MONZA 2.0 EFI - GASOLINA - 1994 - MOTOR GRILANDO

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
GIRAFA
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MONZA 2.0 EFI - GASOLINA - 1994 - MOTOR GRILANDO

Mensagem não lida por GIRAFA »

Bom dia Pessoal,

Preciso da ajuda dos amigos, acontece o seguinte:
Meu Tubarão 2.0 EFI gasolina 94, as vezes começa a grilar o motor, como se estivesse fora de ponto.
Já foi trocado:
Bomba de gasolina
Cabos de vela
Velas
Bobina de ignição.
Limpeza do TBI e Bico injetor
Atuador da marcha lenta
Sensor da posição da borboleta
Sensor de temperatura
Limpeza da Ventilação forçada na tampa de valvulas
Limpeza do carter e bomba de óleo
Bomba de óleo ( foi feito teste e a pressão está boa )
Troca de óleo e filtro de óleo
Correia dentada e esticador
foi colocado no ponto tudo certinho, porém para ele parar de grilar o distribuidor tem que ficar totalmente virado para a frente do carro. ( desculpe a ignorância não sei se é atrasado ou adiantado ), e mesmo assim fica grilando quando tenho que forçar o motor.
Combustível já foi analisado e está dentro dos padrões normais. ( não é batizado ).
Não tem folga no comando de válvulas, pois quando foi trocada a junta do cabeçote o cabeçote foi retificado, mais antes mesmo disso o carro já grilava.
Será que pode ser alguma coisa relacionada a canister entupido ou algo assim.
Detalhe as vezes o carro fica meio acelerado, mais logo volta ao normal.
Já passamos scanner e não acusou nenhuma anolamia.
Não sei mais o que fazer, será que alguém já passou por isso e pode me dar alguma dica ?
Agradeço desde já a atenção dos amigos.
Girafa - São Bernardo do Campo - SP
Monza Club 1994 - Azul - Gasolina 2.0 EFI
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Carlos A. Freire
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Re: MONZA 2.0 EFI - GASOLINA - 1994 - MOTOR GRILANDO

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A causa desse sintoma pode ser:

- A correia dentada fora de ponto (muitos reparadores se enganam ao colocar a correia do Monza)
- Ponto de avanço inicial muito adiantado
- Carbonização na cabeça dos pistões
- Excesso de temperatura do motor, combinado com mistura pobre
- Válvula EGR furada (caso tenha)
- Combustível de má qualidade

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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Re: MONZA 2.0 EFI - GASOLINA - 1994 - MOTOR GRILANDO

Mensagem não lida por GIRAFA »

Bom dia Carlos,

Agradeço a atenção, a correia foi colocada da seguinte forma:
Marcação na polia do comando na posição 12:00hs, e na polia dentada do vira a meia lua marcando 6:30hs.
o carro não falha nem nada, funciona redondo o único incomodo e o bendito grilo no motor.
ele não tem válvula EGR.
Quando retiramos o cabeçote foi feita a limpeza dos pistões e das camaras não tem carbonização.
O combustível é de boa qualidade.
a temperatura está ok
quanto ao - Ponto de avanço inicial muito adiantado, o distribuidor está totalmente voltado para a frente do carro, é a única posição que o motor não grila.
e mesmo nessa posição o motor gira livre e pega fácil, não ficou ruim.
será que pode ser o distribuidor com problema ?
Girafa - São Bernardo do Campo - SP
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: MONZA 2.0 EFI - GASOLINA - 1994 - MOTOR GRILANDO

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Girafa, está realmente estranho isso do distribuidor ter de ser girado para fora da posição padrão (atrasando) para parar o grilo.
A primeira coisa que eu faria seria colocar uma lâmpada estroboscópica e medir o avanço do motor em graus, isso fazendo o procedimento previsto, que é jumpear a tomada de diagnóstico, como descrito abaixo:

Regulagem do ponto de ignição - Sistema Multec 700 TBI

- Dar partida no motor.
- Deixar o motor aquecer até ligar a ventoinha.
- Conectar a pinça indutiva da lâmpada estroboscópica no cabo da vela do primeiro cilindro.
- Interligar os terminais A e B do conector ALDL (nesse caso a UCE mantém o avanço
do ponto de ignição fixo, acende a lâmpada de manutenção e aciona a ventoinha na
velocidade alta)


- Aumentar a rotação até 2000 RPM.
- Soltar o parafuso de fixação do distribuidor.
- Direcionar o foco da lâmpada estroboscópica à marca de 10º na polia do virabrequim e alinhá-la com a marca de referência (movimentando-se o distribuidor como nos veículos carburados)
- Apertar o distribuidor.
- Desligar o motor.
- Retirar o jumper AB conector ALDL.


Outra coisa que pode estar acontecendo é o distribuidor não ser o previsto para o EFI. Foi substituído ou desmontado recentemente o distribuidor? O distribuidor do EFI não tem avanço centrífugo ou à vácuo, o avanço é comandado o tempo todo pelo módulo de comando da injeção.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Carlos A. Freire
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Re: MONZA 2.0 EFI - GASOLINA - 1994 - MOTOR GRILANDO

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Girafa,

verifique o ponto de avanço inicial, que para Monza 2.0 EFI gasolina deve ficar em 10º APMS, usando os procedimentos mencionado pelo Luiz Carlos. Fez algum serviço de plainar o cabeçote? Se tiver muita compressão, também pode ocorrer o sintoma.

Abs,

Carlos Freire
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Re: MONZA 2.0 EFI - GASOLINA - 1994 - MOTOR GRILANDO

Mensagem não lida por GIRAFA »

Pois é Luiz,
Não foi substituído nem trocado, porém foi removido do lugar quando foi feito o cabeçote.
Levei em 3 mecânicos diferentes que colocaram a lâmpada estroboscópica e o motor foi colocado no ponto correto, porém no ponto correto ele grila direto, sem precisar fazer esforço com o motor, ai a única alternativa que tenho é atrasar no distribuidor para melhorar um pouco o "grilar".
A única coisa que não lembro se foi feito, foi jumpear os terminais .
Girafa - São Bernardo do Campo - SP
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Re: MONZA 2.0 EFI - GASOLINA - 1994 - MOTOR GRILANDO

Mensagem não lida por GIRAFA »

É Carlos,
Foi plainado o cabeçote, então com certeza o problema está na alta compressão, o que posso fazer para melhorar, será que tem jeito ?
Girafa - São Bernardo do Campo - SP
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Carlos A. Freire
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Re: MONZA 2.0 EFI - GASOLINA - 1994 - MOTOR GRILANDO

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se não fizer o jumper, não tem como ajustar corretamente o ponto de avanço inicial.

Então deve estar aí seu problema. O cabeçote deve estar muito baixo, aumentando a compressão. Se comprovado, o cabeçote deve ser substituído.

Se não tiver excesso de compressão por retirada de material do cabeçote e, o restante mencionado está ok, é um grande problema. Eu verificaria os valores do sensores, principalmente o MAP, temperatura e posição da borboleta, no momento em que ocorre o sintoma. De preferência com o carro em movimento. Feito isso, deve verificar se o ECM está enviando informações para o módulo HEI, para fazer a correção do ponto conforme a necessidade. Neste caso, trata-se de uma análise complexa e que muitos reparadores não tem conhecimento para fazer.

Abs,

Carlos Freire
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