Upgrade no tensionador da correia dentada

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

O motivo do tensionador com força de mola é manter sempre a mesma tensão conforme movimento e necessidade de carga e funcionamento do motor.
Carlos Freire

Como eu escrevi lá em cima, eu imaginei que a engenharia tenha inserido o tensionador com mola para melhorar e uniformizar a tensão de trabalho da correia. Antes dependia do "braço" do mecânico. Uma correia com a tensão correta tem com certeza mais durabilidade. Se bem que tem um efeito colateral, que é provocar uma flexão no sentido oposto, coisa que sem o tensionador não ocorria.
No meu Chevette (na época em que ele foi fabricado não havia uma quilometragem prevista para a correia dentada) eu paguei para ver e depois de 110 mil km ela partiu. A correia dentada dos primeiros chevettes arrebentava (embora fosse raro) por conta de um parafuso do suporte do alternador, que os mecânicos esqueciam de apertar depois de regularem a correia do alternador e caía entre a correia e a polia dentada do virabrequim. Corrigiram isso fixando o suporte num coxim, não havendo mais necessidade de afrouxar o parafuso para regular a tensão da correia.
Nos primeiros Fiat Uno a correia dentada arrebentava demais. Depois isso foi corrigido, dimensionando melhor a correia para aguentar o trabalho. E o Fiat, quando a correia partia, dava um prejuízo grande, pois era certeza o atropelamento de válvulas pelos pistões. Muito se falou na época sobre esse atropelamento, que não ocorria em outros carros. Hoje ocorre na grande maioria, pois aumentaram a taxa de compressão de todos eles.

Abs
Luiz Carlos
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Carlos A. Freire
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Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz Carlos, meu ex chefe comprou um Monza SL/E 1.8 álcool 0km em 1989. Ele não era muito de fazer manutenção preventiva.
A correia dentada desse Monza quebrou com 120.000km, na porta do serviço, onde eu mesmo troquei para ele e não danificou nada no motor. A correia quebrou de podre e ressecamento.

Tivemos na família Chevette 74,76,77 e 83. O 76 quebrou a correia dentada e nada de problema deu no motor. Na época era de menor e tinha pouco conhecimento na área, mas muita vontade em aprender, rs!

Eu tive um FIAT 147 ano 77, 80 e 81, sendo que o 77 e o 80 eram 1050 gasolina e o 81 1300 álcool. O 77 tinha, mesmo sendo gasolina, tinha problemas de atropelar as válvulas, o que foi corrigido nos modelos 78 em diante para 1050 e 1300 gasolina. Porém, no 1300 álcool o defeito continuava. Lembro que a correia desses 147, que é igual a do Uno era muito estreita e para mim( muito coisa nos primeiros UNO era de 147), um dos motivos da quebra prematura. Desde o início, a FIAT usava tensionador com mola na correia dentada.

Eu nesses carros, por recomendação de um amigo que trabalhava em concessionária FIAT na época e, me ensinou quase tudo que sei sobre esse carro, trocava a correia dentada com 20.000km de uso.

Lembro que nos carros mais antigos, a correia dentada se caísse óleo, durava muito pouco, inclusive o Monza até 95 (96 trocaram o material da correia por um que aguenta mais esse tipo de coisa).

Tive um Opala 75, que não usava correia dentada, era feito por engrenagens. Porém, alguns modelos ou ano de fabricação usavam engrenagem de um material parecido com baquelite, que também quebrava com certa facilidade. Felizmente não passei por esse problema com o Opala.

Tive 4 Passat TS, um 77, outro 78,79 e por fim 80. Nenhum deles tinha tensionado com mola, mas também não tive problemas com a correia dentada, que como faço com Monza, trocava a cada 40.000km. O Passat não tinha problema com motor em caso de quebra de correia dentada. O Mesmo com Santana da família.

Já com Monza SL/E 87, SL/E 91 e o GLS 96, já possuía certo conhecimento e sempre com a manutenção preventiva em dia.

O único carro que tive e quebrou a correia dentada foi o 147 81 (1300 álcool), que felizmente estava parado e em marcha lenta quando aconteceu. Felizmente não deu nenhum dano ao motor, embora sabia que nesse motor poderia acontecer o dano. Tive sorte.

Meu cunhado teve um 147 78 1050 gasolina, que por cair óleo na correia dentada, não durava um mês. Estava sempre socorrendo ele, mas não resolvia esse problema de vazamento. Ele era relaxado e não fazia a manutenção, rs!

Quando comprei o Monza GLS 96 em 99, ao trocar a correia percebi a diferença, primeiro no preço (R$5,00 até 95 e R$80,00 o 96) da correia e depois no visual, fui procurar informações que não tinha sobre esse motor com essa correia. Procedimentos e tudo mais. Foi aí que conheci o Monza Clube e comecei a fazer parte desde então.
Apesar de hoje o preço cair bem em relação entre 95 e 96, a correia do 96 continua bem mais cara do que o anterior.

Abs,

Carlos Freire
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Desde o início, a FIAT usava tensionador com mola na correia dentada.
Carlos Freire

Então resolveram eliminar a mola, pois meu Fiat Mille EX 98/99 usa um tensionador igual ao das nossas correias de acessórios.
É só um rolamento. Garanto que é assim, pois eu mesmo troco a correia dentada do carro. É muito fácil, se o dono possuir as ferramentas adequadas, que são um travador de cremalheira e uma soquete gigante (acho que de 38 mm, para remover o parafuso de fixação da polia do virabrequim) com encaixe de 3/4, com o respectivo braço de acionamento.
A tensão da correia é regulada 'no olho', como era no Chevette. A ferramenta para tensionar a correia eu uso a ferramenta de regulagem de tensão da correia de acessórios do Monza. Ela encaixa em dois orificios do tensionador :lol:

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 18 Dez 2017, 11:10, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
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Carlos A. Freire
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Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

No 147 e nos primeiros Uno, não precisava tirar a polia de acessórios e o parafuso 32mm.

Veja como era no 147 e primeiros UNO:
IMG_20171218_110230083 (Copy).jpg
IMG_20171218_110244502 (Copy).jpg


Abs,

Carlos Freire
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Carlos Freire

No meu, infelizmente, é preciso remover a roda fônica (correspondente à nossa polia de acessórios) para ter acesso.
Lembro que andei muito para conseguir comprar a um preço razoável a soquete e o braço de acionamento, ferramentas que geralmente não temos em casa. Até hoje elas atrapalham a arrumação do quartinho da bagunça aqui em casa. :lol:
A ferramenta para travar o volante eu só consegui para motores fiat Fire. Tive de adaptar a danada para poder usar no meu motor Fiasa.
Antes de comprar a ferramenta, tentei todos os métodos caseiros para tirar aquele parafuso. Marcha engatada, freio acionado, etc. Nada deu jeito.
Só não sabia do seu macete de encaixar a soquete com cabo apoiado no chão. Mas acho que o carro daria um salto e ia danificar alguma coisa, pois algum cavalo apertou aquele parafuso.

Abs
Luiz Carlos
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Carlos A. Freire
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Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz Carlos,

no caso do FIASA Antigo (147 e UNO), era bem simples a troca da correia dentada. Não precisava de ferramentas específicas, nem mesmo era necessário tirar a polia de acessórios. Pelas imagens da outra mensagem se tem uma ideia, poderia colocar em sincronismo pela polia de acessórios ou pela janela do câmbio, onde mostrava um ponto na embreagem. Até a lâmpada de ponto, poderia ser nos dois locais. Era rápido e fácil essa manutenção. O que mais atrapalhava quem não tinha conhecimento, era a polia que atuava no distribuidor, mas era só deixar o rotor apontado para um lado, se não me falhe a memória, para o 4º cilindro perto do câmbio, ou remover o distribuidor e recolocar com rotor apontado para o local indicado (distribuidor entrava em qualquer posição).

Abs,

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Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Eider »

Bom dia Luiz carlos, li sobre sua pergunta sobre o upgrade no tensionados da correia do Monza ,tbm queria fazer e estou com uma dúvida .....
Só seguinte , a minha correia e do Monza 94 com tensionados automático, queria saber se tem como colocar o tensionador do Monza 96 (os iguais ao do Vectra ,astra) ,sendo w minha bomba de óleo tem o encaixe para ele , e tenho a capa interna da correia dentada do Kadett 98 , será que tem como colocar esse tensionador sem ter q trocar as polias ? Agradeço a resposta de quem puder ajudar!
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Upgrade no tensionador da correia dentada

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Eider

Eu desisti do projeto. Fiquei, por motivo de doença, com o Monza parado até esse mês de agosto.
O motivo dele ter ficado parado foi que surgiu um ruído desagradável na área da correia dentada, substituí correia e tensor e o ruído continuou, e foi piorando cada vez mais.
Parecia ser a bomba dágua, mas estava difícil ter certeza. Só substituindo a mesma para comprovar.
Devido à tal doença, que exigiu um tratamento demorado, o Monzão ficou parado por uns 8 meses, só funcionando o motor de vez em quando para não estragar mais.
Hoje está tudo normal, bomba dágua nova, correia e tensionador novos, e o projeto foi abandonado.
Mas vamos ao seu projeto.
Sua bomba de óleo já possui, segundo você diz, o local para instalar o tensionador do Monza 96.
A capa traseira do Kadett, que suponho ser igual ao do Monza 96, você também já tem. Essa capa é necessária pois acompanha o percurso das novas correias HNBR do 96, percurso esse que é diferente do percurso dos Monzas de 89 a 95.
Ai vem um problema. Sendo o percurso diferente, a comprimento da correia dentada tem de ser diferente, como é no Monza 96.
Mas você não poderia usar a correia do 96, pois os dentes são diferentes.
Para usar essa correia você teria de substituir as 3 polias que trabalham com ela: a da bomba dágua, a do comando de válvulas e a do virabrequim.
Se fosse possível encontrar uma correia de outro carro com o mesmo comprimento, aí sim poder-se-ia fazer a conversão que você quer (e eu queria) sem trocar muitas peças.
Mas, cada motor tem os dentes da correia dentada diferentes. Seria muito difícil encontrar uma correia com o comprimento e o formato dos dentes que servisse perfeitamente. Qualquer pequena diferença nos dentes e a correia seria destruída em pouco tempo de uso. Bem como a largura, 20 mm.
Então, na minha opinião, só é possível mudar o tensionador em um Monza 94 substituindo bomba d'água, polia do comando, polia do virabrequim, capas da correia dentada...e a bomba de óleo, caso ela não tenha suporte (furo para o parafuso de fixação do novo tensionador e ressalto para travar o tensionador) para o novo tipo de tensionador.
Talvez não compense. Eu desisti. Como consegui regular a tensão da correia nova do jeito que queria (com muita dificuldade, por causa do suporte do alternador e bomba da direção, que atrapalham o uso da ferramenta para girar a bomba d'água), acho que, no futuro, se eu substituir a correia dentada ela entrará já com a tensão correta.

Por falar nisso, descobri dois detalhes para encaixar com muito mais facilidade a correia nova, sem mexer na bomba:

1: Introduzir um pino fino no tensionador, mantendo ele no batente. Pode-se fazer isso pressionando o tensionador com uma chave de fenda grande, mas aí uma das mãos ficará ocupada fazendo isso. Com o pino fino indroduzido no tensionador (não é aquele pino mais grosso que trava o tensionador, mas trava o mesmo na posição de trabalho, o que não facilita muito a colocação da correia nova) você fica com as duas mãos livres para manusear a correia e forçar ela para encaixar nas polias sem danificar nada. É um pino fino (um arame) e é introduzido na parte superior do pequeno ressalto do tensionador. Comprimindo totalmente o tensionador, dá para ver um furo onde se introduz o arame.
2- Girar um tiquinho para a esquerda a polia do comando de válvulas. A marca na polia ficará 2 a 3 mm atrasada. O motor não vai sair de sincronismo, pois você manterá o mesmo número de dentes da correia entre essa polia e a polia do virabrequim. Fazendo isso, estica-se a correia do lado da frente do motor, e ela vai ficar mais frouxa do lado esquerdo, justamente o lado onde você vai precisar de folga para encaixar a mesma na polia do comando. Esse pequeno detalhe facilita demais encaixar a correia nova.
Depois de encaixada a correia nova e tirado o arame do tensionador, dê aquelas duas voltas de praxe no virabrequim e verá que as marcas de sincronismo estão perfeitamente alinhadas. :)

Abs
Luiz Carlos
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