Carbura SOLEX H35 Alfa1

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Walter Stigliano
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 20
Registrado em: 11 Jun 2009, 23:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Carbura SOLEX H35 Alfa1

Mensagem não lida por Walter Stigliano »

Olá, amigo Monzeiro

Se teu Monzão tá fazendo 6 km/l no alcool e na cidade, tá melhor do que bom !

O meu tb usa o Alfa 1, e não faz mais de 5 km/l na cidade e 7 na estrada. E é gasolina.

Já fiz diversas tentativas para gastar menos e continua na mesma. E tem mais, de vez em quando apaga por deficiencia de combustível no carbura. Imagina então se o "maledetto" tivesse com excesso. Eu ia tá mais ferrado do que já estou com esse motor gastador.

Abraços.

Walter
f0lster
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 635
Registrado em: 10 Mai 2009, 23:10
Cidade: Köln - Alemanha
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Carbura SOLEX H35 Alfa1

Mensagem não lida por f0lster »

Tenho um monza A gasolina com o Alfinha, tava bem desregulado, fazendo 7.3 tanto na cidade quanto na estrada(andava muito).
Agora dei um trato galo, tava fazendo 9.6 no misto estrada/cidade. (anda bem, nçao ficou patão)
Carburador 3E foi utilizado no monza nos periodos de setembro de 1987 até dezembro de 1988.
Meu amigo tem um 88-89 monocromático bege e é motorizado com o 3E.

Abraço a todos
Ex-Monza SL/e 1.8 86 4 portas FuelTech FT300 viewtopic.php?f=33&t=8647

Atualmente Ascona C GLS Exklusiv 1987/88
viewtopic.php?f=33&t=31259
Walter Stigliano
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 20
Registrado em: 11 Jun 2009, 23:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Carbura SOLEX H35 Alfa1

Mensagem não lida por Walter Stigliano »

Ei fOlster amigo, ensina como fazer pra ficar economico como o seu. O meu é 1.8 gasolina, carbura alfa 1 giclagem original, não tem empenamento na tampa, boia e válvula novas da Brosol e gasta pra caramba. Ah, e o motor tá com 65 mil originais. Ajuda ? Obrigado
f0lster
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 635
Registrado em: 10 Mai 2009, 23:10
Cidade: Köln - Alemanha
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Carbura SOLEX H35 Alfa1

Mensagem não lida por f0lster »

A regulagem do carburador alfa 1 se resume em 4 coisas.
1º Giclagem
2º Altura da bóia
3º regulagem do parafuso da mistura
4º regulagem do parafuso da marcha lenta

Giclagem, como você diz estar mantendo a original, então não devemos mecher.

Altura da boia; o funcionamento da passagem de combustivel é dada por dois fatores dentro de um carburador, abertura da borboleta e a passagem de ar gerada no dulto que segue ao difusor. A velocidade do ar quando passa no canal até o difusor (o dulto que segue da borboleta do afogador à borboleta do difusor), cria um ponto de baixa pressão nesse dulto, com isso, faz com que o combustivel saia da cuba. A altura da bóia o que faz? Quanto mais baixa a sua altura, menos combustivel você terá na cuba, com isso, a depressão no coletor vai ter que ser maior para poder fazer o combustivel sair da cuba e ir até o difusor, quanto mais força temos de ar, significa que mais ar entra no carburador com a mesma quantidade de gasolina que se utilizava antes, resultando numa mistura mais próxima da perfeita.
- Então neste caso, o que você irá fazer, com o maior cuidado você vai retirar somente a tampa do carburador para que possa indentificar a quantidade de gasolina que se encontra na cuba, desta forma, se perceber que a cuba se encontra cheia demais, você pode abaixar o nivel de duas formas, uma é intortando a aste da boia de modo que fique mais baixa, a outra é abaixando mais a agulha, você retira a agulha e coloca mais 1 arruela onde ela é fixada, fazendo com que ela feche a passagem de combusivel mais cedo.
Neste caso você já deve verificar se a sua boia não esta vazando, por mais que seja nóva, retire a agulha e assopre-a apertando no orificio inferior da agulha, verificando se á vazamento ou não, no caso de vazamento faça já sua substituição.

Parafuso de mistura de combustivel, ele se encontra ao lado direito do carburador, esta acima do parafuso da lenta, este parafuso esta embutido dentro de um vazado do carburador, diferente do da marcha lenta que esta esposto para fora do carburador.
Desta forma, você irá fechando a mistura gradativamente, e sempre lembrando do numero de voltas você esta dando para o paraduso, pois caso não surta efeito, você podera retroceder, conforme você for apertando, você estara diminuindo a passagem de combustivel, de certa forma a lenta c0meçara a abaixar, com isso você terá que ir compençando no outro parafuso, neste caso, afrouxando-o. OBS: Sempre contando e se puder anotando o numero de voltas dadas no parafuso.
Você perceberá que conforme você meche nas regulagens, os barulhos de passagem de ar irão mudando, vale a pena ressaltar que estamos falando de pequenas grandesas, de meia a três voltas nos parafusos e que também estamos mechendo com um equipamento muito fragil, carburadores não necessitam de apertos excessiveis.

Você também deve primeiramente verificar vazamentos e possiveis peças estragadas, como gicles amaçados e agulha vazando, isso é primordial.
Diria também que conforme irá fazendo cada etapa, que as teste antes de passar para a próxima, inicialmente você achara seu carro mais fraco, mas tudo estara na questão do costume, lembre que consumo é diretamente proporcional a força.

Conforme você for fechando a mistura, tente andar com o carro, e sempre faça com o carro ligado as regulagens dos parafusos, assim será mais perceptivel seus avanços, quando você fechar muito a mistura, perceberá que não vai conseguir nem arrancar com o carro, então é sempre bom testa-lo. Acelerações com o carro parado enquanto regula são muito importantes, mas não excessivamente, pois o veiculo pode estar frio e podem ocasionar problemas na lubrificação e páu, já sabe.

Agora antes de tudo, gostaria que você me informace como anda o funcionamento do carburador, se afoga, se estala se tem muito cheiro de combustivel, se tem fuligem no escape, de que cor é a fuligem/fumaça.
Tentarei escanear imagens do manual deste carburador com imagens muito bem ilustradas.
Espero ter ajudado.
Ex-Monza SL/e 1.8 86 4 portas FuelTech FT300 viewtopic.php?f=33&t=8647

Atualmente Ascona C GLS Exklusiv 1987/88
viewtopic.php?f=33&t=31259
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Carbura SOLEX H35 Alfa1

Mensagem não lida por Rafaelo »

Rafael, ele nao tem regulagem de boia, a rregulagem é 'fixa' por uma arruela de calço na valvula estile que vem no kit de reparo
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
f0lster
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 635
Registrado em: 10 Mai 2009, 23:10
Cidade: Köln - Alemanha
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Carbura SOLEX H35 Alfa1

Mensagem não lida por f0lster »

A regulagem quem faz é você, a bóia se não for original ela é sustentada por uma aste de aluminio, aí você entorta, mas o jeito mais certo é com a da arruela na agulha, pois caso não surta efeito é só retirar a arruela ou colocar uma mais grossa. Mas da de regular sim, o meu tinha a boia original e eu voltei a utiliza-la, tinha uma com aste de aluminio e havia entortado, mas esses componentes são muito mal fabricados, preferi usar os antigos, a agulha nova que tinha comprado, começou a vazar em 1 semana, e a minha antiga nem vazava, voltei a utiliza-la também.
Ex-Monza SL/e 1.8 86 4 portas FuelTech FT300 viewtopic.php?f=33&t=8647

Atualmente Ascona C GLS Exklusiv 1987/88
viewtopic.php?f=33&t=31259
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Carbura SOLEX H35 Alfa1

Mensagem não lida por Rafaelo »

na valvula estile(abre e fecha a passagem de combustivel) tem uma arruela que da altura da boia. se a valvula for nova nao precisa aumentar a altura dela pra fechar mais cedo. e so colocar o calço original do kit e ta pronto.

o certo é quando começa a vaza e troca de valvula, a minha ja nao vedava mais nem troquei... troquei o sistema todo uahaauuaua ja tava de saco cheio mesmo
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
f0lster
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 635
Registrado em: 10 Mai 2009, 23:10
Cidade: Köln - Alemanha
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Carbura SOLEX H35 Alfa1

Mensagem não lida por f0lster »

seria o certo, mas pá, ja coloquei duas aruelas, funcionou.
Também já tirei
Ex-Monza SL/e 1.8 86 4 portas FuelTech FT300 viewtopic.php?f=33&t=8647

Atualmente Ascona C GLS Exklusiv 1987/88
viewtopic.php?f=33&t=31259
Responder