...toda a partida a frio a luz de óleo demora quase 10 segundos pra apagar e fica batendo a parte de cima a seco depois apaga a luz de óleo e sana o barulho, daí em diante é só ligar e quase que dando partida já apaga a luz de óleo normalmente
Rafael
Quando o motor fica parado por algum tempo e a válvula de retenção de óleo não está legal (normalmente por excesso de borra de óleo na mesma), o óleo da parte de cima desce totalmente, fazendo com que a bomba de óleo demore mais a preencher todos os canais de lubrificação.
Quando o óleo tem a viscosidade correta a a bomba de óleo está OK, isto não causa maiores problemas, a não ser um possível barulho de batida de válvulas no início do funcionamento do motor.
Mas, se o óleo for inadequado ou se a bomba está com problemas (ou mesmo se o pescador da bomba estiver semi entupido com borra), essa demora em preencher os canais superiores pode ocasionar desgaste prematuro nos componentes do comando de válvulas.
Eu, no seu lugar, levaria o carro até uma oficina que disponha de manômetro de pressão de óleo, para ver como está a pressão do óleo
Ah, antes de fazer isso, seria conveniente verificar qual óleo está no carter.
Em caso de dúvida, esgotar todo o óleo velho e colocar óleo novo.
Eu recomendaria um óleo da Shell, o Helix HX-5, que contém mais detergentes, que ajudariam a limpar os canais de lubrificação. Mas esse óleo, que até pouco tempo atrás era fabricado na viscosidade 15W50, agora só existe na versão 15W40. Eu usei o primeiro por anos, e agora estou usando esse último.
Note que as viscosidades recomendadas pelo manual do proprietário de Monza variam de acordo com o ano de fabricação. No caso do Monza 89, a GM recomendava 4 tipos, começando com um bem 'fino', o 10W30, que nos Manuais de Monzas mais modernos não consta mais.
Na sequencia de imagens, as recomendações, na ordem, para Monza 96, 94 e 89.