Motor fervendo

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Cesargarcia
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Motor fervendo

Mensagem não lida por Cesargarcia »

Boa noite amigos.
Meu Monza esta fervendo, mas não é toda hora (troquei cebolão, bomba d'água - estava ruim mesmo- mesmo assim continua fervendo), o óleo está normal.
Será que pode ser o cabeçote ou radiador (vatetar)?
O que me dizem?
Meu Monza é um SL/E 91 tubarão 2.0 gasolina carburado.
jorgeAP
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Re: Motor fervendo

Mensagem não lida por jorgeAP »

Confere o funcionamento da válvula termostática. Pode ser que esteja travando fechada.
É preciso válvula e cebolão com aplicação certa.
Se está fervendo depois de resolver esse problema, confere se não afetou a junta do cabeçote.
Monza 91 automático (o melhor)
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Carlos A. Freire
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Re: Motor fervendo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Cesargarcia escreveu: 25 Mar 2021, 21:30 Boa noite amigos.
Meu Monza esta fervendo, mas não é toda hora (troquei cebolão, bomba d'água - estava ruim mesmo- mesmo assim continua fervendo), o óleo está normal.
Será que pode ser o cabeçote ou radiador (vatetar)?
O que me dizem?
Meu Monza é um SL/E 91 tubarão 2.0 gasolina carburado.
Bom dia.

As possibilidades são muitas... Tem que fazer uma avaliação com critérios...
Ventoinha com defeito ou mau contato, bomba d'água com impulsor solto, erro de marcação de painel, problemas de aterramento, válvula termostática são os mais comuns...
Comece aferindo a temperatura de trabalho do motor e, faça os testes de queda de tensão dos cabos positivo e negativo da bateria

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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Felipe Lichirgu
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Re: Motor fervendo

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

Carlos A. Freire escreveu: 26 Mar 2021, 08:24
Cesargarcia escreveu: 25 Mar 2021, 21:30 Boa noite amigos.
Meu Monza esta fervendo, mas não é toda hora (troquei cebolão, bomba d'água - estava ruim mesmo- mesmo assim continua fervendo), o óleo está normal.
Será que pode ser o cabeçote ou radiador (vatetar)?
O que me dizem?
Meu Monza é um SL/E 91 tubarão 2.0 gasolina carburado.
Bom dia.

As possibilidades são muitas... Tem que fazer uma avaliação com critérios...
Ventoinha com defeito ou mau contato, bomba d'água com impulsor solto, erro de marcação de painel, problemas de aterramento, válvula termostática são os mais comuns...
Comece aferindo a temperatura de trabalho do motor e, faça os testes de queda de tensão dos cabos positivo e negativo da bateria

Abs,

Carlos Freire

Sabe Carlos que ultimamente tenho visto algumas reclamações de amigos (proprietários de Monza) com esse suposto defeito de superaquecimento e o problema era a marcação no painel? Tenho reparado que a causa tem sido a substituição do sensor de temperatura do painel pelo original por outro paralelo. Observei que o sensor paralelo desloca consideravelmente a marcação da temperatura para cima.

Outro dia, viramos do avesso um SL/E 89 Automático de um amigo aqui em Curitiba e o problema maior estava na marcação errônea, oriunda de troca do sensor. Voltamos o original do carro, a marcação se normalizou: ventoinha disparando chegando meio e desligando em 1/4 da escala.
FelipeLichirgu
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Carlos A. Freire
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Re: Motor fervendo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Por isso recomendo aferir a temperatura de trabalho do motor antes de qualquer intervençã relativo a super aquecimento.
Marcadores mentindo nos valores levam a muitos erros de avaliação.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Enéias
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Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Motor fervendo

Mensagem não lida por Enéias »

Motor sujo e desregulado pode ser pincipal causa... Tenho outro carro aqui que o problema estava no início do ponto de ignição (sincronismo do comando auxiliar e de válvulas), agora o motor esta refrigerando bem melhor além do flush que fiz no motor, aparentemente andando mais e mais econômico também.


Boa sorte.
MONZA CLUB 2.0 EFI 94 AZUL CEZANE PEROLIZADO

FOTOS MONZA CLUB
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TUTORIAL- Forro de portas Monza Tubarão
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=14&t=33616
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