Óleo Não sobe para o cabeçote

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
LeDMars
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Óleo Não sobe para o cabeçote

Mensagem não lida por LeDMars »

Boa tarde companheiros. Primeiramente me apresento. Me chamo Leandro, sou de São Paulo e sou o proprietário de um Monza Barcelona 2.0 92 álcool.

A pouco mais de 4-5 anos atrás tive problemas com a junta de cabeçote que estava queimada. Na ocasião, descobri que existia uma deformação no bloco, mas como estava com o bolso curto, fiz só o cabeçote e remontei. Ficou numa boa por mais 1,5 anos e aconteceu o mesmo problema. Apliquei a mesma solução. Agora, a 6 meses o mesmo problema reapareceu e desta vez consegui parar o carro e fazer o que era necessário.

Pois bem, motor completamente refeito, cabeçote, bloco e virabrequim retornaram da oficina, fiz a montagem. Tudo certinho, limpo, lubrificado, perfeito. Bateu na chave e pegou de primeira, como bem esperava. Aí então veio o problema. Os tuchos não enchiam e ficaram batendo. Fui ver o comando e ele estava sequinho. Quando dei a partida a luz de óleo apagou normalmente como deveria, mas como percebi que não lubrificou a parte de cima, desliguei o motor. Conferi se tinha óleo no filtro e estava tudo certo. Retirei a cebolinha de óleo e estava tudo certo, vinha óleo para a cebolinha também. Pensei que pudesse ser algum entupimento no cabeçote ou no castelinho, retirei tudo e testei, estavam todos desobstruídos. Virei o motor sem o cabeçote e descobri que o óleo não sobe para o cabeçote. Tirei o cárter e testei novamente e o óleo passa por todos os lugares que comentei antes, como filtro e cebolinha, e inclusive chega na arvore de manivela. Lubrifica por completo a parte de baixo mas o fluxo não sobe para o buraco que leva até o cabeçote.

O filtro é novo, por isso testei o antigo, mas o problema continua. Percebi que a bomba de óleo fazia um barulho de ar como se chupasse ar e observando ela percebi que o óleo vazava pela tampa (a das engrenagens com os parafusos Philips), por esse motivo, troquei a bomba de óleo. o que fez aumentar a vazão onde eu já sabia que vazava, mas mesmo assim não resolveu o problema e o óleo não sai pelo furo na parte alta do bloco.


As passagem estão desobstruídas, bomba e filtro são novos. o bloco foi refeito, então teve passe no virabrequim e no bloco que era STD e agora esta 0.25. Bronzina de mancal e biela são novos e originais, as folgas do virabrequim estão todas dentro dos parâmetros.

Agora pergunto: Alguém tem alguma ideia do que pode esta acontecendo? Alguma dica do que eu posso verificar ou testar, pois já estou um pouco sem ideias.


Agradeço a quem puder ajudar
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Óleo Não sobe para o cabeçote

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Leandro

Seja bem vindo ao fórum.

Veja esse vídeo. Pode ser que seja útil para você. Não sei se é aplicável ao Monza.

https://youtu.be/h6dN_Y7Q1VU

Só não aprovei muito a ferramenta que o cara usou para extrair a válvula. Me pareceu que ela pode marcar a superfície onde atua a junta de borracha do filtro, o que pode causar vazamentos futuros.

Abs
Luiz Carlos
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LeDMars
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Re: Óleo Não sobe para o cabeçote

Mensagem não lida por LeDMars »

Oi Luiz, obrigado pela resposta.

Esse vídeo eu acho que é do Corsa. No Monza essa válvula fica na bomba, até mesmo o filtro é instalado na bomba?

Eu troquei a bomba por uma nova, mas também desmontei e limpei a antiga hoje e deixei a válvula livre livre. Botei óleo nela e testei. A bomba puxa mas o óleo só chega na parte de baixo, mas não resolveu. Tem uma dessa válvula no cabeçote, idêntica a essa do vídeo, no cabeçote, mas como o óleo não esta subindo mesmo sem o cabeçote eu exclui ela como problema.

Mais uma vez, obrigado Luiz, foi uma boa ajuda.
Ainda estou aberto a ideia, pois está bem difícil achar uma solução, ahahahaha.
LeDMars
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Re: Óleo Não sobe para o cabeçote

Mensagem não lida por LeDMars »

Problema resolvido.

Desmontei o bloco novamente e descobri que tinha um pequeno entupimento na saída de óleo. Creio que deve ter caído algum pó metálico quando deram passe no bloco e a lavagem pode ter feito ele enferrujar e assim ficou preso no bloco. Deu um bom trabalhão e a preguiça de não desmontar novamente tudo também atrapalhou um pouco, mas deu tudo certo. Vou montar ele essa semana e agora não devo ter nenhum problema.

Obrigado
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