Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Tomcat
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 240
Registrado em: 11 Jan 2015, 21:52
Cidade: EMBU DAS ARTES
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por Tomcat »

Caros irmãos bom dia.

Gostaria de uma ajuda e orientação de todos. Tenho um Monza SL/E 91 completo, com 545000 km rodados e no dia 12/12/19 aconteceu um imprevisto na rodovia Regis Bitencourt. Na altura de Embu das Artes meu motor estourou, recolhi peças de ferro fundido e o óleo do carro vazou todo, ai deduzir que o motor foi pro espaço, no entanto só achei as peças do lado externo ou seja só do bloco do motor, mas acredito que as internas sofreram danos.
Ai gostaria de uma orientação sobre motores da família II. Esses motores que equipam o Astra, Vectra, Zafira, eu reparei que são bem parecido com o do Monza, mas como o meu é o modelo carburado, no quesito bloco tem como colocar ele no lugar do outro fazer todos os procedimentos legais para legalizar ele ou pela orientação do grupo achar um motor do Monza e retificar, porque ñ sei mesmo o que fazer, como disse, o motor do meu tenho quase certeza que ñ tem salvação e por ele ser carburado, acho que ainda vai ser mais difícil para resolver.
Obrigado a todos pela ajuda.
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1058
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por jorgeAP »

Motor Astra Vectra Zafira, todos servem perfeitamente no Monza, o bloco é exatamente o mesmo. No caso de carburador e preciso um cabeçote para carro carburado, mas ele monta da mesma forma no bloco Vectra...
Quando a legalizar, é só ter a nota fiscal do motor constando a numeração do bloco e pedir no DETRAN a vistoria. Vc compra um motor ZERO KM parcial mas barato que um retificado. Aqui no fórum tem algumas pessoas que já fizeram a substituição do motor por um zero km, e postaram os serviços aqui.
Monza 91 automático (o melhor)
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1058
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por jorgeAP »

Boa sorte!
Monza 91 automático (o melhor)
Tomcat
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 240
Registrado em: 11 Jan 2015, 21:52
Cidade: EMBU DAS ARTES
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por Tomcat »

Bom dia jorge ap, obrigado por responder. Então, a possibilidade existe? O bloco do novo com o meu cabeçote que já é carburado dá o encaixe? Em questão de parte elétrica ñ precisa mudar, é só tirar um e por o outro? Nesse caso teria de ser motor flex devido ele ser a álcool?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Tomcat escreveu: 16 Dez 2019, 05:53 Bom dia jorge ap, obrigado por responder. Então, a possibilidade existe? O bloco do novo com o meu cabeçote que já é carburado dá o encaixe? Em questão de parte elétrica ñ precisa mudar, é só tirar um e por o outro? Nesse caso teria de ser motor flex devido ele ser a álcool?
Temos vários tópicos com essa adaptação... Use a ferramenta de pesquisa para encontrar essas informações.

O bloco é parecido e tem algumas diferenças e dá para usar sem maiores problemas.
Quanto aos pistões, são diferentes entre Monza gasolina ou álcool em comparação aos motores flex. Recomendo manter os pistões originais no Monza.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Tomcat
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 240
Registrado em: 11 Jan 2015, 21:52
Cidade: EMBU DAS ARTES
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por Tomcat »

Obrigado a todos pelas orientações dadas. Hoje comecei a pesquisa de valores do bloco.
Achei um Astra 2007 no desmanche, só o bloco 1500 e o bloco novo 5750 reais. Ai vou fazer mais pesquisas para poder executar o serviço.
Obrigado a todos.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por tyo »

Tomcat escreveu: 16 Dez 2019, 21:09 Obrigado a todos pelas orientações dadas. Hoje comecei a pesquisa de valores do bloco. Achei um Astra 2007 no desmanche, só o bloco 1500 e o bloco novo 5750 reais. Ai vou fazer mais pesquisas para poder executar o serviço.
Obrigado a todos.
Se for por usado não compensa, melhor retificar e, esse de 5700, se for parcial está caríssimo, preço de motor completo. O parcial é na faixa de 3500
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Tomcat
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 240
Registrado em: 11 Jan 2015, 21:52
Cidade: EMBU DAS ARTES
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por Tomcat »

O meu amigo tudo blz. Então o problema é que o meu ñ tem como reparar o bloco, só outro no lugar e, estava vendo essa opção de motores mais novos, como no meu caso ele é carburado precisava somente do bloco para que eu possa usar o cabeçote do meu, mas isso comecei hoje as pesquisas. Como vi alguns posts de que esses motores GM família II serve no Monza, ai comecei a fazer as pesquisas.
Responder