Dúvida comando de válvulas
- Gilmar Martins
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 982
- Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
- Cidade: Novo Horizonte
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: MPFi
Re: Dúvida comando de válvulas
Ralf cardoso, se estava funcionando bem, o ideal é manter o original. Mas pode colocar o j também. No meu MPFI também estava com a letra k e coloquei um c8m a letra J original, o motor está funcionando como um relógio. Veja o link:
https://youtu.be/iLz_wzhYXsc
Abraços,
Gilmar
https://youtu.be/iLz_wzhYXsc
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
-
- Mensagens: 6
- Registrado em: 29 Abr 2018, 00:55
- Cidade: ribeirao preto
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Dúvida comando de válvulas
Boa noite, o meu caso é o seguinte,pra resumir pra voces;
1.8 89 alcool, fiz o motor , ta com 20 mil agora, já vai no quarto comando de valvula. com uns 3 mil começa o barulho de valvula batendo, ai vai aumentando, aumentando ,chega 5 mil ta muito forte, ai mando no mecanico. Ele troca e o problema continua.Tenho feito pesquisas entre mecanicos e lojas de auto-peca. O comando que estava no carro é o letra A. Nos catalogos diz que A é fase 1 , até 86. ,que o certo para ele seria o letra E, (1.8 alcool).agora por ultimo resolvi eu mesmo fazer o trabalho. retirei o cabeçote, levei na retifica pra fazer uma revisao. Chegando lá o camarada me diz:" Este cabeçote é fase 1, (1.8 MI sigra gravada nele). Mas ele tava com duvidas, disse que era letra A, depois disse E e depois J.Por favor me ajudem com esse B O. Nao quero passar esse abacaxi para outro. nao acho justo. Queria resolver esse problema e continuar com o carro.Abraço
1.8 89 alcool, fiz o motor , ta com 20 mil agora, já vai no quarto comando de valvula. com uns 3 mil começa o barulho de valvula batendo, ai vai aumentando, aumentando ,chega 5 mil ta muito forte, ai mando no mecanico. Ele troca e o problema continua.Tenho feito pesquisas entre mecanicos e lojas de auto-peca. O comando que estava no carro é o letra A. Nos catalogos diz que A é fase 1 , até 86. ,que o certo para ele seria o letra E, (1.8 alcool).agora por ultimo resolvi eu mesmo fazer o trabalho. retirei o cabeçote, levei na retifica pra fazer uma revisao. Chegando lá o camarada me diz:" Este cabeçote é fase 1, (1.8 MI sigra gravada nele). Mas ele tava com duvidas, disse que era letra A, depois disse E e depois J.Por favor me ajudem com esse B O. Nao quero passar esse abacaxi para outro. nao acho justo. Queria resolver esse problema e continuar com o carro.Abraço
- Gilmar Martins
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 982
- Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
- Cidade: Novo Horizonte
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: MPFi
Re: Dúvida comando de válvulas
Olá cris79bi.
O caso é o seguinte: Veja o catálogo de aplicação para seu motor. Se o motor de seu carro for original então o comando é letra E. Veja o link no catálogo da Kuir, neste mesmo tópico logo acima. o link: http://www.kuir.com.br/eixo-gm-monza.html
Caso seja fase 1 então é preciso respeitar a aplicação que seria a letra A.
Preste atenção também a qualidade do comando. se possível procure encontrar original, embora seja difícil, não é impossível.
Pode ser também que a montagem não está sendo feita corretamente. É comum os mecânicos colocar muita cola entre o cabeçote e a gaiola e o excesso da cola não deixar o óleo passar para lubrificar o eixo e os tuchos, balancins, etc. É preciso muito cuidado na montagem se não já viu.
Outra coisa também, pode ser a bomba de óleo que não está dando pressão suficiente. Seria interessante mandar medir a pressão.
Quando tudo funciona corretamente, o comando aguenta muito. Para se ter uma ideia meu Monza 90 ainda está com o comando original (204.000Km)
e embora esteja um pouco gasto, não tem nenhum barulho de tucho batendo.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Gimar
O caso é o seguinte: Veja o catálogo de aplicação para seu motor. Se o motor de seu carro for original então o comando é letra E. Veja o link no catálogo da Kuir, neste mesmo tópico logo acima. o link: http://www.kuir.com.br/eixo-gm-monza.html
Caso seja fase 1 então é preciso respeitar a aplicação que seria a letra A.
Preste atenção também a qualidade do comando. se possível procure encontrar original, embora seja difícil, não é impossível.
Pode ser também que a montagem não está sendo feita corretamente. É comum os mecânicos colocar muita cola entre o cabeçote e a gaiola e o excesso da cola não deixar o óleo passar para lubrificar o eixo e os tuchos, balancins, etc. É preciso muito cuidado na montagem se não já viu.
Outra coisa também, pode ser a bomba de óleo que não está dando pressão suficiente. Seria interessante mandar medir a pressão.
Quando tudo funciona corretamente, o comando aguenta muito. Para se ter uma ideia meu Monza 90 ainda está com o comando original (204.000Km)
e embora esteja um pouco gasto, não tem nenhum barulho de tucho batendo.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Gimar
Vectra 97 GLS
-
- Mensagens: 6
- Registrado em: 29 Abr 2018, 00:55
- Cidade: ribeirao preto
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Dúvida comando de válvulas
Vou tomar estes cuidados. Muito obrigado.
-
- Mensagens: 6
- Registrado em: 29 Abr 2018, 00:55
- Cidade: ribeirao preto
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Dúvida comando de válvulas
opa! Salve, salve ! Depois de muita pesquisa, com a ajuda do pessoal sangue bom da auto - peças Semprini, aqui em Ribeirao Preto, acho que consegui descobrir o problema.
o meu é 1.8, alcool , carburado, motor fase II . pelos catalogos , tem que utilizar o comando modelo E.
estava usando o A , que é para motor fase I, ou seja até 86.
rodei pouco ainda, mas até meu vizinho da frente notou que o motor faz muito menos ruido, (digo som da queima ,que sai no escapamento, detalhe que ele tem o escapamento original.que ja é silencioso.
outra coisa que notei, é que ele ta andando muito mais solto, com força para retomadas de marcha em subidas, no consumo nao notei diferença.minha ultima geral de carbura foi a mais de um ano,ele ta fazendo 5,5 6 na cidade, mas isso é outro detalhe. nao marquei os kms , mas faz mais de mes que troquei o conjunto todo, abri essa semana a tampa da gaiola e o comando ta zerado, somente aquele pequeno brilho no ponto que os balancins tocam o comando, mas sem nenhuma ranhura , graças a Deus.falta agora medir a pressao do oleo, na verdade gostaria de por um manometro para isso, instalar no carro mesmo. acho que complementa a leitura do carro.valeu !!!
o meu é 1.8, alcool , carburado, motor fase II . pelos catalogos , tem que utilizar o comando modelo E.
estava usando o A , que é para motor fase I, ou seja até 86.
rodei pouco ainda, mas até meu vizinho da frente notou que o motor faz muito menos ruido, (digo som da queima ,que sai no escapamento, detalhe que ele tem o escapamento original.que ja é silencioso.
outra coisa que notei, é que ele ta andando muito mais solto, com força para retomadas de marcha em subidas, no consumo nao notei diferença.minha ultima geral de carbura foi a mais de um ano,ele ta fazendo 5,5 6 na cidade, mas isso é outro detalhe. nao marquei os kms , mas faz mais de mes que troquei o conjunto todo, abri essa semana a tampa da gaiola e o comando ta zerado, somente aquele pequeno brilho no ponto que os balancins tocam o comando, mas sem nenhuma ranhura , graças a Deus.falta agora medir a pressao do oleo, na verdade gostaria de por um manometro para isso, instalar no carro mesmo. acho que complementa a leitura do carro.valeu !!!
- Gilmar Martins
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 982
- Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
- Cidade: Novo Horizonte
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: MPFi
Re: Dúvida comando de válvulas
Que bom que resolveu o problema. Fico feliz.
Abraços,
Gilmar
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
- Gilmar Martins
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 982
- Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
- Cidade: Novo Horizonte
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: MPFi
Pessoal, comando de válvulas do meu MPFI ferrou.
Ainda não sei a dimensão do estrago, mas ontem quando abri a tampa do abastecimento do óleo vi que parece que soltou uma lasca do primeiro ressalto. Não é desgaste, mas está faltando um "pedaço" bem no centro do ressalto. (Rodei 7.000 km com o motor depois que fiz o cabeçote)
Amanhã vou retirar a tampa para ver se há mais alguma "surpresa". Vou tirar umas fotos e talvez eu faça um vídeo do problema.
Gilmar
Ainda não sei a dimensão do estrago, mas ontem quando abri a tampa do abastecimento do óleo vi que parece que soltou uma lasca do primeiro ressalto. Não é desgaste, mas está faltando um "pedaço" bem no centro do ressalto. (Rodei 7.000 km com o motor depois que fiz o cabeçote)
Amanhã vou retirar a tampa para ver se há mais alguma "surpresa". Vou tirar umas fotos e talvez eu faça um vídeo do problema.
Gilmar
Vectra 97 GLS
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 1059
- Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
- Cidade: Belo Horizonte
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Dúvida comando de válvulas
Complementando o tópico aqui, minha experiência com comandos, me vez descobrir que a marca "APLIC" é boa e prestam um bom pós venda. Atenção ao condenar a quebra de comando associando ao eixo, primeiro verificar planicidade da base do cabeçote onde se faz o assentamento da gaiola.
Monza 91 automático (o melhor)