Problema com lubrificação

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
RAFAEL Franchat
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Fev 2018, 07:24
Cidade: Ribeirão Preto
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Problema com lubrificação

Mensagem não lida por RAFAEL Franchat »

Olá sou novo por aqui e não sei nem bem como usar o fórum pois nunca entrei em um, peço ajuda de todos pois estou com um problemão no meu motor, toda a partida a frio a luz de óleo demora quase 10 segundos pra apagar e fica batendo a parte de cima a seco depois apaga a luz de óleo e sana o barulho, daí em diante é só ligar e quase que dando partida já apaga a luz de óleo normalmente, é como se tivesse trocando o óleo todo dia de manhã, já troquei um comando e jogo de balancim por causa disso é não quero perder o outro. Agradeço pela atenção!
Rafael Franchat
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Problema com lubrificação

Mensagem não lida por tyo »

qual a viscosidade do óleo que você tá usando? Óleo muito grosso ou com aditivos do tipo "prolong" causam isso ou então é problema na bomba mesmo
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problema com lubrificação

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

...toda a partida a frio a luz de óleo demora quase 10 segundos pra apagar e fica batendo a parte de cima a seco depois apaga a luz de óleo e sana o barulho, daí em diante é só ligar e quase que dando partida já apaga a luz de óleo normalmente
Rafael

Quando o motor fica parado por algum tempo e a válvula de retenção de óleo não está legal (normalmente por excesso de borra de óleo na mesma), o óleo da parte de cima desce totalmente, fazendo com que a bomba de óleo demore mais a preencher todos os canais de lubrificação.
Quando o óleo tem a viscosidade correta a a bomba de óleo está OK, isto não causa maiores problemas, a não ser um possível barulho de batida de válvulas no início do funcionamento do motor.
Mas, se o óleo for inadequado ou se a bomba está com problemas (ou mesmo se o pescador da bomba estiver semi entupido com borra), essa demora em preencher os canais superiores pode ocasionar desgaste prematuro nos componentes do comando de válvulas.
Eu, no seu lugar, levaria o carro até uma oficina que disponha de manômetro de pressão de óleo, para ver como está a pressão do óleo
Ah, antes de fazer isso, seria conveniente verificar qual óleo está no carter.
Em caso de dúvida, esgotar todo o óleo velho e colocar óleo novo.
Eu recomendaria um óleo da Shell, o Helix HX-5, que contém mais detergentes, que ajudariam a limpar os canais de lubrificação. Mas esse óleo, que até pouco tempo atrás era fabricado na viscosidade 15W50, agora só existe na versão 15W40. Eu usei o primeiro por anos, e agora estou usando esse último.
Note que as viscosidades recomendadas pelo manual do proprietário de Monza variam de acordo com o ano de fabricação. No caso do Monza 89, a GM recomendava 4 tipos, começando com um bem 'fino', o 10W30, que nos Manuais de Monzas mais modernos não consta mais.

Na sequencia de imagens, as recomendações, na ordem, para Monza 96, 94 e 89.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
RAFAEL Franchat
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Fev 2018, 07:24
Cidade: Ribeirão Preto
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Problema com lubrificação

Mensagem não lida por RAFAEL Franchat »

Galera obrigado pela força!
Estou usando óleo 20w50 da libras e filtra da fram óleo e filtro novo e troquei a válvula de retenção da bomba de óleo que fica no filtro de óleo não tem borra na peneira já conferi, ainda não troquei a válvula de retenção do cabeçote vou fazer isso é mandar medir a pressão do óleo então, oque me intriga é ocorrer isso com o óleo frio quando a pressão está mais forte, em breve postarei o resultado após levar na oficina,vlw!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problema com lubrificação

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

RAFAEL Franchat escreveu: 09 Fev 2018, 04:34 Galera obrigado pela força!
Estou usando óleo 20w50 da libras e filtra da fram óleo e filtro novo e troquei a válvula de retenção da bomba de óleo que fica no filtro de óleo não tem borra na peneira já conferi, ainda não troquei a válvula de retenção do cabeçote vou fazer isso é mandar medir a pressão do óleo então, oque me intriga é ocorrer isso com o óleo frio quando a pressão está mais forte, em breve postarei o resultado após levar na oficina,vlw!
Olhou a peneira da trompa de aspiração (pescador de óleo) e não aproveitou para verificar folgas no mancal e nas bronzinas? Sem o carter fica mais fácil conferir essas folgas que podem causar o sintoma, caso estejam acima da recomendação.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder