Upgrade no tensionador da correia dentada

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

O que eu não consegui entender é como o colega substituiu o prisioneiro especial que prende um dos lados do tensionador.
Esse prisioneiro é parafusado no bloco e recebe uma porca de fixação da capa da correia na outra extremidade.
Só se deixou a capa sem essa fixação.
Sobre os orifícios com rosca no bloco dos motores novos, o Carlos Freire tem razão: não se sabe a finalidade.
Se fosse para manter a possibilidade de fixação de tensionador em motores antigos, o diãmetro e a rosca seria igual.

Sobre embuchar, existe o recurso de inserir um helicoil, que é uma rosca falsa, recurso muito usado em aviação.
Aliás, o suporte do alternador dos monzas tubarão parece ter um helicoil desses, no furo onde é fixado o tensionador da correia de acessórios.
A finalidade, nesse caso, é ter uma rosca de alta resistência, já que o suporte é de material mole e a rosca ia espanar em pouco tempo.

https://youtu.be/-_azEsNkA9Q

Abs
Luiz Carlos
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Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Eider »

Luiz Carlos
A porca q prende a capa da correia eu deixei sem pois não tenho aonde prendela pq tirei o prisioneiro , e coloquei dois parafusos com a rosca " maior"!
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Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Eider »

Dutra
Conseguiu entender? o q eu alarguei foi os 2 buracos aonde passa o parafuso do "tensionador" o do bloco continua os mesmos, só q eles são roscas maiores , no caso eu tô usando um parafuso sextavado 17 , mas não sei a medida da rosca exata! E se nada der certo do que eu quero fazer vou num torneiro pedir pra fazer dois prisioneiro com medida do bloco e a medida original do prisioneiro do Monza na outra ponta e voltar tudo ao original!
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Carlos A. Freire
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Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se está usando um parafuso de cabeça sextavada de 17mm, creio que o local nos motores mais novos seja para fixação do coxim do motor. Nesse modelos a fixação é no meio da capa da correia dentada.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Eider »

Bom dia Carlos,
Isso mesmo,deve ser por causa do suporte do motor!
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dutra s a
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Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por dutra s a »

Carlos A. Freire escreveu: 13 Set 2018, 05:51 Se está usando um parafuso de cabeça sextavada de 17mm, creio que o local nos motores mais novos seja para fixação do coxim do motor. Nesse modelos a fixação é no meio da capa da correia dentada.

Abs,

Carlos Freire
nao me lembro , ao mesmo tempo parece ser e tambem nao , os tensionadores >95 usam 2 furos e na foto a seguir do motor 2013 de um membro existem 3 furos no parcial , nos motores antigos nao sei se tem esse terceiro furo

viewtopic.php?f=4&t=33531

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
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Carlos A. Freire
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Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

dutra s a escreveu: 14 Set 2018, 02:28
não me lembro , ao mesmo tempo parece ser e também não , os tensionadores >95 usam 2 furos e na foto a seguir do motor 2013 de um membro existem 3 furos no parcial , nos motores antigos não sei se tem esse terceiro furo

viewtopic.php?f=4&t=33531

abs estamos ai
Agora me mostrou a imagem, é sim o local do suporte do coxim. Esse suporte dos modelos de 2006 em diante (não sei começou antes) tem 3 furos ou 3 parafusos de fixação que vai ao bloco do motor.
Compare lá no CepChev o Vectra e o Astra 2006

Abs,

Carlos Freire
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pipamonza
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Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por pipamonza »

Hola buenas tardes. Necesito ayuda para trocar correia dentada do Monza 94 EFI. Gracias
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