MOTOR NOVO

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Avatar do usuário
Felipe Lichirgu
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 142
Registrado em: 20 Jan 2013, 00:45
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MOTOR NOVO

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

Lucas, boa noite.


Vou te relatar uma experiência particular sobre o assunto.

Em 2017, acompanhei de perto (e fui o mentor) a troca do motor de um Kadett 2.0 EFI Gasolina do meu amigo. Motor do carro dele, chegou numa situação que retífica seria algo como última alternativa ou até mesmo a impossibilidade. Na época, orçamos valores em várias retíficas de Curitiba e chegamos no denominador de que o custo da retífica era igual ou superior a compra de um motor novo. Por fim, encomendamos o motor parcial novo.

Como havíamos chego no consenso da troca do motor completa, pensamos que não podíamos deixar de lado o cabeçote. O comando de válvulas estava com os cames gastos, com sinais de falta de lubrificação, os balancins gastos e etc. O cabeçote ainda tinha uma margem de retífica boa. Com isso, convenci meu amigo a trocar todas as partes móveis do cabeçote (comando, balancins, escoras e tuchos hidráulicos) novos originais GM. O comando de válvulas foi comprado na Metronorte em Maringá/PR e as demais peças encontramos na Metrosul, aqui em Curitiba/PR no bairro Parolin. Em resumo, só aproveitamos a carcaça do cabeçote e gaiola, válvulas, molas e pratos. O cabeçote foi submetido a retífica completa: troca dos vedadores de válvulas, das sedes, esmerilhamento e assentamento das válvulas e plaina nas duas faces dele. A gaiola foi submetida banho químico e verificação de planicidade.

Inclusive, no meio tempo, o meu amigo encontrou um Distribuidor completo original GM NOVO na internet e acabou comprando o mesmo para o carro. Venho, inclusive, com o HEI original. Era a única unidade e é praticamente impossível de encontrar um desse há muitos anos.

O motor foi montado por um amigo nosso, mecânico de extrema confiança, e que pudemos acompanhar/auxiliar no processo de montagem. Em resumo, após montado, foi bater na chave, aguardar aquecer e sair andando tal qual um Kadett 0Km! O motor não ficou bom, ficou ótimo, excelente! Meu amigo rodou um pouco mais de 20 mil quilometros com ele e, infelizmente, precisou vender o carro. O atual proprietário dele é conhecido nosso e está usando o carro todos os dias, de domingo a domingo, com muito louvor.

Com toda essa narrativa, quero dizer que se puder comprar um motor novo para o seu Monza e usar tão somente peças originais, você não irá se arrepender de nenhum centavo gasto.
FelipeLichirgu
lucasosmak
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Jan 2017, 19:35
Cidade: SÃO BERNARDO DO CAMP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: MOTOR NOVO

Mensagem não lida por lucasosmak »

Olá Pessoal, boa tarde!

Agradeço, mesmo que tardiamente, a atenção de todos nesse tópico.
Aproveitando o gancho, venho pesquisando sobre o motor parcial novo para o monzão.
Mas tenho visto vário anúncios com o mesmo motor (Vectra/ Zafira/ Astra) com anos e códigos diferentes. Uns com preços bastantes diferentes.
Agora estou na dúvida. Para o Monza, tem algum ano específico, ou realmente são todos iguais?
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1058
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: MOTOR NOVO

Mensagem não lida por jorgeAP »

Da linha Vectra, Zafira e Astra, a única diferença é ser FLEX ou somente a gasolina. Dependendo do ano só saiu FLEX, o motor 1.8 ou 2.0 também se difere.
Monza 91 automático (o melhor)
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MOTOR NOVO

Mensagem não lida por dutra s a »

lucasosmak escreveu: 09 Jul 2020, 15:56 Olá Pessoal, boa tarde!

Agradeço, mesmo que tardiamente, a atenção de todos nesse tópico.
Aproveitando o gancho, venho pesquisando sobre o motor parcial novo para o monzão.
Mas tenho visto vário anúncios com o mesmo motor (Vectra/ Zafira/ Astra) com anos e códigos diferentes. Uns com preços bastantes diferentes.
Agora estou na dúvida. Para o Monza, tem algum ano específico, ou realmente são todos iguais?
Se pudesse, viria até a minha oficina próx ao Shopping Interlagos e viria o meu montado completo com a I.E. álcool EFI. Basicamente é uma boa pedida um motor novo, já ajustado de fábrica e de resto você usa os mesmos periféricos e acessórios do seu carro.

Nesses novos Flex não irá ter tanto trabalho, praticamente tira um e põe o outro e, também um tampa buraco, pois nele existe esse buraco onde nos novos fica a vareta e óleo. De resto, como eu disse usa tudo do seu carro.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
lucasosmak
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Jan 2017, 19:35
Cidade: SÃO BERNARDO DO CAMP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: MOTOR NOVO

Mensagem não lida por lucasosmak »

Obrigado pessoal. Vou comprar então o Flex (93386116), já que o meu Monza é a álcool.
Já mandei uma mensagem para o colega Leocastro pedindo ajuda com a bucha para tampar a vareta do óleo.

Qdo tudo estiver pronto, postarei foto da máquina.
Responder