Mudança de Motor

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Mudança de Motor

Mensagem não lida por tyo »

xoverfher escreveu: 15 Jan 2020, 06:01 Muito obrigado por seu apoio... a explicação que Luis me dá é realmente real, mas eu não a venderia, pois foi um presente do meu avô, por isso tenho muito amor por MONZA... quando aquece o carburador está seco... estou usando a bomba mecânica e coloco uma bomba elétrica, mas quando aquece pode enviar gasolina e o carburador fica sem gasolina... qual pode ser o problema????
Pode ser a válvula agulha da entrada de combustível. Ela pode estar travada fechada. Qual bomba elétrica você está usando? Qual a pressão dela?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
xoverfher
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 18
Registrado em: 12 Jan 2020, 00:48
Cidade: La Paz
Estado: Acre-AC
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 1.6
Ano: 1983
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Mudança de Motor

Mensagem não lida por xoverfher »

Hoje, dirigindo 2 horas, ele parou de novo , quando vi o filtro de gás vazio e a bomba de combustível elétrica estava difícil de encher o filtro. Quero instalar a bomba elétrica próximo ao tanque, mas não tenho espaço... como eu poderia instala-lo? Também vi que o retorno do carburador ao tanque foi cancelado... O que isso afeta? Como posso limpar o duto para que, ao dirigir, ele não bloqueie? Deixo as imagens da instalação que está agora.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Mudança de Motor

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

xoverfher

Como você sabe, seu carro usa bomba de combustível acionada pelo eixo de comando de válvulas.
Esse tipo de bomba fornece a pressão necessária para o perfeito funcionamento do motor em todos os regimes.
Além disso, por ter baixa pressão, não enche demais a cuba do carburador, economizando combustível.
Por outro lado, a bomba de combustível, seja elétrica ou seja a original, precisa de combustível sob pressão atmosférica fornecido pelo tanque.
Se o tanque não tiver um sistema de respiro, a pressão interna dele fica negativa, depois de rodar algum tempo, e a bomba não consegue mais puxar nada.
As duas imagens abaixo mostram como é o sistema de combustível do Monza Hatch 1983. Note que existe um retorno de combustível do carburador para o tanque (14), e também dois sistemas de respiro no tanque (primário (4) e secundário (21)).
Sem que todas as mangueiras estejam instaladas e desobstruídas, pode ser que a bomba não consiga puxar combustível do tanque.
mangueiras gasolina monza hatch 1983.jpg
mangueiras gasolina monza hatch 1983 b.jpg
Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
xoverfher
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 18
Registrado em: 12 Jan 2020, 00:48
Cidade: La Paz
Estado: Acre-AC
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 1.6
Ano: 1983
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Mudança de Motor

Mensagem não lida por xoverfher »

Verificando as conexões na parte traseira do carro, tudo está correto... então... no primeiro gráfico, o retorno da gasolina vai do carburador para o tanque de combustível... o mecânico a desconectou porque o carburador falhou e desconectou. Mais estável...
Eles me disseram para colocar um Y que sai da bomba de gasolina, um que iria para o carburador e o outro de volta para o tanque, tudo bem?

"Se o tanque não tiver um sistema de ventilação, sua pressão interna se tornará negativa após um tempo de rotação e a bomba não poderá mais puxar nada". De que parte do motor posso obter boa ventilação de volta ao tanque?

O Sr. Luiz poderia compartilhar o manual do Monza para que eu pudesse entender melhor.
Deixo meu e-mail, [email protected]
Anexo fotos da entrada de gás e da mangueira que está pendurada sem conectar.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Mudança de Motor

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

...me disseram para colocar um Y que sai da bomba de gasolina, um que iria para o carburador e o outro de volta para o tanque, tudo bem?
Xover

Em sistemas de combustível não é bom (nem seguro) improvisar ligações, retornos, etc.
Nos carros antigos (eu tive três, um Renault Gordini, um DKW Vemag e um Chevrolet Chevette), não havia tantas mangueiras no sistema. Havia uma que saía da parte de baixo do tanque e ia para a bomba de gasolina, e havia outra que saía da parte de cima do tanque e ia para baixo, onde era aberta, essa era o suspiro. No Gordini nem essa mangueira havia, tinha só um furinho na tampa do tanque.

Mas depois que as leis contra poluição ambiental surgiram, os carros ficaram complicados. No Brasil, Monzas à gasolina não têm o clássico respiro do tanque, os vapores saem para um copo chamado canister, onde há carvão ativado, e de lá vão para o carburador, para ser queimado junto com o combustível.

Mas voltando ao seu Monza, eu não sei que tipo de bomba elétrica você instalou, e o desvio que sugerem significa perda de pressão da bomba. Pode não dar certo.

A sugestão que eu lhe dou é remover essa bomba elétrica, instalar uma bomba original e refazer o retorno do carburador para o tanque.
poderia compartilhar o manual do Monza para que eu pudesse entender melhor.
Aqui no fórum, na seção Manuais, reportagens e especificações técnicas, temos vários manuais e o catálogo de peças. Se você não tem o manual do proprietário do seu Monza, nessa seção você pode fazer download dele.
As figuras que eu postei eu tirei do catálogo de peças, chamado CepChev
Você tem de instalar o catálogo no seu computador, preencher algumas informações (que não precisam ser verdadeiras) e então poderá ver muita coisa interessante, como o sistema de combustível. Pode até ampliar as figuras para ver melhor.
Como existem muitos links quebrados, tente este link aqui:

https://www.4shared.com/get/b2mVvq8W/in ... pchev.html

Talvez você precise entrar com Facebook.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
xoverfher
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 18
Registrado em: 12 Jan 2020, 00:48
Cidade: La Paz
Estado: Acre-AC
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 1.6
Ano: 1983
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Mudança de Motor

Mensagem não lida por xoverfher »

Caro fórum, estou muito agradecido por ter me ajudado a fazer o MONZA funcionar agora, é muito estável com a ajuda de Luis e seus conselhos .... Estarei lhe incomodando com outras perguntas ... uma enorme saudação da Bolívia
Responder