Modulo HEI ou Bobina de Ignição?

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Modulo HEI ou Bobina de Ignição?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pesssoal.

Eu gostaria de falar alguma coisa sobre módulo HEI , bobina de alta tensão e bobina de pulsos. Muito se tem falado sobre esses componentes aqui no fórum, mas eles sempre geram dúvidas.

Sobre bobina de pulsos:
A bobina de pulsos é constituída de um enrolamento de fios de cobre esmaltados, cuja resistência gira em torno dos 800 Ohms.
O esmaltado dos fios é que faz o isolamento da bobina.
Se algum ponto do enrolamento ficar com o isolamento prejudicado, haverá um curto circuito, que diminuirá a resistência total da bobina.
Mesmo se houver esse curto, enquanto a resistência geral estiver dentro da gama (não me lembro agora qual é), a bobina ainda funcionará.
O papel que costuma esfarelar não isola nada, ele simplesmente protege a bobina contra o calor. Bobina esfarelada não significa bobina ruim. Rodei durante muitos anos com ela assim no meu antigo Monza e nunca fiquei na mão. Já nesse atual, fui substituir a danada, para ficar mais 'bonitinha', e acabei arranjando outros problemas durante a troca. O pino estava muito duro de sair e precisei dar pancadas demais, o que prejudicou o aterramento do distribuidor, causa de 3 módulos HEI queimados depois.

Sobre o HEI:
Não é muito efetivo fazer medições do HEI para ver se ele está bom. Testa-se os outros componentes, e se todos estiverem bons, a culpa é do HEI.

Sobre a bobina de alta tensão.
Para saber se a bobina é a causa do problema, deve-se testar o chaveamento dela. Isso pode ser feito de várias maneiras. Uma delas é com um led para 12 volts (led + resistor).
Se a bobina está recebendo +12 volts da chave de ignição, está sendo chaveada à massa e mesmo assim não produz centelha (na saída dela, não é nas velas) ela está ruim.

Abs
Luiz Carlos
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everton sh
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Re: Modulo HEI ou Bobina de Ignição?

Mensagem não lida por everton sh »

Boa tarde galera, li vários tópicos aqui sobre a bendita da bobina impulsora, aconteceu q eu mesmo troquei a bobina e o módulo H E Y. Mas agora o carro num quer ligar...o motor gira gira mas num liga, comecei a mexer nos fios da impulsora q ligam no hei e deu um mal contato pois quando eu mexia saia centelha do cabo q liga a bobina de ignição no distribuidor..comprei outra bobina impulsora e a mesma coisa... Quando coloco os plugs Da bobina no hei sai centelha mas quando encaixo ele certinho parece q isola e num sai mais centelha. Tô quase abandonando tudo, pois se o carro num pega como vou levar numa oficina. O bico pulsa e injeta gasolina certinho, tenho quase certeza q o problema é nessa conexão entre o hei e a bobina impulsora...me ajudem por favor
Eu tenho mais que um carro; tenho um parceiro!
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waldir
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Re: Modulo HEI ou Bobina de Ignição?

Mensagem não lida por waldir »

pode ser mal contato nos terminais da bobina impulsora.

Se colocou excesso de pasta no Hei para ajudar na dissipação de calor, verifique se não isolou com pasta o parafuso
que forma o aterramento (negativo) no Hei.
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Amaralc
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Re: Modulo HEI ou Bobina de Ignição?

Mensagem não lida por Amaralc »

O meu 93 estava com esse mesmo sintoma, ligava e parecia que tinha cortado o combustível e apagava, solava, solava e nada. Após um tempo dava partida e pegava, mas apagava logo após. Era o módulo hei, foi trocado junto com a capa do distribuidor e já era.problema resolvido.
Bc Souza Bravo
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Re: Modulo HEI ou Bobina de Ignição?

Mensagem não lida por Bc Souza Bravo »

jaguar98 escreveu: 25 Mai 2012, 01:16 Olá pesoal!

O Monza GL EFI 1994 do meu pai está com o seguinte problema: Funciona por 3 minutos, e pára repentinamente, como se eu tivesse desligado a chave.

Após ler tópicos daqui, fiquei conhecendo o módulo HEI, o qual já retirei, limpei, coloquei pasta térmica e coloquei de volta.
Mesmo assim, continua funcionando por uns 3 minutos, e pára do nada. Daí só liga depois de uns 10-15 minutos desligado.

1 - Vcs acham q o módulo HEI pode estar a ponto de queimar, ou pode ser a própria bobina de ignição que está nas últimas?
2 - Tem algum jeito de testar o funcionamento desse módulo, pra eu nao ter q comprar outro só pra testar?


Muito obrigado colegas!

Felipe.
Amigo Boa noite. Tive este mesmo problema. Com certeza. O módulo Hei está com defeito. Aconteceu isso comigo ontem. Fiz vários teste até chegar no módulo Hei. Troquei a bobina o problema continuou... Mas aconselho a vc trocar os dois
Bobina e módulo. Se puder ajudar com mais alguma coisa. Tmj.
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Carlos A. Freire
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Re: Modulo HEI ou Bobina de Ignição?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Temos muitos tópicos com muitas informações aqui no fórum. Se procurar vai encontrar o que precisa. Veja o caso do HEI:
http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... il#p374253

Ainda temos outros tópicos sobre o mesmo tema.

Abs,

Carlos Freire
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Modulo HEI ou Bobina de Ignição?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Tive este mesmo problema. Com certeza. O módulo Hei está com defeito. Aconteceu isso comigo ontem. Fiz vários teste até chegar no módulo Hei. Troquei a bobina o problema continuou... Mas aconselho a vc trocar os dois
Bobina e módulo.
Amaralc

Aqui no monzeiros.com não recomendamos sair trocando peça sem testar antes a peça. Por dois motivos:

1: Não gastar dinheiro à toa.
2: As peças de reposição, atualmente, nao têm a mesma qualidade das peças originais. Mesmo que sejam de marcas originais, como Delphi, etc. Muitas são importadas da China, pais que produz algumas coisas de qualidade (Iphone, Ipad, etc) mas também muita porcaria. Aí você descarta uma peça original que estava funcionando bem e coloca no lugar uma que, ou vai funcionar mal, ou vai pifar em pouco tempo. E isso ainda dificulta o diagnóstico da pane, pois geralmente não testamos uma peça nova, que acabamos de comprar e instalar.
Por outro lado, não tem como se testar o módulo HEI com absoluta confiança. O ideal é testar os componentes que trabalham com ele, e se todos estiverem bons, aí parte-se para o HEI.
Como disse o Carlos Freire, temos muuuuuita coisa aqui no fórum sobre HEI e problemas de ignição.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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