Upgrade no tensionador da correia dentada

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal.

Estou às voltas com um problema na correia dentada, como já relatei em outro tópico.
A correia está frouxa, mesmo com o tensionador atuando, e para corrigir isso preciso girar a bomba d'água, esticando com isso a correia.
Acontece que a referida bomba está instalada há 10 anos, e se for mexida, com certeza vai dar problemas de vazamento.
Para resolver isso eu teria provavelmente de substituir a bomba. Nada demais, é até recomendável substituir a bomba depois de 10 anos, mas a tarefa é chata demais. Tem de remover a polia dentada do virabrequim, a polia dentada do eixo de comando de válvulas, a capa traseira da correia... :(

Nos Monzas 96 o tensionador da correia dentada já é diferente, ele permite regulagem manual, sem precisar mexer na bomba d'água.

A pergunta que faço é a seguinte: Seria viável adaptar um tensionador desses do 96 nos Monzas anteriores?
Alguém já tentou fazer isso?
Eu nem sei como o tensionador do 96 é preso ao motor.

Eu estive pensando em desmontar um tensionador dos antigos e usiná-lo de forma a poder receber sobre sua base um tensionador do 96.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Pois é sr Luis, minha opinião é ter a trabalheira toda ao invés de fazer adaptações. Eu coloquei uma Nakata no meu classic há mais de dois anos e até agora sem problemas. Adaptações é uma espada de dois gumes, principalmente quando é preciso fazer manutenções. Acho que o sr já sabe disso. Mas acredito que outros amigos tenham boas sugestões. Vamos aguardar.
Abs,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O tensionador do Monza 96 e Chevrolet mais novos são fixados na bomba de óleo. No caso, q bomba de óleo tem umas estrias para travar o tensionador e poder tensionar sem o movimento do corpo do tensionador.
Todas as polias dentadas são diferentes, como também é a correia dentada, que tem tamanho, quantidade e forma de dentes diferentes dos modelos até 95.
Como a correia é diferente, não sei dizer se mesmo adaptando o tensionador na bomba de óleo, ele terá curso suficiente para tensionar a correia antiga, caso mantenha correia e polias dentadas dos modelos até 95.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Adaptações é uma espada de dois gumes, principalmente quando é preciso fazer manutenções
A adaptação que eu estou sugerindo (nem sei se seria viável) destina-se justamente a facilitar manutenções futuras.
A GM, quando inseriu um tensionador nos Monzas a partir de 1989, teve com certeza a intenção de melhorar o tensionamento da correia dentada, para melhorar a confiabilidade da mesma. Tenho dúvidas se uma correia, embora bem melhor tensionada, mas que precisa fazer curvas no dois sentidos (coisa que as correias dos Monzas sem tensionador não fazem) terá sua durabilidade aumentada.
Até então o tensionamento era feito simplesmente girando a bomba dágua no momento da instalação da correia dentada. Como é em muitos outros carros, alguns até mais modernos, como o meu Fiat Mille 1999, que possui um esticador simples, como o da correia de acessórios poli V do Monza. O único problema no meu Fiat é que de vez em quando é bom tirar a capa da correia (muito mais fácil de tirar do que a do Monza) e verificar a tensão da mesma. Acontece às vezes da mesma afrouxar com o uso.
Em determinado ano, 92 ou 93, a GM instalou um suporte no motor, destinado a segurar o alternador e a bomba da direção hidráulica.
Essa 'adaptação' tornou a troca da correia mais difícil, pois a ferramenta especial destinada a girar a bomba d'água não pode mais ser utilizada. A partir daí, para girar a bomba dágua e dar a tensão inicial na correia, há necessidade de se remover o alternador e a bomba da direção, além do próprio suporte.
Fica impossível fazer uma troca de correia como prevê o manual de reparações.
O próprio Carlos Freire conta que, em Monzas de amigos, precisou 'inventar' soluções para trocar a correia, como fazer o tensionamento inicial com a tampa traseira fora, retirar novamente correia e polias, instalar a tampa e reinstalar a correia. Esse método, que evita ter de desmontar metade dos acessórios (alternador, bomba da direção, suporte), até funciona, mas exige muita perícia para instalar a correia nas polias depois da bomba d'água já estar posicionada. O Carlos conta que precisou instalar a polia do comando com a correia já posicionada nele. Pode-se danificar a correia, se tentar instalar a mesma já tensionada. O tensionador existente, embora possa ser travado com um pino, não facilita muito o encaixe da correia. Ela continua apertada demais.

A indústria vive fazendo adaptações. :lol:

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 17 Dez 2017, 18:38, em um total de 2 vezes.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

O tensionador do Monza 96 e Chevrolet mais novos são fixados na bomba de óleo. No caso, q bomba de óleo tem umas estrias para travar o tensionador e poder tensionar sem o movimento do corpo do tensionador.
Todas as polias dentadas são diferentes, como também é a correia dentada, que tem tamanho, quantidade e forma de dentes diferentes dos modelos até 95.
Como a correia é diferente, não sei dizer se mesmo adaptando o tensionador na bomba de óleo, ele terá curso suficiente para tensionar a correia antiga, caso mantenha correia e polias dentadas dos modelos até 95.
Carlos Freire.

Estou ciente das diferenças entre os 3 tipos de correia. Sei que a dos Monzas pré 89 são muito mais curtas, pois não precisam fazer a curva do tensionador dos Monzas de 89 a 95. Ela tem 111 dentes. A do meu Monza tem 125 dentes, é mais comprida para poder fazer a curva do tensionador.
A do 96, que tem 146 dentes, deve ser ainda mais comprida, e a curva da correia no tensionador regulável é diferente.
Eu pensei em manter a mesma correia, instalar um tensionador regulável no mesmo lugar onde hoje fica o tensionador passivo, e, claro, verificar se a tensão resultante vai ficar a mesma do tensionador automático.

Claro que isso vai exigir muita quebração de cabeça. :lol: Nem sei se vou realmente colocar em prática minha idéia.
Pergunte aqui no fórum pois algum maluco poderia já ter feito isso.
Tem um membro do monzeiros.com que já modificou seu Monza anterior a 89 (que originamente não usa tensionador) de correia sem tensionador para correia com tensionador automático e depois para tensionador regulável, mas isso tudo sem adaptar nada, simplesmente substituindo correia, bomba d'água, polias dentadas e bomba de óleo.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Pois é sr Carlos, meu anterior Monza 86, não tinha tensor da correia, eu trocava a cada 2 anos como prevenção, e era muito fácil eu nem mexia na bomba nem nunca precisei regular a tensão, retirava uma e colocava a outra, pessoalmente não vi vantagem no que a GM fez colocando um tensor que é extremamente caro, se não colocar um bom faz barulho e uma peça a mais para dar problema, certamente os engenheiros e projetistas devem ter seus motivos, mas como eu disse não vejo vantagem que justifique. A manutenção era muito mais fácil de fazer, realmente tenho saudade do carango, fiquei 8 anos com ele. Mas isso já é outra história. O modelo que tenho agora tem que estar disposto para fazer a manutenção, justamente por conta daquele suporte que segura alternador e bomba da direção. É preciso ser acrobata para tendionar a correia de acessórios. :(
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O motor em funcionamento não é "redondo" como parece. Fica "dando socos" na correia, principalmente em marcha lenta.
O motivo do tensionador com força de mola é manter sempre a mesma tensão conforme movimento e necessidade de carga e funcionamento do motor. Veja que nos modelos entre 89 e 95 o tensionador nem ajuste tem. Já nos modelos 96 o tensionador tem ajuste, força de mola e uma marcação para melhor ponto de ajuste de tensão.
Nos veículos novos de hoje, até o tensionador da correia de acessórios tem força de mola e mais modernos usam correia elástica para esse fim.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

É verdade, havia me esquecido desse importantíssimo detalhe que o esforço da correia não é constante, mas cheia de trancos por conta dos ressaltos do comando principalmente, daí o grande valor do tensor para manter a correia o mais proximo da posição e tensão. É esse um dos motivos de eu apreciar esse fórum. Muito obrigado srs. Carlos Freire e também o Luis Carlos (Rio) que tornou possível eu entender um poco mais da função desse bendito tensor.
Bom dia a todos
Gilmar
Vectra 97 GLS
Responder