Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por arnaldo silva »

O bloco parcial vem completo com bomba óleo, tenho certeza que já que vai montar o motor, não vai colocar bomba d"água usada... compra bomba de água para o bloco novo; esticador moderno, troca as polias e fica com tudo do moderno. Furo do sensor de rotação é só tampar com um sensor paralelo que vai custar barato. No mercado livre tem bloco montado completo por 3.400,00. Não compensa comprar usado.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por tyo »

arnaldo silva escreveu: 25 Dez 2019, 19:32 O bloco parcial vem completo com bomba óleo, tenho certeza que já que vai montar o motor, não vai colocar bomba d"água usada... compra bomba de água para o bloco novo; esticador moderno, troca as polias e fica com tudo do moderno. Furo do sensor de rotação é só tampar com um sensor paralelo que vai custar barato. No mercado livre tem bloco montado completo por 3.400,00. Não compensa comprar usado.
Exatamente, concordo com você.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Tomcat
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 240
Registrado em: 11 Jan 2015, 21:52
Cidade: EMBU DAS ARTES
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por Tomcat »

tyo escreveu: 25 Dez 2019, 20:38
arnaldo silva escreveu: 25 Dez 2019, 19:32 O bloco parcial vem completo com bomba óleo, tenho certeza que já que vai montar o motor, não vai colocar bomba d"água usada... compra bomba de água para o bloco novo; esticador moderno, troca as polias e fica com tudo do moderno. Furo do sensor de rotação é só tampar com um sensor paralelo que vai custar barato. No mercado livre tem bloco montado completo por 3.400,00. Não compensa comprar usado.
Exatamente, concordo com você.

Boa tarde a todos.

Então, estou vendo essa possibilidade, mas o problema em e as peças para adaptar meu Monza é 91 por exemplo, o esticador me corrijam se estiver errado, do Monza 91 é diferente do 92 em diante. Ai pergunto qual o esticador da polia serve para ele o bloco dos modelos mais novos os pistões também teria que substituir para pistão a álcool ou o bloco do flex, já com os pistões flex é compatível para o Monza a álcool carburado? Realmente vi o bloco novo na faixa de 4000 reais.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Tomcat escreveu: 26 Dez 2019, 15:35

... mas o problema em e as peças para adaptar meu Monza é 91 por exemplo, o esticador me corrijam se estiver errado, do Monza 91 é diferente do 92 em diante.
Negativo... De 89 a 95 usa-se o mesmo tensionador, polias dentadas, correia dentada, proteção da correia dentada...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por tyo »

Tomcat escreveu: 26 Dez 2019, 15:35
tyo escreveu: 25 Dez 2019, 20:38
arnaldo silva escreveu: 25 Dez 2019, 19:32 O bloco parcial vem completo com bomba óleo, tenho certeza que já que vai montar o motor, não vai colocar bomba d"água usada... compra bomba de água para o bloco novo; esticador moderno, troca as polias e fica com tudo do moderno. Furo do sensor de rotação é só tampar com um sensor paralelo que vai custar barato. No mercado livre tem bloco montado completo por 3.400,00. Não compensa comprar usado.
Exatamente, concordo com você.

Boa tarde a todos.

Então, estou vendo essa possibilidade, mas o problema em e as peças para adaptar meu Monza é 91 por exemplo, o esticador me corrijam se estiver errado, do Monza 91 é diferente do 92 em diante. Ai pergunto qual o esticador da polia serve para ele o bloco dos modelos mais novos os pistões também teria que substituir para pistão a álcool ou o bloco do flex, já com os pistões flex é compatível para o Monza a álcool carburado? Realmente vi o bloco novo na faixa de 4000 reais.
É só voce comprar a bomba d'água do Monza 96 e a polia do comando do Monza 96 e as capas desse modelo e está feito. O sensor de rotação paralelo para tampar o furo acha por 30 reais, pode ser do mais vagabundo mesmo ou até um queimado de graça, kk! E quanto aos pistões o Astra, tem 11,5:1 de compressão creio que funciona tranquilamente com álcool.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

É só voce comprar a bomba d'água do Monza 96 e a polia do comando do Monza 96 e as capas desse modelo e está feito. O sensor de rotação paralelo para tampar o furo acha por 30 reais, pode ser do mais vagabundo mesmo ou até um queimado de graça, kk!
Tomcat

Como o Tyo escreveu aí em cima, se você comprar essas peças todas (faltou a polia dentada do virabrequim e o tensionador do Monza 96), terá um motor mais moderno, com correia dentada mais resistente a óleo, etc, além de um sistema onde será mais fácil substituir a correia dentada, sem precisar ajustar tensão pela bomba dágua, coisa que é um saco)

Vi um motor parcial a R$3399,00, em 12 prestações, sem juros, no site abaixo, que é de uma loja confiável. Embora o motor seja vendido por outra loja (Autus, de Uberlândia), a Shoptime, do mesmo grupo da Americanas e do Submarino, é quem garante a compra. Tentei ver o valor do frete, mas, infelizmente, eles não entregam no Rio de Janeiro, então não consegui.

https://www.shoptime.com.br/produto/140 ... earch_page
E quanto aos pistões o Astra, tem 11,5:1 de compressão creio que funciona tranquilamente com álcool.
Tyo, eu também pensei nisso, verificar qual seria a compressão dos motores flex. Se for igual ao do Monza a etanol, seria uma boa, já que o motor parcial seria instalado sem ter de mexer nele (e gastar com material e mão de obra). Acho que até a garantia fica comprometida trocando os pistões. Mas tem um detalhe: o motor flex tem 11,5:1 de compressão, mas isso deve ser com o cabeçote original do flex. Como o cabeçote vai ser o do Monza, isso pode não ser a taxa de compressão final. A taxa original do Monza 89 a etanol é 12:1. 0,5 ponto já é uma tremenda diferença, o motor não vai render bem (acho).
Um motor parcial novo, com pistões novos para etanol originais do Monza, um sistema de correia dentada mais moderno, acho que isso compensaria o gasto. Mas só se ficar perfeito. Se ficar meia boca, com o carro não desenvolvendo ou gastando mais, acho que não. Mesmo porque, se o Tomcat está disposto a gastar para ter seu Monza de volta em dia, o carro dele deve estar muito bom. Senão é mais prático vender o carro assim e comprar outro.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por tyo »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 26 Dez 2019, 18:09
É só voce comprar a bomba d'água do Monza 96 e a polia do comando do Monza 96 e as capas desse modelo e está feito. O sensor de rotação paralelo para tampar o furo acha por 30 reais, pode ser do mais vagabundo mesmo ou até um queimado de graça, kk!
Tomcat

Como o Tyo escreveu aí em cima, se você comprar essas peças todas (faltou a polia dentada do virabrequim e o tensionador do Monza 96), terá um motor mais moderno, com correia dentada mais resistente a óleo, etc, além de um sistema onde será mais fácil substituir a correia dentada, sem precisar ajustar tensão pela bomba dágua, coisa que é um saco)

Vi um motor parcial a R$3399,00, em 12 prestações, sem juros, no site abaixo, que é de uma loja confiável. Embora o motor seja vendido por outra loja (Autus, de Uberlândia), a Shoptime, do mesmo grupo da Americanas e do Submarino, é quem garante a compra. Tentei ver o valor do frete, mas, infelizmente, eles não entregam no Rio de Janeiro, então não consegui.

https://www.shoptime.com.br/produto/140 ... earch_page
E quanto aos pistões o Astra, tem 11,5:1 de compressão creio que funciona tranquilamente com álcool.
Tyo, eu também pensei nisso, verificar qual seria a compressão dos motores flex. Se for igual ao do Monza a etanol, seria uma boa, já que o motor parcial seria instalado sem ter de mexer nele (e gastar com material e mão de obra). Acho que até a garantia fica comprometida trocando os pistões. Mas tem um detalhe: o motor flex tem 11,5:1 de compressão, mas isso deve ser com o cabeçote original do flex. Como o cabeçote vai ser o do Monza, isso pode não ser a taxa de compressão final. A taxa original do Monza 89 a etanol é 12:1. 0,5 ponto já é uma tremenda diferença, o motor não vai render bem (acho).
Um motor parcial novo, com pistões novos para etanol originais do Monza, um sistema de correia dentada mais moderno, acho que isso compensaria o gasto. Mas só se ficar perfeito. Se ficar meia boca, com o carro não desenvolvendo ou gastando mais, acho que não. Mesmo porque, se o Tomcat está disposto a gastar para ter seu Monza de volta em dia, o carro dele deve estar muito bom. Senão é mais prático vender o carro assim e comprar outro.

Abs
Realmente Luiz, não sei como fica com a câmara de combustão do Monza e esse anuncio está muito bom, deu vontade de comprar um, kkkk! Para minha cidade o frete fica 168,00 e entrega em 4 dias, vale muito a pena!
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Opinião e ajuda Monza com motor estourado.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Ai, Tyo.

Esse anúncio é de um motor parcial somente para gasolina. Eu, se tivesse um motor bem rodado e fosse ficar muito tempo com meu Monza, até pensaria em comprar.
Como meu Monza está com 127 mil Km e eu provavelmente não viverei tanto para que ele chegue aos 300 mil, por exemplo, vou ficar na minha.
O Carlos Freire por exemplo já pode ficar de olho num motor parcial para ele. Melhor que retífica. Se bem que ele conhece muitos donos de oficina e pode conseguir coisa boa muito mais em conta.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder