Sensor de Velocidade deixando carro acelerado.

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Anpiseis
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Re: Sensor de Velocidade deixando carro acelerado.

Mensagem não lida por Anpiseis »

waldir escreveu:
Ok Waldir, boa parte destas suas dicas já foram realizadas, troca da flauta, mangueiras, sensores, o que mata é isso, mesmo após a troca, o problema insiste em continuar, troqui todas as juntas do TBI kit completo, e tudo mais, só que me intriga é o sensor de velocidade que quando desconecto o mesmo, o carro pára de acelerar mesmo em alta na rodovia porém acende a luz da injeção que é normal, depois conecto o sensor de velocidade e o carro fica uma m..., acelerado entre 1.500 e 2.000 RPM, além de estar com consumo alto ápós este problema.. Anpiseis
Anpiseis,

Ao desconectar o s. Velocidade a UCE entra em modo de Emergência e toca o motor com um padrão de informações gravado na memória ou utiliza a informação de outros sensores... o que indica que o problema "PODE" estar no S. Veloc ou também em outro sensor como Interruptor da borboleta e Motor de passo e até no sensor de temperatura (bolha de ar no pé do sensor)

Confira novamente se o fio marrom do sensor está aparafusado na carcaça do alternador; se o fio preto está conectado com o positivo pos chave fusivel J2 e se o outro fio está conectado no terminal A10 da UCE. Teste a continuidade destes fios com um multímetro.

Examine também a abertura da borboleta, abrindo ao máximo ( motor desligado) e soltando devagar e observe se volta à posição normal, fechadinha (faça isso várias vezes)
Pode ser a mola do eixo da borboleta emperrando. (dependendo da folga pode dar entrada falsa de ar pelo eixo.

O seu motor manda bem nas subidas, ele corresponde à aceleração ou fica amarrado? Se amarrado pode ser entrada falsa de ar. Ao pisar no freio ele resiste ou dá um puff e abaixa o pedal um pouco (pode ser retentor do servo-freio dando entrada falsa de ar e ele não manda bem na subida)

Anpiseis, precisa paciência... checar os sensores com a tabela de voltagem. Verifique os fios dos conectores se não estão partidos. Com a redução da velocidade ou na marcha lenta a tendência é o carro tremer mais e se tiver um fio partido vai passar informação errada para a UCE e bagunçar os cálculos.

O Carlos do MonzaClub/RS falou algo sobre cambio noutra mensagem noutro tópico sobre o VSS para Mk-pontes, cheque isso também. A luz acendente de troca de marcha é o de menor importancia, pq a aceleração acaba consumindo excessivamente.
Penso que o S. Veloc está sofrendo um efeito cascata de outros sensores.
Waldir,

Você citou uma coisa importante que pode fazer sentido, semanas atrás, esvaziei o arrefecimento do meu carro inteirinho para lavagem e colocação de aditivos, se não tiver enganado, foi depois deste dia que começou a estar acelerado, agora me diz uma coisa, tem como estar com bolha de ar no sensor de temperatura mesmo já rodado com o carro por vários dias, e se sim, qual passo melhor a fazer??? Esvaziar todo a parte de arrefecimento novamente??
De qualquer forma, muito obrigado pelas informações, amanhã estarei mechendo nele de manhã pra ver se consigo solucionar o problema...

Abçs
Anpiseis
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Re: Sensor de Velocidade deixando carro acelerado.

Mensagem não lida por Anpiseis »

waldir escreveu:
Ok Waldir, boa parte destas suas dicas já foram realizadas, troca da flauta, mangueiras, sensores, o que mata é isso, mesmo após a troca, o problema insiste em continuar, troqui todas as juntas do TBI kit completo, e tudo mais, só que me intriga é o sensor de velocidade que quando desconecto o mesmo, o carro pára de acelerar mesmo em alta na rodovia porém acende a luz da injeção que é normal, depois conecto o sensor de velocidade e o carro fica uma m..., acelerado entre 1.500 e 2.000 RPM, além de estar com consumo alto ápós este problema.. Anpiseis
Anpiseis,

Ao desconectar o s. Velocidade a UCE entra em modo de Emergência e toca o motor com um padrão de informações gravado na memória ou utiliza a informação de outros sensores... o que indica que o problema "PODE" estar no S. Veloc ou também em outro sensor como Interruptor da borboleta e Motor de passo e até no sensor de temperatura (bolha de ar no pé do sensor)

Confira novamente se o fio marrom do sensor está aparafusado na carcaça do alternador; se o fio preto está conectado com o positivo pos chave fusivel J2 e se o outro fio está conectado no terminal A10 da UCE. Teste a continuidade destes fios com um multímetro.

Examine também a abertura da borboleta, abrindo ao máximo ( motor desligado) e soltando devagar e observe se volta à posição normal, fechadinha (faça isso várias vezes)
Pode ser a mola do eixo da borboleta emperrando. (dependendo da folga pode dar entrada falsa de ar pelo eixo.

O seu motor manda bem nas subidas, ele corresponde à aceleração ou fica amarrado? Se amarrado pode ser entrada falsa de ar. Ao pisar no freio ele resiste ou dá um puff e abaixa o pedal um pouco (pode ser retentor do servo-freio dando entrada falsa de ar e ele não manda bem na subida)

Anpiseis, precisa paciência... checar os sensores com a tabela de voltagem. Verifique os fios dos conectores se não estão partidos. Com a redução da velocidade ou na marcha lenta a tendência é o carro tremer mais e se tiver um fio partido vai passar informação errada para a UCE e bagunçar os cálculos.

O Carlos do MonzaClub/RS falou algo sobre cambio noutra mensagem noutro tópico sobre o VSS para Mk-pontes, cheque isso também. A luz acendente de troca de marcha é o de menor importancia, pq a aceleração acaba consumindo excessivamente.
Penso que o S. Veloc está sofrendo um efeito cascata de outros sensores.
Esqueci de Citar Waldir,

Como me perguntou, se meu carro manda bem em subida, está aparentemente normal, respode sem problema algum e também imagino que não devo condenar somente o SV pois pode estar ocorrendo isto devido a outras informações passadas a UCE por outros sensores...
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waldir
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Re: Sensor de Velocidade deixando carro acelerado.

Mensagem não lida por waldir »

Você citou uma coisa importante que pode fazer sentido, semanas atrás, esvaziei o arrefecimento do meu carro inteirinho para lavagem e colocação de aditivos, se não tiver enganado, foi depois deste dia que começou a estar acelerado, agora me diz uma coisa, tem como estar com bolha de ar no sensor de temperatura mesmo já rodado com o carro por vários dias, e se sim, qual passo melhor a fazer??? Esvaziar todo a parte de arrefecimento novamente??
De qualquer forma, muito obrigado pelas informações, amanhã estarei mechendo nele de manhã pra ver se consigo solucionar o problema...
Ampiseis,
A bolha é possivel sim pq onde fica o sensor é a parte mais alta do sistema de refrigeração.

Faça o seguinte: Com o motor frio, tire o conector do Sensor de Temperatura no cavalete da VT e desaperte-o algumas voltas e volte a enroscá-lo com a mão e coloque novamente o conector (desenroscar com ele frio devido serem dois materiais com contrações diferentes aluminio e latão)
Editado: (pode ser feito com o motor frio, não é preciso aquecer, mas de qualquer forma cuidado... o liquido aquece rapidamente e está pressionado pela bomba d'água)

Abra a tampa do reservatório para despressurizar o sistema. Ligue o motor, tire o conector e a ventoinha irá ligar e derenrosque 1 volta ou duas e vc verá sair um pouco de liquido e ar formando bolhas na arruela do sensor... quando acabarem as bolhas enrosque o sensor, aperte não muito com a chave de boca correspondente e coloque o conector e se o liquido não estiver acima de 101°C a ventuinha desligará, o que é normal. Complete o reservatório de expansão se for necessário durante o processo, ou complete no final se necessário.
A UCE utiliza informações de temperatura para cálculos de abertura do motor de passo e cruza informações vinda de outros sensores.

Tomara que seja só falta desta 'sangria' do sistema de refrigeração.

Boa Sorte

waldir
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Re: Sensor de Velocidade deixando carro acelerado.

Mensagem não lida por Anpiseis »

waldir escreveu:
Você citou uma coisa importante que pode fazer sentido, semanas atrás, esvaziei o arrefecimento do meu carro inteirinho para lavagem e colocação de aditivos, se não tiver enganado, foi depois deste dia que começou a estar acelerado, agora me diz uma coisa, tem como estar com bolha de ar no sensor de temperatura mesmo já rodado com o carro por vários dias, e se sim, qual passo melhor a fazer??? Esvaziar todo a parte de arrefecimento novamente??
De qualquer forma, muito obrigado pelas informações, amanhã estarei mechendo nele de manhã pra ver se consigo solucionar o problema...
Ampiseis,
A bolha é possivel sim pq onde fica o sensor é a parte mais alta do sistema de refrigeração.

Faça o seguinte: Com o motor frio, tire o conector do Sensor de Temperatura no cavalete da VT e desaperte-o algumas voltas e volte a enroscá-lo com a mão e coloque novamente o conector (desenroscar com ele frio devido serem dois materiais com contrações diferentes aluminio e latão)
Editado: (pode ser feito com o motor frio, não é preciso aquecer, mas de qualquer forma cuidado... o liquido aquece rapidamente e está pressionado pela bomba d'água)

Abra a tampa do reservatório para despressurizar o sistema. Ligue o motor, tire o conector e a ventoinha irá ligar e derenrosque 1 volta ou duas e vc verá sair um pouco de liquido e ar formando bolhas na arruela do sensor... quando acabarem as bolhas enrosque o sensor, aperte não muito com a chave de boca correspondente e coloque o conector e se o liquido não estiver acima de 101°C a ventuinha desligará, o que é normal. Complete o reservatório de expansão se for necessário durante o processo, ou complete no final se necessário.
A UCE utiliza informações de temperatura para cálculos de abertura do motor de passo e cruza informações vinda de outros sensores.

Tomara que seja só falta desta 'sangria' do sistema de refrigeração.

Boa Sorte

waldir
Waldir,

Relizei o procedimento conforme você citou, chegou a sair sim bolhas de ar no sensor de temperatura, inclusive ficou um pouco menos acelerado por volta de 1500 agora, dei umas estilingadas na SP aqui perto de minha casa, mas ainda está acelerado, não citei, quando fiz a limpeza no sistema de arrefecimento, teve uma hora que o carro morreu na hora em que a VT abriu, e deu a aparecer que seria bolhas de ar no sistema, será que devo sangrar todo o sistema novemente afim de tirar possíveis bolhas de ar, ou o único lugar que pode ficar alocado é mesmo próximo a VT e sensor de temperatura???
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Re: Sensor de Velocidade deixando carro acelerado.

Mensagem não lida por waldir »

Ampiseis,

faça com o motor quente assim que ligar a ventoinha, mas não destampe o reservatório... e todo cuidado para não se queimar é pouco.

Quando eu lavo o sistema eu faço a sangria na primeira e na segunda ligada da ventoinha.
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Re: Sensor de Velocidade deixando carro acelerado.

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waldir escreveu:Ampiseis,

faça com o motor quente assim que ligar a ventoinha, mas não destampe o reservatório... e todo cuidado para não se queimar é pouco.

Quando eu lavo o sistema eu faço a sangria na primeira e na segunda ligada da ventoinha.
OK Waldir, realizei estes procedimentos novamente com o motor quente e saiu mais um tanto de Ar próximo ao ST, após testes novamente na SP, o mesmo continua acelerado, retirei o o chicote do sensor de velocidade e dei 140Km/h, retirei o pé do acelerador o carro morreu, dei partida novamente e ficou a 1000 RPM normal, parei novamente, conectei o chicote do sensor e o carro voltou a ficar a 1500 RPM, Me diga uma coisa, carro fora do ponto, ou até mesmo o sensor de marca não sendo original pode estar relacionado??
O sensor que está em meu carro é da SENSORAUTO, tô pensando em comprar um original, já que nenhum mecânico consegue resolver, no caso seria da Marca VALEO o sensor orinal ou há outros?? Desde já, agradeço muito a sua ajuda e atenção.
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waldir
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Re: Sensor de Velocidade deixando carro acelerado.

Mensagem não lida por waldir »

Anpiseis,

O sensor é Marca GM custa em torno de R$150,00 ou Delphi que é antiga Rochester fornecedora do sistema de injeção Multec 700 para a GM

(Valeo e Magnetti Marelli são fornecedoras da Fiat)

Motor fora de ponto pode ser um dos fatores, mas não o único. E pra conferir isso é um saco pq tem que tirar a capa plástica da correia dentada
para conferir a polia do comando e a marcação da polia do girabrequim.

Mas supondo que esteja correto o ponto da correia dentada ( pois outros sintomas não ocorrem)... se o distribuidor for original, se não foi mexido, troca de eixo, da mesa...
veja se está coincidindo com a marcação de fábrica (flange do distribuiidor com a flange da torre do cabeçote)
Se não estiver batendo tem que tentar o ajuste, mas para isso tem que ser feito o jump no conector ALDL e ajustar... a chance de dar certo é de 95%, pois o ideal é aferir com lampada estroboscópica, isto depois de ter a certeza de que a correia dentada está sincronizada perfeitamente (tem matéria no tutorial e no Dicas)
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Re: Sensor de Velocidade deixando carro acelerado.

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Sera que seu sensor de velocidade nao e de um pulso diferente do seu carro...pq vc falou que nao e original .. entao pode ter posto um errado... ai ele imforma errado e fica nisso. Vc sabe o o Cut off? quando o carro anda engatado sem o bico injetar.. acima de 60km sem acelerar o carro nao injeta abaixo sim.. nesse momento da pra sentir um leve tranco. se vc nao sentir isso. e pq seu sensor nao esta bom... o seu nao tem luz acendente??
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
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