Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Pego do Kadetteiros:
liga o negativo do ALDL(pino A) no GND(pino 3) dele e junta os 2 pinos 4(Tx) e 5(Rx) e liga no pino M do ALDL
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

todiboa escreveu:Hardware: https://loja-s.tray.com.br/loja/produto ... c_cabo_usb.
Esse hardware é 100% funcional em nossos multec 700, não é necessário realizar a construção do hardware e tem mais é USB e Windows 7 x86 e x64.
No EFI Live e ElanScan funcionou 100%. Ideal para quem não quer passar pela incerteza de montar o esquema e comprar um adaptador de serial to USB que não funciona. (por experiencia própria, fiz o esquema e comprei o adaptador e não rolou).
Pego a pinagem do site dos Kadetteiros

liga o negativo do ALDL(pino A) no GND(pino 3) dele e junta os 2 pinos 4(Tx) e 5(Rx) e liga no pino M do ALDL
Imagem
Imagem

Só acho que não vai rodar a voltagem do alternador, pois não há leitura da voltagem via scanner, mas é só um item perdido.

Vou testar, mas como o Monza está a 120 km da minha casa isso pode demorar um pouco.

Só que não tem mais disponível no estoque! Vou tentar ligar com os que tenho sem a interface de hardware conforme a pinagem acima, isso é, quando eu subir à Canela.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Pessoal, acabo de comprar o conversor citado pelo colega Todiboa.
O que eu comprei não é NET, mas é TIPO NET. :lol:
Falando sério, trata-se do mesmo conversor, está à venda na mesma loja, é bem mais barato e não precisa do cabo USB

Imagem do conversor que eu comprei:
Imagem

Imagem do conversor mostrado pelo Todiboa:
Imagem

Se der certo, é só bolar uma caixinha plástica, ligar nele um cabo de mouse velho devidamente modificado e terei um escaner da melhor qualidade. :smt023
O netbook levinho, com alta autonomia de bateria e tela de 10 pol já está aqui, só esperando... :smt025

Imagem

Imagem



Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Luiz o EFI live apesar de mais bonito, não tem todos os parâmetros do ElaScan, também não vi a geração de log de saída, então apesar de mais complicado de usar, como scanner o ElanScan é bem superior e como aparentemente o adaptador funciona em ambos prefira o ElanScan, o EFI Live fica mais para magrão querendo impressionar do que um instrumento de análise e reparação.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

MonzaClub20EFICHZ
O programa que eu instalei no netbook foi só para 'figuração'. É o Free Scan:

Imagem
Na realidade só depois de ver se o conversor funciona legal é que eu vou escolher o(s) programa(s).
Começarei relendo todo o seu tópico para saber em detalhes qual software vc recomenda.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
todiboa
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 73
Registrado em: 02 Ago 2011, 00:28
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por todiboa »

Olá amigo!

Quem bom, você conseguiu um mesmo conversor só que sem o cabo e vai funcionar certamente no ElanScan e no EFI Live. O EFI lista 12 parâmetros contra 13 do Elan.
A vantagem do Elan sobre o EFI live é ter 13 parâmetros e com o interpretador que o amigo MonzaClube da pra ter os dados para melhor comparativos.
A desvantagem é que os dados são todos em off, ou seja, você terá que realizar o scanner e gravar num log para posteriormente analisar os dados.

A vantagem do EFi Live que ter os dados em tempo real não necessitando gravar em log para análise posterior. Os 12 parâmetros podem ser analisados em tempo real e pode te ajudar a ajustar a marcha lenta, TPS, CO e a Temp.
O único parâmetro que o EFI live não lista é se a ventoinha está ou não ligada (apenas um detalhe), sem contatar que a sua aparência é mais agradável que a do Elan.
O EFI live você também pode gravar logs para analises posterior sendo tudo assistido no EFI live. O problema é a velocidade que o log que corre é quase na velocidade da luz e dificulta a analise em off.
Você pode também no EFI live exportar os dados para para os formatos CVS, TXT, XLS, DOC... a desvantagem é que os dados ao exportar para CVS ou qualquer outro formato não sai formatado igual ao Elan dificultando o entendimento via arquivos.

O que você pode fazer amigo é usar os dois de acordo com sua necessidade. Tanto o Elan quanto o EFI live vai te trazer os resultados que você deseja coletar.

Agora não é querer desanimar não, mas vejo que estás muito afim de usar o FreeScan, mas eu não tive sorte com ele e com nenhum outro nem mesmo o Auto OpelScanner.
Se conseguir usar o FreeScan com sua placa, me diga como fez pois que usar no meu também...

Quanto a ideia de quem fez o Elan e o interpretador e o EFI live eu só tenho a agradecer, pois finalmente temos um scanner mesmo que somente leitura mas já da pra se ter noção de um possível defeito em algum sensor e saber se realmente os mexanicos estão nos enrolando...
Kadett GL 1.8 E.F.I 95/96
Desembaçador, Travas, Aro liga leve 13, Milhas, Painel Digital, Vidros Elétricos, Computador de bordo.

www.youtube.com/dutodiboa/
filipenogueira
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2318
Registrado em: 19 Jul 2010, 19:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por filipenogueira »

Luiz Carlos, posta pra nós o link do adaptador que comprou por favor, to querendo montar um scanner pra mim também e prefiro esse com USB normal. Abraços
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)

VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278

Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106

Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Scanner Caseiro para Multec 700 - Monza EFI

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Filipe
O link para o produto é esse:

https://loja-s.tray.com.br/loja/produto ... v3_parcial

Mas parece que não tem mais em estoque. :smt010
Ou havia muito poucos ou o pessoal do fórum correu para comprar.
Deixe seu email lá para ser avisado qdo chegar em estoque novamente.
Mas não fique triste.
Quem sabe, depois do conversor aprovado, o monzeiros não consiga que o fabricante confeccione o conversor já com capa plástica e pronto para ligar no plugue de diagnósticos do Monza/Kadett? :smt020
Acho que só aqui no fórum ele vai vender um monte desses trequinhos!

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 06 Jun 2012, 09:54, em um total de 2 vezes.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder