Deve colocar sim! Essa parte menor é responsável por não deixar (justamente nela) saturar de vapor de óleo, pois quando em marcha lenta, o vácuo se torna prioritário nesse tubo menor, do contrário haverá problemas com funcionamento do motor em todos os regimes "lenta e alta ", sem falar da saturação de sujeira no filtro de ar e TBI de modo acelerado.
É bom dar uma olhada nela ao menos 1 vez a cada 2 semanas + ou - (dependendo do tanto que se usa o carro) ou quando apresentar sintomas de excesso.
abs estamos ai
HELP - mangueiras do coletor
- dutra s a
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2314
- Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
- Cidade: SP
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: HELP mangueiras do coletor
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17757
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: HELP mangueiras do coletor
Essa mangueira do respiro deve sim ser conectada no coletor, abaixo do TBI. Antes, verificar se a conexão não está obstruída, pois de nada adiantaria. Se estiver obstruída, faça a correção e conecte a mangueira em seu devido local.mpb escreveu: ↑13 Out 2021, 12:02 Bom dia. Amigos tenho um Monza GLS 95, álcool, completo e a mangueira que sai com cabeçote até o filtro de ar está com a parte menor, que conecta no coletor isolada. Então, a minha dúvida séria de saber se e normal nos EFI a álcool ou o certo e eu colocar novamente a mangueira no tubo atrás do coletor de admissão?
Essa derivação desconectada ou obstruída, provoca o empenamento da tampa e compartimento do filtro de ar, além de receber óleo lubrificante do motor.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17757
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: HELP - mangueiras do coletor
Vi agora que se trata de um Monza GLS 95, que além de álcool tem GNV. Vejo que os convertedores de GNV desligam essa mangueira e não sei qual o motivo. Melhor conversar com uma oficina de conversão de GNV. Mesmo estando com GNV, essa derivação solta não muda o cenário já descrito, mas é preciso verificar se não vai prejudicar a adaptação feita e conviver com o outro problema.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP