Retentor do volante

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Ytalo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 104
Registrado em: 26 Ago 2008, 00:07
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Retentor do volante

Mensagem não lida por Ytalo »

Boa noite pessoal! Pessoal estou com um problema chato de vazamento de óleo no motor do meu monzão! Vamos lá! Eu troquei a junta do carter umas 3 vezes coloquei a junta com defletor com silicone sem silicone e mesmo assim continua vazando etc! Eu olhando atentamente percebi que o vazamento vem do lado do motorista para o carona escorrendo pela junta do cárter! Ai tirei aquela chapinha que vai no volante do motor e vi que o volante do motor ta seco! Te pergunto se fosse retentor de volante ele (volante) estaria sujo mas não estar! Será que pode esta vazando ali na emenda do macal com o bloco? Não é possível eu trocar a junta do carte 3 vezes e continua vazando com certeza é de outro lugar! Te pergunto tem outro jeito de saber se o vazamento esta vindo do retentor do volante ou do macal onde é preso o retentor? Lembrando que o vazamento vem do lado de cambio descendo para o lado das polias pelo carter! Desde já muito obrigado! Meu monza é o gls efi 95!
MONZA GLS 95 2.0 EFI 4 PORTAS GASOLINA.

RIO DE JANEIRO,RJ.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Retentor do volante

Mensagem não lida por tyo »

pode ser que venha do mancal mesmo pois ele tem que ser cheio de vedante nos furos dele senão vaza muito mesmo ou pode ser o proprio carter empenado dai você pode trocar 50 juntas com ou sem silicone que com carter empenado vai vazar
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Ytalo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 104
Registrado em: 26 Ago 2008, 00:07
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Retentor do volante

Mensagem não lida por Ytalo »

Pois é tyo o estranho que só vazar quando o carro esta em movimento! Por exemplo eu fiz o teste de deixar o carro parado na lenta espero ele esquentar bastante e fico acelerando e não vaza óleo nenhum ai quando vou dar uma volta para certificar do vazamento ai a bagaça vazar afffff! Eu já vi a tampa do carter e esta certinha sem empeno! A duvida cruel é: para mandar verificar tem que descer o cambio e vai que depois de descer o cambio não é vazamento do retentor afff! Pra isso tenho que ter algum jeito de saber se é realmente estava vazando pelo retentor do volante!
MONZA GLS 95 2.0 EFI 4 PORTAS GASOLINA.

RIO DE JANEIRO,RJ.
Ytalo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 104
Registrado em: 26 Ago 2008, 00:07
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Retentor do volante

Mensagem não lida por Ytalo »

Se alguém tiver alguma dica de como saber se o retentor do volante esta vazando ficarei muito grato!
MONZA GLS 95 2.0 EFI 4 PORTAS GASOLINA.

RIO DE JANEIRO,RJ.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Retentor do volante

Mensagem não lida por tyo »

se não vaza com o carro parado pouco provavel de ser o retentor.Como você fez para ver se o carter não estava empenado? para ter 100% de certeza se é o retendor é só tirando o cambio mesmo mas normalmente quando é ele seja as costas do volante com oleo
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Ytalo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 104
Registrado em: 26 Ago 2008, 00:07
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Retentor do volante

Mensagem não lida por Ytalo »

Entendi tyo! É um vazamento muito chato! Com relação a tampa do cárter esta empenada eu coloquei a tampa em uma superfície de mármore certinha! Eu vi que ele ta encostando em todos os lados a diferença é um fio de cabelo!
MONZA GLS 95 2.0 EFI 4 PORTAS GASOLINA.

RIO DE JANEIRO,RJ.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Retentor do volante

Mensagem não lida por dutra s a »

quando o meu retentor de volante vazava , era por varias razoes ,
1 o virabrequim se movimentava para os lados ( folga de encosto no mancal no bloco ) principalmente ao acionar a embragem e nisso o retentor se mexia , desta forma nao adianta cola nem aperto , so uma retifica mesmo

nao fiz a retifica mas a soluçao temporaria era tirar o cambio , volante e o retentor , nisso com o retentor novo agente apertava mais a mola dele e o colocava , ficou um baita tempo sem vazar mas devido a folga do vira como citei acima vazou , mas era tao pouco que mal chegava no carter ,mal dava diferença na medida de oleo na vareta ,

uma coisa aprendi sobre carter de oleo , se ta vazando , separa 200$ que para de vazar rsrsrsr ( minha opniao ) pois do contrario so com alcool 98g pra limpar onde vai a cola , junta nova e cola de cabeçote , carter empenado é briga pra nao deixar vazar ,

se tirar o cambio do seu aproveita e dar uma olhada no retentor do eixo do cambio ali é muito raro vazar mas nao é impossivel , quando existe vazamento pelo retentor de volante , o volante fica lavado e assoalho tambem

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Ytalo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 104
Registrado em: 26 Ago 2008, 00:07
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Retentor do volante

Mensagem não lida por Ytalo »

To vendo que vou ter que arriar esse cambio hehehehe! Agora eu faço tudo de mecânica no meu monzão eu mesmo! Agora a unica coisa que nunca fiz no monzão é mexer no cambio arria lo! Agora o medo de mexer no cambio hehehe! Eu não queria colocar na mão desses mexanicos que tem por ai! Por curiosidade fiz um orçamento em uma oficina aki perto para verificar esse retentor do volante, trocar as duas coifas internas e os retentores do semi eixo a oficina me cobrou 450 pilas de mão de obra! O que vcs acham do preço? Agora tem algum passo a passo de como arriar o cambio tirar a embreagem etc e colocar tudo de novo no seu devido lugar? Desde já muito obrigado!
MONZA GLS 95 2.0 EFI 4 PORTAS GASOLINA.

RIO DE JANEIRO,RJ.
Responder