DÚVIDA - Óleo Lubrificante em motor novo
Enviado: 08 Set 2020, 20:45
Pessoal, boa noite.
Bom, estou num dilema acerca do que utilizar, de óleo lubrificante, no motor do meu Monza bordô.
Devido a idade do motor (era STD e com muitos milhares de km rodados) e ao surgimento de uma folga na biela do 1º cilindro, recentemente, resolvi por mandar retificar o motor completo (cabeçote e bloco), vindo a substituir todas as peças móveis do motor (pistões, bronzinas, etc) por originais GM, sem exceções.
O motor ficou na seguinte configuração:
1) Virabrequim -- 0,25 (munhões e moentes)
2) Cilindros -- 0,50
3) Plaina na face do bloco -- tirou 0,25
4) Cabeçote -- é convencional (alto atrito) original GM; altura ficou STD (não tinha empenos, nem corrosões)
5) Atualizei o cavalete do termostato para um novo de Nylon do motor N20XF
6) Bomba de óleo original GM (praticamente nova, com pouco uso).
Observação-1: Encaminhei o motor para retífica para o serviço de usinagem, obviamente, pois sou eu mesmo que desmontei e irei montar. Prefiro assim, pois sou muito detalhista e o meu nível de exigência é muito elevado, principalmente se tratando dos Monzas, que estão em minha garagem.
Observação-2: Uma coisa que me chamou a atenção foi a elevada carbonização presente dentro do motor, mesmo sempre realizando as trocas de óleo, e filtro, religiosamente a cada 6 meses ou 3 meses, ou, no máximo, em 4000 km. Sempre utilizei óleo mineral SAE 20W50, pois o carro está na minha casa quase desde zero km.
Observação-3: O motor dele é a gasolina.
Diante de tudo isso, pensei na possibilidade de atualizar o óleo lubrificante a ser utilizado nesse motor, partindo para algo de base sintética (semi ou sintético). Sabemos que as viscosidades indicadas no manual do proprietário vão de SAE15W40 à SAE20W50. Considerando na época a inexistência da variedade de lubrificantes que temos atualmente.
A minha dúvida é a seguinte: como estou com um motor novo (com as folgas bem ajustadas), posso utilizar um lubrificante SAE 5W40 (sintético), ou 10W40 (semi sintético), ou devo seguir rigorosamente a recomendação do manual do proprietário, ficando entre o 15W40 ao 20W50?
Penso e percebo que o óleo 20W50 possui uma certa dificuldade a atingir pressão normal de trabalho, a frio, comparado aos de menor viscosidade. Em paralelo, sei que não pode-se desprezar a calibração dos dutos de lubrificação do motor. Li aqui no fórum, em alguns tópicos, menções de que os cabeçotes GM teriam os dutos de lubrificação menores que os FGP (convencionais).
Esse carro sempre usou o 20W50, desde novo, e poucas vezes tive problemas com batidas de tuchos hidraulicos e a luz de advertência de baixa pressão do óleo, sempre se apagou imediatamente. É só uma questão de querer atualizar o lubrificante da criança!
Bom, estou num dilema acerca do que utilizar, de óleo lubrificante, no motor do meu Monza bordô.
Devido a idade do motor (era STD e com muitos milhares de km rodados) e ao surgimento de uma folga na biela do 1º cilindro, recentemente, resolvi por mandar retificar o motor completo (cabeçote e bloco), vindo a substituir todas as peças móveis do motor (pistões, bronzinas, etc) por originais GM, sem exceções.
O motor ficou na seguinte configuração:
1) Virabrequim -- 0,25 (munhões e moentes)
2) Cilindros -- 0,50
3) Plaina na face do bloco -- tirou 0,25
4) Cabeçote -- é convencional (alto atrito) original GM; altura ficou STD (não tinha empenos, nem corrosões)
5) Atualizei o cavalete do termostato para um novo de Nylon do motor N20XF
6) Bomba de óleo original GM (praticamente nova, com pouco uso).
Observação-1: Encaminhei o motor para retífica para o serviço de usinagem, obviamente, pois sou eu mesmo que desmontei e irei montar. Prefiro assim, pois sou muito detalhista e o meu nível de exigência é muito elevado, principalmente se tratando dos Monzas, que estão em minha garagem.
Observação-2: Uma coisa que me chamou a atenção foi a elevada carbonização presente dentro do motor, mesmo sempre realizando as trocas de óleo, e filtro, religiosamente a cada 6 meses ou 3 meses, ou, no máximo, em 4000 km. Sempre utilizei óleo mineral SAE 20W50, pois o carro está na minha casa quase desde zero km.
Observação-3: O motor dele é a gasolina.
Diante de tudo isso, pensei na possibilidade de atualizar o óleo lubrificante a ser utilizado nesse motor, partindo para algo de base sintética (semi ou sintético). Sabemos que as viscosidades indicadas no manual do proprietário vão de SAE15W40 à SAE20W50. Considerando na época a inexistência da variedade de lubrificantes que temos atualmente.
A minha dúvida é a seguinte: como estou com um motor novo (com as folgas bem ajustadas), posso utilizar um lubrificante SAE 5W40 (sintético), ou 10W40 (semi sintético), ou devo seguir rigorosamente a recomendação do manual do proprietário, ficando entre o 15W40 ao 20W50?
Penso e percebo que o óleo 20W50 possui uma certa dificuldade a atingir pressão normal de trabalho, a frio, comparado aos de menor viscosidade. Em paralelo, sei que não pode-se desprezar a calibração dos dutos de lubrificação do motor. Li aqui no fórum, em alguns tópicos, menções de que os cabeçotes GM teriam os dutos de lubrificação menores que os FGP (convencionais).
Esse carro sempre usou o 20W50, desde novo, e poucas vezes tive problemas com batidas de tuchos hidraulicos e a luz de advertência de baixa pressão do óleo, sempre se apagou imediatamente. É só uma questão de querer atualizar o lubrificante da criança!