Retentor do volante

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Retentor do volante

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Pois é pessoal preciso de ajuda:
Meu Monza não tinha nenhum vazamento de óleo. Depois de viajar um 300 km eu guardei na garagem. Daí precisei ir até o centro da cidade onde moro cerca de 1,5km e ao parar o possante, senti um cheiro muito forte de óleo queimado. Quando abri o capo vi que a vareta de óleo estava saltada e havia muito óleo saído pelo cano da vareta.
Pois bem de início minhas suspeitas era que o ante chama estava entupido, afinal havia ficado algumas semanas parado. Daí criei coragem e fiz aquela limpeza no ante chama. Mas acontece que mesmo depois disso, o óleo está sendo cuspido para fora, e também está vazando muito óleo pelo retentor entre o motor e a caixa de marchas.
Isso aconteceu do nado. O que poderia ter provocado isso? Algum anel que partiu? O fato é que parece que está passando muita pressão para o cárter. Mas isso acontece do nada?

Vale dizer que há uns 3 anos atrás, quando fiz o cabeçote constatei que o anterior dono havia feito o encamisamento do bloco e os pistões são stand, as camisas ainda tinha sinais de terem sido brunidas bem recentemente - até agora o Monza na minhas mãos rodou uns 25mil km

Não há perda de potência.

Se alguém puder dar uma ideia eu agradeço muito.

Abraços,

Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Retentor do volante

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Ou o sistema de respiro está obstruído, o que é comum por falta de manutenção preventiva ou tem problemas com anéis, que está causando pressão no cárter.
O sistema de respiro do motor obstruído causa vazamentos e leva óleo de motor para o carburador ou o TBI.
Verifique se a conexão no coletor de admissão, onde entra a mangueira de derivação mais fina não está obstruída.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Retentor do volante

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Obrigado sr Carlos. Assim que tiver condições farei isso.
Abs,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Retentor do volante

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Carlos A. Freire escreveu: 11 Jul 2021, 01:24 Ou o sistema de respiro está obstruído, o que é comum por falta de manutenção preventiva ou tem problemas com anéis, que está causando pressão no cárter.
O sistema de respiro do motor obstruído causa vazamentos e leva óleo de motor para o carburador ou o TBI.
Verifique se a conexão no coletor de admissão, onde entra a mangueira de derivação mais fina não está obstruída.
Pois é sr Carlos, depois de desmontar tudo o que foi constatado é que não havia obstrução no respiro. Não havia problemas também com os anéis, embora a compressão estivesse abaixo da tabela (135 PSI).
O técnico da retífica mostrou que havia mesmo folga nas camisas por onde passava a compressão. O que teve de fazer foi abrir um pouco mais o bloco e colocar camisas sobre medida (0,5)
Ainda vai demorar alguns dias para eu terminar de montar o motor, estou aguardando a chegada de algumas peças, e também meu tempo é bem curto, Agradeço muito pelas sugestões que o pessoal do fórum me passaram, incluindo o sr Carlos.

Quando estiver funcionando tudo direitinho (espero) eu postarei os resultados.

Abraço a todos,

Gilmar
Vectra 97 GLS
Responder