Upgrade no tensionador da correia dentada

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Eider
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 20
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:50
Cidade: Belford roxo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Eider »

Luiz Carlos
É entendi, e meio complicado mesmo se pelo menos fosse o mesmo comprimento as correias era mais fácil,mas vamos lá....
E se eu jogasse a bomba d'água mais pra trás!? A corrreia estica certo? Isso não faria eu apertar ela e diminuír o seu tamanho? E outra coisa são 4 polias a polia q pega a correia do alternador e a/c tbm tem q mudar pois a engrenagem do virabrequim dos modelos mais novos aonde encaixa com a polia Poly v e um pouco diferente! Se ficou com alguma dúvida meu número é 21 99533 3614.... E se puder add no WhatsApp e bom q trocamos informações! E MT obrigado pelas dicas.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Eider

Segundo informações de catálogo de correias gates, a correia dentada do Monza 96 é 2,3 cm mais curta que a dos Monzas de 89 a 95.
Não sei se girando a bomba d'água se conseguiria esticar a correia o suficiente para que ela ficasse mais ou menos com o mesmo comprimento da do Monza 96.
Se for, tudo bem, dá para fazer a mudança sem substituir polias.
Sobre a polia damper do 96 ser diferente, desconheço. Sei que os 4 parafusos que a prendem à polia dentada do virabrequim são de cabeça sextavada, enquanto as dos Monza anteriores têm parafusos de cabeça Allen.

Abs e boa sorte

Nota: sobre colocar seu número no Whatsap, infelizmente eu não uso esse aplicativo, a não ser para me comunicar com a família, embora prefira falar pessoalmente.
Por outro lado, acho que o ideal para falar de Monza é aqui no fórum, onde todos os usuários podem usufruir das informações postadas e elas ficam arquivadas para consultas futuras.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Eider
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 20
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:50
Cidade: Belford roxo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Eider »

Vou tentar chegar a bomba d'agua pra trás e ver no que dá,... E sobre a polia "damper" e sim diferente é pq sei colocar fotos aqui,mas vou colocar os códigos ,MT obrigado pela ajuda se der certo posto aqui.
Aliás qual folga q posso ter na correia dentada? ,pra mim poder ter como base!
Código polias
Monza até 95 (52277979)
monza 96 e Kadett 96 a 98 ( 93227514) e a mesma da S10 tbm até alguns anos
Eider
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 20
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:50
Cidade: Belford roxo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Eider »

Luiz Carlos e sobre a polia , eu descobri esses dias pq fui trocar a correia de um Monza 96 e já estava com esse pensamento de mudar a minha e vi essa diferença nessa polia damper! Os 4 parafusos q prendem ela são os mesmo o q muda e q a engrenagem do virabrequim do dente (quadrado) e um pouco diferente aonde ela vai fixada ,aí essa poliaudou um pouco ,mas usa as mesmas correias!
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por dutra s a »

se estao falando da polia de acessorios que trabalha com alter/dh e ar/c , sim , ela muda a circunferencia dos 4 furos ,só nao lembro se estao mais pra dentro do centro ou pra fora , sei disso porque tive de por no meu quando troquei o motor e o sistema é 96 8v > 2013 , pois a polia dentada do vira so entrava a correia dentada com a aplicaçao desse ano que citei e nisso tinha de mudar a polia de acessorios , mas correias de acessorios e ar/c sao as mesmas ate 95,

nao que nao pudesse deixar o funcionamento como tava sistema ate 95 , pois dava , mas como ja tinha compro tudo entao foi que foi ,

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk to rindo porque voces tao querendo botar o tensionador dos 96 > 8v na bomba etc.... e eu querendo fazer do contrario , nao gostei muuito do tensionador moderno , ja faz um bom tempo que estou querendo botar o tensionador dos 8v ate 95 ( os automaticos ) pra mim achei mais pratico de trocar tanto ele como fazer manuntençao na correia tirando e colocando-a de volta ,
só nao sei se da , se a correia 2011>2013 é mais curta e se preciso mexer na bomba .,

dos mais modernos é mais facil de se chegar nele etc... mas seila , nao senti segurança nessa nova modulaçao de tensao e nao muita praticidade , acho que acostumei demais com o outro tensor , eu trocava correia e tensor na maior facilidade ,

agora o tensor de acessorios , é bom o projetista ficar longe de mim senao eu vou tensionar o pescoço dele , juro por deus

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Eider
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 20
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:50
Cidade: Belford roxo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Eider »

Dutra boa tarde! O meu motor tbm se novo comprei ano passado na aciolly e um (n20xf) , só q pra mim colocar o tensionador automático nele (até 95) eu tive q alargar o buraco do parafuso do tensionador pq a rosca aonde ele encaixa e maior e nisso achei q a parede ficou um pouco fina tenho medo de quebrar entende, tenho 20.000km rodados até agira tudo bem , eu vou tentar fazer esse lance da bomba d'agua pra ver se a correia "diminui" se não vou deixar do jeito q está mesmo , ai na próxima troca de correia eu compro todas as polias e faço o serviço completo! Eu queria por esse sistema de tensionador por ser um pouco mais moderno , e por não precisar soltar aquela engrenagem do virabrequim pra tirar a capa traseira , q nos até 95 tem q tirar aquela engrenagem e a meia lua do eixo ! Qualquer coisa se quiser mais informações sobre como colocar o tensionador automatico (95) me chama no whatsapp q te explico passo a passo ! O número o está acima aí ! Abrcos
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Eu queria por esse sistema de tensionador por ser um pouco mais moderno , e por não precisar soltar aquela engrenagem do virabrequim pra tirar a capa traseira , q nos até 95 tem q tirar aquela engrenagem e a meia lua do eixo


Eider

No meu Monza esse é o menor dos problemas, pois a engrenagem sai com a mão e a meia lua fica no lugar.
O problema, pra mim, é a regulagem da tensão da correia ficar por conta do ajuste da bomba dágua. Se a bomba estiver a algum tempo instalada, ninguém consegue fazer ela girar. Se girar, com certeza vai vazar. E a ferramenta própria para girar a bomba não encaixa nos Monzas com aquele suporte do alternador e bomba da direção.

Sobre trocar tudo na próxima troca, acho que é a melhor solução, embora não a mais barata.
Você terá, além da facilidade de trocas de correias futuras, uma correia de material superior, que resiste a óleo, graxa, ozônio, calor...
Com a capa traseira menos fechada, esses quesitos da correia são importantes.
Se você instala um tensionador moderno com a correia antiga, ela vai ficar mais vulnerável a contaminações, pois a capa traseira é aberta em baixo, segundo parece.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Eider
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 20
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:50
Cidade: Belford roxo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Eider »

Luiz Carlos
A minha bomba d'água roda roda fácil ,como disse o bloco e novo tem 20.000km e sempre com aditivo, tem esse lance da capa ser mais aberta atras mesmo ,sobre durabilidade, eu troco correias de 20/20 como sou eu mesmo q faço não tenho mão de obra fica mais barato...
Faço assim dentada e tensionador de 20/20 e as demais 40/40... Resumindo umas vez troco uma ,na segunda vez troco todo mundo e assim vai...mas sábado se sobrar um tempo eu vou tentar e ver no q da ,se não me agradar eu deixo pra frente , as polias do comando ea engrenagem do virabrequim eu consigo fácil,até estava com uma do astra 2011 o difícil e a polia damper q comentei do nosso amigo Dutra confirmou tbm q e diferente !
Responder