Dúvida comando de válvulas

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Dúvida comando de válvulas

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Ralf cardoso, se estava funcionando bem, o ideal é manter o original. Mas pode colocar o j também. No meu MPFI também estava com a letra k e coloquei um c8m a letra J original, o motor está funcionando como um relógio. Veja o link:
https://youtu.be/iLz_wzhYXsc
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
cris79bi
Mensagens: 6
Registrado em: 29 Abr 2018, 00:55
Cidade: ribeirao preto
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Dúvida comando de válvulas

Mensagem não lida por cris79bi »

Boa noite, o meu caso é o seguinte,pra resumir pra voces;
1.8 89 alcool, fiz o motor , ta com 20 mil agora, já vai no quarto comando de valvula. com uns 3 mil começa o barulho de valvula batendo, ai vai aumentando, aumentando ,chega 5 mil ta muito forte, ai mando no mecanico. Ele troca e o problema continua.Tenho feito pesquisas entre mecanicos e lojas de auto-peca. O comando que estava no carro é o letra A. Nos catalogos diz que A é fase 1 , até 86. ,que o certo para ele seria o letra E, (1.8 alcool).agora por ultimo resolvi eu mesmo fazer o trabalho. retirei o cabeçote, levei na retifica pra fazer uma revisao. Chegando lá o camarada me diz:" Este cabeçote é fase 1, (1.8 MI sigra gravada nele). Mas ele tava com duvidas, disse que era letra A, depois disse E e depois J.Por favor me ajudem com esse B O. Nao quero passar esse abacaxi para outro. nao acho justo. Queria resolver esse problema e continuar com o carro.Abraço
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Dúvida comando de válvulas

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Olá cris79bi.
O caso é o seguinte: Veja o catálogo de aplicação para seu motor. Se o motor de seu carro for original então o comando é letra E. Veja o link no catálogo da Kuir, neste mesmo tópico logo acima. o link: http://www.kuir.com.br/eixo-gm-monza.html
Caso seja fase 1 então é preciso respeitar a aplicação que seria a letra A.

Preste atenção também a qualidade do comando. se possível procure encontrar original, embora seja difícil, não é impossível.

Pode ser também que a montagem não está sendo feita corretamente. É comum os mecânicos colocar muita cola entre o cabeçote e a gaiola e o excesso da cola não deixar o óleo passar para lubrificar o eixo e os tuchos, balancins, etc. É preciso muito cuidado na montagem se não já viu.

Outra coisa também, pode ser a bomba de óleo que não está dando pressão suficiente. Seria interessante mandar medir a pressão.

Quando tudo funciona corretamente, o comando aguenta muito. Para se ter uma ideia meu Monza 90 ainda está com o comando original (204.000Km)
e embora esteja um pouco gasto, não tem nenhum barulho de tucho batendo.

Espero ter ajudado.
Abraços,
Gimar
Vectra 97 GLS
cris79bi
Mensagens: 6
Registrado em: 29 Abr 2018, 00:55
Cidade: ribeirao preto
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Dúvida comando de válvulas

Mensagem não lida por cris79bi »

Vou tomar estes cuidados. Muito obrigado.
cris79bi
Mensagens: 6
Registrado em: 29 Abr 2018, 00:55
Cidade: ribeirao preto
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Dúvida comando de válvulas

Mensagem não lida por cris79bi »

opa! Salve, salve ! Depois de muita pesquisa, com a ajuda do pessoal sangue bom da auto - peças Semprini, aqui em Ribeirao Preto, acho que consegui descobrir o problema.
o meu é 1.8, alcool , carburado, motor fase II . pelos catalogos , tem que utilizar o comando modelo E.
estava usando o A , que é para motor fase I, ou seja até 86.
rodei pouco ainda, mas até meu vizinho da frente notou que o motor faz muito menos ruido, (digo som da queima ,que sai no escapamento, detalhe que ele tem o escapamento original.que ja é silencioso.
outra coisa que notei, é que ele ta andando muito mais solto, com força para retomadas de marcha em subidas, no consumo nao notei diferença.minha ultima geral de carbura foi a mais de um ano,ele ta fazendo 5,5 6 na cidade, mas isso é outro detalhe. nao marquei os kms , mas faz mais de mes que troquei o conjunto todo, abri essa semana a tampa da gaiola e o comando ta zerado, somente aquele pequeno brilho no ponto que os balancins tocam o comando, mas sem nenhuma ranhura , graças a Deus.falta agora medir a pressao do oleo, na verdade gostaria de por um manometro para isso, instalar no carro mesmo. acho que complementa a leitura do carro.valeu !!!
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Dúvida comando de válvulas

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Que bom que resolveu o problema. Fico feliz.
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Pessoal, comando de válvulas do meu MPFI ferrou. :oops:
Ainda não sei a dimensão do estrago, mas ontem quando abri a tampa do abastecimento do óleo vi que parece que soltou uma lasca do primeiro ressalto. Não é desgaste, mas está faltando um "pedaço" bem no centro do ressalto. (Rodei 7.000 km com o motor depois que fiz o cabeçote) :|
Amanhã vou retirar a tampa para ver se há mais alguma "surpresa". Vou tirar umas fotos e talvez eu faça um vídeo do problema. :roll:
Gilmar
Vectra 97 GLS
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1058
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Dúvida comando de válvulas

Mensagem não lida por jorgeAP »

Complementando o tópico aqui, minha experiência com comandos, me vez descobrir que a marca "APLIC" é boa e prestam um bom pós venda. Atenção ao condenar a quebra de comando associando ao eixo, primeiro verificar planicidade da base do cabeçote onde se faz o assentamento da gaiola.
Monza 91 automático (o melhor)
Responder