BATENDO PINO
- Raphael Ventura
- Membro GLS (Nível 6)
- Mensagens: 698
- Registrado em: 25 Ago 2008, 10:07
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
BATENDO PINO
GRANDES AMIGOS
PRECISO MUITO DE VOCÊS
Creio ja ter comentado o que tem acontecido com meu monza... vou relembrar...
Peguei esse carro do meu sogro, que ficou apenas 10 meses com ele, apesar disso como é uma pessoa extremamente cuidadosa trocou muita coisa do carro, suspenção, etc... entre outros. trocou correia dentada, esticador, bomba dagua... bem, o carro também tem gnv,... o ponto estava ajustado para o gnv, e no gnv ele rodava bem, sem bater pino, mas lerdo como uma lesma... e economico... ja na gasolina batia muito pino e continuava sem andar nada.. quando eu peguei o carro, rapidamente coloquei o carro no ponto correto, ele começou a andar bem mais que antes e quando fiz uma limpeza no carburador, aí sim, descobri o que é um motor 2.0, mas o mal é que o carro continua batendo pino na gasolina, pensei que pudesse ser a abertura dos eletrodos da vela que coloquei, no fds eu tirei e aumentei a abertura para aproximadamente 1mm e o carro ta andando ainda mais do que antes, mas depois que o motor esquenta, continua a bater pino, se força-lo nas subidas... meu sogro comprou (mas ja vendeu) um monza depois desse meu tubarão 91, zerado!!!!!! carburado também,... e o dele, não batia pino nem no gnv e nem na gasolina, na semana passada eu fui medir a posição do distribuidor deste 91 e a que o mecanico colocou no meu está igual, ou seja... deve estar no ponto certo do distribuidor... mas porque o meu carro continua batendo pino na gasolina... e o pior é só na gasolina e quando o motor entra em temperatura de operação normal (sai do azul)! no gnv não bate pino...
como ja tentei de tudo com distribuidor e velas não sei mais o que fazer...
poderia ser a correia dentada? ela também não deveria afetar o funcionamento no gnv????
por favor pessoal isso ja está me tirando o sono
PS> não achei um tópico com situações iguais a minha...
PRECISO MUITO DE VOCÊS
Creio ja ter comentado o que tem acontecido com meu monza... vou relembrar...
Peguei esse carro do meu sogro, que ficou apenas 10 meses com ele, apesar disso como é uma pessoa extremamente cuidadosa trocou muita coisa do carro, suspenção, etc... entre outros. trocou correia dentada, esticador, bomba dagua... bem, o carro também tem gnv,... o ponto estava ajustado para o gnv, e no gnv ele rodava bem, sem bater pino, mas lerdo como uma lesma... e economico... ja na gasolina batia muito pino e continuava sem andar nada.. quando eu peguei o carro, rapidamente coloquei o carro no ponto correto, ele começou a andar bem mais que antes e quando fiz uma limpeza no carburador, aí sim, descobri o que é um motor 2.0, mas o mal é que o carro continua batendo pino na gasolina, pensei que pudesse ser a abertura dos eletrodos da vela que coloquei, no fds eu tirei e aumentei a abertura para aproximadamente 1mm e o carro ta andando ainda mais do que antes, mas depois que o motor esquenta, continua a bater pino, se força-lo nas subidas... meu sogro comprou (mas ja vendeu) um monza depois desse meu tubarão 91, zerado!!!!!! carburado também,... e o dele, não batia pino nem no gnv e nem na gasolina, na semana passada eu fui medir a posição do distribuidor deste 91 e a que o mecanico colocou no meu está igual, ou seja... deve estar no ponto certo do distribuidor... mas porque o meu carro continua batendo pino na gasolina... e o pior é só na gasolina e quando o motor entra em temperatura de operação normal (sai do azul)! no gnv não bate pino...
como ja tentei de tudo com distribuidor e velas não sei mais o que fazer...
poderia ser a correia dentada? ela também não deveria afetar o funcionamento no gnv????
por favor pessoal isso ja está me tirando o sono
PS> não achei um tópico com situações iguais a minha...
Raphael Ventura
[email protected]
Atual==>Monza Classic SE 92 2.0 M.P.F.I - P.D.
EX==> Monza Classic SE 90 2.0
Fotos do classic => http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=19428
http://www.youtube.com/watch?v=mrEXc_cDBW8
[email protected]
Atual==>Monza Classic SE 92 2.0 M.P.F.I - P.D.
EX==> Monza Classic SE 90 2.0
Fotos do classic => http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=19428
http://www.youtube.com/watch?v=mrEXc_cDBW8
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Mensagens: 204
- Registrado em: 04 Out 2007, 07:42
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: BATENDO PINO
vc já viu a procedência do combustível que vc está utilizando?? ja viu o ponto da correia dentada?
veja se o avanço a vácuo dele está funcionando corretamente (caso seja carburado), pois de estiver avançando mto o ponto, bate pino msm..
e tem outra, se os pistôes estiverem com mta carbonização, aumenta a tava de compressão, o que dependendo do combustível, pode acarretar essa batida de pino..
veja se o avanço a vácuo dele está funcionando corretamente (caso seja carburado), pois de estiver avançando mto o ponto, bate pino msm..
e tem outra, se os pistôes estiverem com mta carbonização, aumenta a tava de compressão, o que dependendo do combustível, pode acarretar essa batida de pino..
93' SL/E completo
2.0 Gas.
2.0 Gas.
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4213
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: BATENDO PINO
Entendi que seu Monza é carburado.
Baseado nisso:
Existem vários fatores que podem provocar batida de pino.
Ponto adiantado demais
Camara de combustão e face superior do cilindro com excesso de carbonização
gasolina com octanagem abaixo do previsto
mistura POBRE demais...
Por outro lado, no Monza é comum a marcação da polia do girabrequim correr, por deslisamento do miolo de borracha. Nesse caso a marcação fica indicando errado.
Tente atrasar uns graus no ponto de ignição, 1 grau de cada vez, para ver se pára a bateção.
Caso não resolva, verifique o nível de combustível na cuba. Se estiver dentro do padrão, tente subir 1 mm na regulagem da bóia, para experimentar.
Antigamente era muito comum nossos carros, que usavem gasolina de baixa octanagem, baterem pino.
Eu já resolvi isso, na época, atrasando o ponto (alguns distribuidores tinham até um seletor de octanas, um dispositivo que mexia no ponto, atrasando ou adiantando um pouquinho).
Já resolvi também mexendo na regulagem da bóia.
Abraaços
Baseado nisso:
Existem vários fatores que podem provocar batida de pino.
Ponto adiantado demais
Camara de combustão e face superior do cilindro com excesso de carbonização
gasolina com octanagem abaixo do previsto
mistura POBRE demais...
Por outro lado, no Monza é comum a marcação da polia do girabrequim correr, por deslisamento do miolo de borracha. Nesse caso a marcação fica indicando errado.
Tente atrasar uns graus no ponto de ignição, 1 grau de cada vez, para ver se pára a bateção.
Caso não resolva, verifique o nível de combustível na cuba. Se estiver dentro do padrão, tente subir 1 mm na regulagem da bóia, para experimentar.
Antigamente era muito comum nossos carros, que usavem gasolina de baixa octanagem, baterem pino.
Eu já resolvi isso, na época, atrasando o ponto (alguns distribuidores tinham até um seletor de octanas, um dispositivo que mexia no ponto, atrasando ou adiantando um pouquinho).
Já resolvi também mexendo na regulagem da bóia.
Abraaços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2601
- Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: BATENDO PINO
Meu Hatch 83 batia pino quase sempre mas isso porque num erro de retífica ele ficou com excesso de compressão 280 PSI onde era esperado 210 PSI, andava que era um condenado, o 1.6 álcool tinha mais potência que o CLUB 2.0 gasolina. O jeito de resolver a minha batida de pino foi encontrar um morro longo reto e ficar pisando fundo e atrasando o ponto até que ele parasse de bater pino.
Para o teu caso, recomendo testar a compressão, além do que já foi dito antes. Outra coisa as velas estão corretas para o carro (modelo).
Carlos Zucco
Para o teu caso, recomendo testar a compressão, além do que já foi dito antes. Outra coisa as velas estão corretas para o carro (modelo).
Carlos Zucco
- Raphael Ventura
- Membro GLS (Nível 6)
- Mensagens: 698
- Registrado em: 25 Ago 2008, 10:07
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: BATENDO PINO
Combustível ---> Boa procedência, só ponho gasolina aditivada.
* Denunciar está mensagem
* Resposta com citações
Re: BATENDO PINO
Nova Mensagempor Leonarjoe 2.0 » Terça, 17/03/2009 - 16:16 PM
vc já viu a procedência do combustível que vc está utilizando?? ja viu o ponto da correia dentada?
veja se o avanço a vácuo dele está funcionando corretamente (caso seja carburado), pois de estiver avançando mto o ponto, bate pino msm..
e tem outra, se os pistôes estiverem com mta carbonização, aumenta a tava de compressão, o que dependendo do combustível, pode acarretar essa batida de pino..
Ponto da correia dentada...> Não vi. pode ser um problema?/?
avanço a vácuo------> também não vi... o que é isso? meu carro é carburado.
carbonização0----> como posso ver e testar isso nos pistões?
Raphael Ventura
[email protected]
Atual==>Monza Classic SE 92 2.0 M.P.F.I - P.D.
EX==> Monza Classic SE 90 2.0
Fotos do classic => http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=19428
http://www.youtube.com/watch?v=mrEXc_cDBW8
[email protected]
Atual==>Monza Classic SE 92 2.0 M.P.F.I - P.D.
EX==> Monza Classic SE 90 2.0
Fotos do classic => http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=19428
http://www.youtube.com/watch?v=mrEXc_cDBW8
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4213
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: BATENDO PINO
O avanço à vacuo, qdo dá problema. provoca um atras momentâneo no ponto de ignição (enqto o avanço centrífugo não atua), nas pisadas rápidas de acelerador.
Esse atraso causa uma 'segurada' na aceleração, mas não causa batida de pino.
Carbonização, para saber se há, pode-se olhar pelo orifício das velas, com uma lâmpada, mas para ter certeza mesmo acho que só tirando o cabeçote.
Abraços
Esse atraso causa uma 'segurada' na aceleração, mas não causa batida de pino.
Carbonização, para saber se há, pode-se olhar pelo orifício das velas, com uma lâmpada, mas para ter certeza mesmo acho que só tirando o cabeçote.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2601
- Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: BATENDO PINO
O teste de compressão é um bom indicador de excesso de carbonização, pois diminui o volume final da câmara aumentando a compressão.
- Raphael Ventura
- Membro GLS (Nível 6)
- Mensagens: 698
- Registrado em: 25 Ago 2008, 10:07
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: BATENDO PINO
essa carbonização pode ocorrer por eu andar no gnv constantemente?
apesar que no gnv ele não bate pino nunca...
continuem me ajudando pessoal, pois este fds eu vou imprimir essa pagina pra amostrar pro mecanico, assim quem sabe meu problema será resolvido
apesar que no gnv ele não bate pino nunca...
continuem me ajudando pessoal, pois este fds eu vou imprimir essa pagina pra amostrar pro mecanico, assim quem sabe meu problema será resolvido
Raphael Ventura
[email protected]
Atual==>Monza Classic SE 92 2.0 M.P.F.I - P.D.
EX==> Monza Classic SE 90 2.0
Fotos do classic => http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=19428
http://www.youtube.com/watch?v=mrEXc_cDBW8
[email protected]
Atual==>Monza Classic SE 92 2.0 M.P.F.I - P.D.
EX==> Monza Classic SE 90 2.0
Fotos do classic => http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=19428
http://www.youtube.com/watch?v=mrEXc_cDBW8