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Re: Modulo HEI ou Bobina de Ignição?

Enviado: 19 Out 2016, 16:23
por italo_
So por precauçao...Carlos e qual a forma mais pratica de checar se o HEI está ou nao chaveando a bobina de alta tensão? Imaginando que se tem a disposiçao um multiteste, ferramentas, mas nao osciloscopio.

Fiz um osciloscopio caseiro com cabo de microfone,resistores e um programa que precisa rodar no notebook (aprendi num canal de injeçao eletronica de um senhor, recomendo fortemente;ja deixei um link uma vez num topico mas posso postar novamente se interessar), mas nao sei como testar com ele.

Re: Modulo HEI ou Bobina de Ignição?

Enviado: 19 Out 2016, 17:04
por Carlos A. Freire
Italo, o osciloscópio é a melhor ferramenta para esse tipo de teste. Caso não tenha um equipamento desse ou não saiba usa-lo, use uma caneta de polaridade. Ela tem custo baixo e não danifica nada no circuito do carro. A medição deve ser feita no terminal que vai para o negativo da bobina de ignição.

Vale lembrar que para o HEI funcionar, deve ter alimentação de entrada aterramento e sinais de entrada e saída.

Abs,

Carlos Freire

Re: Modulo HEI ou Bobina de Ignição?

Enviado: 19 Out 2016, 17:10
por italo_
Ferramenta indispensavel, tenho uma girafa em casa mas n tenho essa canetinha rsrs Vou providenciar

Re: Modulo HEI ou Bobina de Ignição?

Enviado: 26 Out 2016, 01:14
por jose benedito moura
Boa noite monzeiros .li sobre os assuntos todos. o mesmo sintomas do meu efi 91 . Dava partida e nao ligava.coloquei o modulo rey reserva e nada Coloquei a bobina i mpulsora e dei partida e funcionou com ajuda dos monzeiros até

Re: Modulo HEI ou Bobina de Ignição?

Enviado: 26 Out 2016, 10:37
por Luiz Carlos (Rio)
Olá pesssoal.

Eu gostaria de falar alguma coisa sobre módulo HEI , bobina de alta tensão e bobina de pulsos. Muito se tem falado sobre esses componentes aqui no fórum, mas eles sempre geram dúvidas.

Sobre bobina de pulsos:
A bobina de pulsos é constituída de um enrolamento de fios de cobre esmaltados, cuja resistência gira em torno dos 800 Ohms.
O esmaltado dos fios é que faz o isolamento da bobina.
Se algum ponto do enrolamento ficar com o isolamento prejudicado, haverá um curto circuito, que diminuirá a resistência total da bobina.
Mesmo se houver esse curto, enquanto a resistência geral estiver dentro da gama (não me lembro agora qual é), a bobina ainda funcionará.
O papel que costuma esfarelar não isola nada, ele simplesmente protege a bobina contra o calor. Bobina esfarelada não significa bobina ruim. Rodei durante muitos anos com ela assim no meu antigo Monza e nunca fiquei na mão. Já nesse atual, fui substituir a danada, para ficar mais 'bonitinha', e acabei arranjando outros problemas durante a troca. O pino estava muito duro de sair e precisei dar pancadas demais, o que prejudicou o aterramento do distribuidor, causa de 3 módulos HEI queimados depois.

Sobre o HEI:
Não é muito efetivo fazer medições do HEI para ver se ele está bom. Testa-se os outros componentes, e se todos estiverem bons, a culpa é do HEI.

Sobre a bobina de alta tensão.
Para saber se a bobina é a causa do problema, deve-se testar o chaveamento dela. Isso pode ser feito de várias maneiras. Uma delas é com um led para 12 volts (led + resistor).
Se a bobina está recebendo +12 volts da chave de ignição, está sendo chaveada à massa e mesmo assim não produz centelha (na saída dela, não é nas velas) ela está ruim.

Abs

Re: Modulo HEI ou Bobina de Ignição?

Enviado: 25 Fev 2017, 15:58
por everton sh
Boa tarde galera, li vários tópicos aqui sobre a bendita da bobina impulsora, aconteceu q eu mesmo troquei a bobina e o módulo H E Y. Mas agora o carro num quer ligar...o motor gira gira mas num liga, comecei a mexer nos fios da impulsora q ligam no hei e deu um mal contato pois quando eu mexia saia centelha do cabo q liga a bobina de ignição no distribuidor..comprei outra bobina impulsora e a mesma coisa... Quando coloco os plugs Da bobina no hei sai centelha mas quando encaixo ele certinho parece q isola e num sai mais centelha. Tô quase abandonando tudo, pois se o carro num pega como vou levar numa oficina. O bico pulsa e injeta gasolina certinho, tenho quase certeza q o problema é nessa conexão entre o hei e a bobina impulsora...me ajudem por favor

Re: Modulo HEI ou Bobina de Ignição?

Enviado: 26 Fev 2017, 10:21
por waldir
pode ser mal contato nos terminais da bobina impulsora.

Se colocou excesso de pasta no Hei para ajudar na dissipação de calor, verifique se não isolou com pasta o parafuso
que forma o aterramento (negativo) no Hei.

Re: Modulo HEI ou Bobina de Ignição?

Enviado: 26 Out 2017, 21:17
por Amaralc
O meu 93 estava com esse mesmo sintoma, ligava e parecia que tinha cortado o combustível e apagava, solava, solava e nada. Após um tempo dava partida e pegava, mas apagava logo após. Era o módulo hei, foi trocado junto com a capa do distribuidor e já era.problema resolvido.