Se a bobina está recebendo +12 volts da chave de ignição, está sendo chaveada à massa e mesmo assim não produz centelha (na saída dela, não é nas velas) ela está ruim.
Abs