Upgrade no tensionador da correia dentada
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4216
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Upgrade no tensionador da correia dentada
O que eu não consegui entender é como o colega substituiu o prisioneiro especial que prende um dos lados do tensionador.
Esse prisioneiro é parafusado no bloco e recebe uma porca de fixação da capa da correia na outra extremidade.
Só se deixou a capa sem essa fixação.
Sobre os orifícios com rosca no bloco dos motores novos, o Carlos Freire tem razão: não se sabe a finalidade.
Se fosse para manter a possibilidade de fixação de tensionador em motores antigos, o diãmetro e a rosca seria igual.
Sobre embuchar, existe o recurso de inserir um helicoil, que é uma rosca falsa, recurso muito usado em aviação.
Aliás, o suporte do alternador dos monzas tubarão parece ter um helicoil desses, no furo onde é fixado o tensionador da correia de acessórios.
A finalidade, nesse caso, é ter uma rosca de alta resistência, já que o suporte é de material mole e a rosca ia espanar em pouco tempo.
https://youtu.be/-_azEsNkA9Q
Abs
Esse prisioneiro é parafusado no bloco e recebe uma porca de fixação da capa da correia na outra extremidade.
Só se deixou a capa sem essa fixação.
Sobre os orifícios com rosca no bloco dos motores novos, o Carlos Freire tem razão: não se sabe a finalidade.
Se fosse para manter a possibilidade de fixação de tensionador em motores antigos, o diãmetro e a rosca seria igual.
Sobre embuchar, existe o recurso de inserir um helicoil, que é uma rosca falsa, recurso muito usado em aviação.
Aliás, o suporte do alternador dos monzas tubarão parece ter um helicoil desses, no furo onde é fixado o tensionador da correia de acessórios.
A finalidade, nesse caso, é ter uma rosca de alta resistência, já que o suporte é de material mole e a rosca ia espanar em pouco tempo.
https://youtu.be/-_azEsNkA9Q
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 20
- Registrado em: 27 Mar 2018, 14:50
- Cidade: Belford roxo
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Upgrade no tensionador da correia dentada
Luiz Carlos
A porca q prende a capa da correia eu deixei sem pois não tenho aonde prendela pq tirei o prisioneiro , e coloquei dois parafusos com a rosca " maior"!
A porca q prende a capa da correia eu deixei sem pois não tenho aonde prendela pq tirei o prisioneiro , e coloquei dois parafusos com a rosca " maior"!
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 20
- Registrado em: 27 Mar 2018, 14:50
- Cidade: Belford roxo
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Upgrade no tensionador da correia dentada
Dutra
Conseguiu entender? o q eu alarguei foi os 2 buracos aonde passa o parafuso do "tensionador" o do bloco continua os mesmos, só q eles são roscas maiores , no caso eu tô usando um parafuso sextavado 17 , mas não sei a medida da rosca exata! E se nada der certo do que eu quero fazer vou num torneiro pedir pra fazer dois prisioneiro com medida do bloco e a medida original do prisioneiro do Monza na outra ponta e voltar tudo ao original!
Conseguiu entender? o q eu alarguei foi os 2 buracos aonde passa o parafuso do "tensionador" o do bloco continua os mesmos, só q eles são roscas maiores , no caso eu tô usando um parafuso sextavado 17 , mas não sei a medida da rosca exata! E se nada der certo do que eu quero fazer vou num torneiro pedir pra fazer dois prisioneiro com medida do bloco e a medida original do prisioneiro do Monza na outra ponta e voltar tudo ao original!
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17757
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Upgrade no tensionador da correia dentada
Se está usando um parafuso de cabeça sextavada de 17mm, creio que o local nos motores mais novos seja para fixação do coxim do motor. Nesse modelos a fixação é no meio da capa da correia dentada.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 20
- Registrado em: 27 Mar 2018, 14:50
- Cidade: Belford roxo
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Upgrade no tensionador da correia dentada
Bom dia Carlos,
Isso mesmo,deve ser por causa do suporte do motor!
Isso mesmo,deve ser por causa do suporte do motor!
- dutra s a
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2314
- Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
- Cidade: SP
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: Upgrade no tensionador da correia dentada
nao me lembro , ao mesmo tempo parece ser e tambem nao , os tensionadores >95 usam 2 furos e na foto a seguir do motor 2013 de um membro existem 3 furos no parcial , nos motores antigos nao sei se tem esse terceiro furoCarlos A. Freire escreveu: ↑13 Set 2018, 05:51 Se está usando um parafuso de cabeça sextavada de 17mm, creio que o local nos motores mais novos seja para fixação do coxim do motor. Nesse modelos a fixação é no meio da capa da correia dentada.
Abs,
Carlos Freire
viewtopic.php?f=4&t=33531
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17757
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Upgrade no tensionador da correia dentada
Agora me mostrou a imagem, é sim o local do suporte do coxim. Esse suporte dos modelos de 2006 em diante (não sei começou antes) tem 3 furos ou 3 parafusos de fixação que vai ao bloco do motor.dutra s a escreveu: ↑14 Set 2018, 02:28
não me lembro , ao mesmo tempo parece ser e também não , os tensionadores >95 usam 2 furos e na foto a seguir do motor 2013 de um membro existem 3 furos no parcial , nos motores antigos não sei se tem esse terceiro furo
viewtopic.php?f=4&t=33531
abs estamos ai
Compare lá no CepChev o Vectra e o Astra 2006
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- pipamonza
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 30
- Registrado em: 26 Mar 2019, 18:58
- Cidade: lanus
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Upgrade no tensionador da correia dentada
Hola buenas tardes. Necesito ayuda para trocar correia dentada do Monza 94 EFI. Gracias